Arte com Papel

arte com linhas e prego

Saiba tudo e mais um pouco sobre String Art

Compartilhe

Ei você aí! É você mesmo que está aí do outro lado da tela! Por acaso você já ouviu falar em string art?

Muito provavelmente você até já deve ter visto em algum lugar uma peça que utilize dessa técnica, mas até então não a conhecia de fato.

E hoje, em mais um artigo, o Arte com Papel vai te apresentar a essa técnica muito legal, que te permite criar diferentes projetos com poucos elementos e que possuem um resultado muito legal.

Para quem gosta de artesanato, a string art é uma técnica que vai deixar sua imaginação se soltar e montar trabalhos belíssimos, exclusivos e com muita personalidade.

Ficou curiosa para aprender? Então continua aqui comigo que tenho muita coisa para te mostrar!

O que é string art?

Muito popular nos anos 70, ela passou por um tempo esquecida e atualmente tem voltado com tudo e se popularizado em diversos lugares do mundo.

O nome desse tipo de arte vem do inglês e significa arte com linhas. Ela possui uma técnica bem simples, que utiliza pouquíssimos elementos, mas que produz peças bastante complexas, tudo vai depender do desenho formado e de como você vai trançar as linhas.

E não importa se você está começando agora no mundo do artesanato, ou se já trabalha com ele a anos, a string art é para todo mundo. Com ele podemos criar inúmeros elementos de decoração para serem usados em casa, em festas e é claro para vender e ganhar um dinheiro extra.

Agora que você já sabe o que é de fato a string art, vou te ensinar a fazer uma peça bem simples, para que você aprenda o básico da técnica e depois vou te mostrar peças mais complexas e você verá a grande variedade de projetos que se pode desenvolver utilizando essa técnica.

Vem comigo que eu sei que você vai adorar!

Quadro simples – Como fazer passo a passo:

Dá uma olhada como é interessante o resultado final utilizando essa técnica e como ele surgiu de um desenho simples como uma casinha.

Nesse exemplo, temos um ar mais rústico por causa das tábuas de madeira que foram usadas no fundo, mas poderíamos perfeitamente transformar essa peça usando um fundo branco e linhas mais coloridas por exemplo. Esse é o legal da string art! O resultado final sempre vai variar de acordo com a nossa criatividade e a cisrcunstância para qual estamos montando o quadro.

E aí, curtiu esse quadro? Vamos aprender a fazer? Então se liga nos materiais necessários para essa peça:

  • Tábua de madeira
  • Molde de casa
  • Molde de coração
  • Alfinetes de costura ou preguinhos
  • Linhas de crochê ou de bordado nas cores preto e azul claro
  • Martelo
  • Fita adesiva
  • Tesoura

DICA: Os moldes de coração você encontra disponíveis aqui mesmo no Arte com Papel, é só dar uma olhada e pegar o que mais te agrada!

Bom, os materiais já estão separados não é mesmo? Então vamos agora ao passo a passo:

  1. Primeiro, prenda o seu molde de casa e os de corações no centro da sua base usando a fita adesiva (lembrando que o mais interessante é optar por moldes mais simples ok?).
  2. Segundo, prenda os preguinhos ao redor do seu molde usando o martelo. A distância entre eles não deve ser muito grande, algo em torno de 1cm entre um e outro.
  3. Terceiro, agora é hora de contornar todo o desenho com a sua linha. No primeiro prego você dará um nó e deixará uma ponta solta, em seguida vai passar por todos os pregos do entorno da casinha, sempre dando uma volta neles com a linha.
  4. Quarto, esse é o momento para deixar a imaginação fluir, comece a conectar os pregos com a linha passando pelo centro do seu desenho (você fará na verdade inúmeros triângulos até que fique