Arte com Papel

Dicas incríveis para fazer sousplat de crochê

prato com peça de crochet

Eu tenho certeza de que você já viu um sousplat alguma vez na vida e talvez nem sabia que esse era o nome dele. Eles servem para completar a mesa das refeições e podem vir em diferentes cores e materiais.

Seja em um café, no almoço ou até mesmo na janta, um bom sousplat à mesa pode se transformar em um elemento de decoração chave para a sua refeição. Inclusive, é bem comum encontrá-los em eventos mais chiques, como em um casamento ou em festas de 15 anos.

E hoje o Arte com Papel traz para você dicas muito legais de como fazer belíssimos sousplats de crochê para complementar o visual da sua mesa de refeições.

Se você ficou curiosa e quer aprender a técnica para fazer os seus próprios sousplats, continua lendo esse artigo que no final ainda vou te ensinar a definir os  preços para você vender as peças que vai produzir e olha que eu tenho certeza de que vão chamar muita atenção.

Vamos lá!

Para que serve essa peça afinal?

Foto Elo7

Caso você não saiba, a palavra sousplat tem sua origem no francês e significa “sob o prato”, a partir daí já temos a ideia de qual é a utilidade de um sousplat à mesa.

Muita gente até confunde o sousplat com o já conhecido jogo americano, mas a verdade é que eles são diferentes e possuem funções diferentes. O jogo americano primeiramente surgiu como uma peça coringa e alternativa para a toalha da mesa, sendo portanto, uma peça mais prática e informal.

Já o sousplat apesar de poder ser redondo ou retangular, tem como função servir de base para os pratos que vão à mesa, protegendo assim a mesa de uma eventual sujeira. Ele é, portanto, mais utilizado em eventos mais formais. E não importa se os pratos serão trocados ao longo da refeição, seu sousplat vai permanecer na mesa.

Conforme eu já te adiantei, podemos fazer sousplat de diferentes materiais, como madeira, metal, entre outros, no entanto, meu objetivo hoje aqui é te ensinar a fazer peças utilizando crochê.

Então vamos ao que interessa e aprender como fazer um belíssimo sousplat de crochê!

Como fazer

Eu sei que o crochê para algumas pessoas é uma verdadeira pedra no sapato, mas eu posso te garantir que fazer peças em crochê é mais fácil do que você imagina.

O grande segredo dessa técnica é sempre contar quantos pontos você está fazendo para que todo o trabalho saia igual, principalmente porque em se tratando de um sousplat redondo, é muito importante que ele fique inteiramente igual.

Porém, antes de fazer o seu sousplat em crochê é preciso que você preste atenção nessas dicas que virão logo a seguir.

Escolhendo a linha correta

Para que o sousplat fique bonito, é muito importante que você escolha a linha certa para o seu trabalho e essa escolha passa justamente pela ocasião em que ele será usado.

Se suas peças serão usadas no dia a dia ou em eventos mais informais você pode perfeitamente optar pelo barbante, malha ou por linhas mais finas. Em contrapartida, ocasiões mais especiais pedem linhas melhores e mais nobres e com mais detalhes, como por exemplo, biquinhos.

Outra dica legal também é misturar diferentes linhas para obter visuais distintos. E por fim, você pode acrescentar elementos como pérolas ou pedras na sua composição, mas logo eu já te ensino como fazer.

Procure lojas de linhas na sua cidade e veja qual a linha mais te agrada para a ocasião que você pretende fazer o seu sousplat. A Círculo, por exemplo, é uma marca com grande variedade de linhas e cores e conta com produtos de excelente qualidade, mas existem diversas outras opções.

Material necessário

Independente do tipo de sousplat que você está pretendendo fazer existem materiais que serão necessários, dá uma olhada nessa lista que simples:

  • Linha ou barbante para crochê
  • Agulha
  • Tesoura

Passo a passo

Não existe um ponto certo para se fazer sousplat de crochê, seja você iniciante ou já experiente, existem diversas formas e desenhos. Tudo vai depender da sua criatividade e das suas capacidades.

Separei alguns modelos aqui para você se inspirar. Dá para fazer peças mais fechadas, mais abertas, redondas, quadradas, com flores e outros desenhos. Na internet você consegue encontrar inúmeros moldes para montar seu sousplat com diferentes pontos.

Foto elo7
Foto elo7
Foto elo7

No crochê os pontos mais comuns são o ponto baixo, ponto alto, ponto corrente, entre outros. Com o auxílio de um molde fica mais fácil para você saber quantos pontos serão necessários para fazer cada carreira.

Mas o legal do crochê é que quanto mais você pratica, mais vai se tornando independente aos poucos poderá tirar modelos da sua cabeça, sem precisar ficar consultando os moldes.

Dá uma olhada nesse molde simples de sousplat com os pontos necessários em cada carreira. Tenho certeza de que você vai tirar de letra.

Já esse segundo molde que postei aqui é um pouco mais complexo e você pode tentar fazer depois que possuir mais prática. Lembre-se que tudo é possível se você praticar!

DICA: Sabe o que pode ficar muito legal no seu sousplat? Utilizar cores diferentes, como por exemplo, uma peça verde e vermelha para o natal. Vai ficar bem bonito.

Acrescentando detalhes à sua peça

Bom minha amiga, agora que você já sabe quais os materiais necessários e como fazer um sousplat, vou te mostrar que é possível incrementar sua peça com pérolas e pedrarias, aumentando inclusive o valor de venda do seu produto final.

Mas vamos então ao passo a passo para um sousplat de crochê com pérolas:

  • Monte o início da sua peça normalmente com a agulha e linha de crochê escolhidas.
  • Quando chegar mais próximo ao final separe as pérolas para começar a encaixar no crochê. Você vai encaixar a pérola por dentro da agulha e vai puxar a linha como se fosse um ponto baixo, para então continuar os pontos planejados.

Você deverá repetir esses passos toda vez que for encaixar uma nova pérola. Ao final seu trabalho ficará com um ar mais elegante e ideal para eventos mais formais.

Que tal olhar essas ideias que eu separei para você de belíssimos souplats com pérolas? Tenho certeza de que várias novas ideias vão surgir na sua cabeça.


Foto: Elo7

Foto Elo7

Minha dica para você na hora de escolher a pérola ou a pedraria é que você opte por aquelas que tenham uma abertura grande o suficiente para poder passar a agulha, assim seu trabalho fica mais fácil.

Precificando seu trabalho (Ideias de preço)

Se você está pensando em profissionalizar a sua produção e começar a fazer sousplat para vender é preciso que se tenha em mente qual o valor correto para se cobrar em cada peça ou jogo.

Primeiro, é importante que você inclua no valor da sua peça todos os materiais que você usou para finalizar as peças, desde a agulha até a linha. Não esqueça de incluir o seu trabalho também, afinal de contas você precisa valorizar seu trabalho.

Em um jogo de 6 unidades de sousplat você vai gastar em média 6 rolos de linha para crochê de 100g ou 3 rolos de linha de 200g. A marca da linha fica a seu critério, mas existem diversas marcas no mercado, como a Círculo, a Euro Roma, Pinguin, entre outras. Não faltarão cores, texturas e preços diferentes para você escolher.

E para te ajudar a calcular o preço certo de cada peça, aqui mesmo no Arte com Papel existe uma ótima calculadora de preço para você determinar o preço ideal. É claro que ele pode variar de acordo com a linha usada e se você usou pérolas ou não – Acesse nesse link

Uma vez que você feche um preço daí é hora de começar a anunciar seus produtos em plataformas. São várias, como a Elo7 e o Mercado Livre e elas são ótimas para dar visibilidade nos seus produtos e ampliar seu mercado.

Para quem já trabalha com outros tipos de peças de crochê, eu tenho certeza de que incluir o sousplat no seu catálogo de produtos será ótimo para as suas vendas.

Bom minha amiga, hoje nossa conversa foi sobre sousplat de crochê. Você aprendeu o que é e para que serve essa peça. Viu que é mais fácil do que parece confeccionar o seu próprio trabalho e como colocar o preço da sua peça.

O sousplat é uma peça versátil e que complementa perfeitamente qualquer mesa de café, almoço ou jantar. E o legal é que seja a ocasião mais informal ou formal, eles vão dar um novo visual a sua mesa. E por causa de sua versatilidade ele possui uma ótima saída no quesito vendas. Com o preço certo, será possível conseguir um ótimo lucro e aumentar a renda da sua família.

Então agora é hora de separar todos os materiais necessários e começar a colocar a mão na massa. Procure modelos na internet ou tire os modelos da sua cabeça e arrase nos seus jogos de sousplat!

Até a próxima!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Arte com papel

Arte com papel

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Leave a Comment

Artigos Recentes
Receba Novidades Por Email
Seu e-mail estará protegido
Redes Sociais

Curso Grátis
Album Artesanal

Inscreva-se gratuitamente e faça parte dessa turma! Aulas em vídeo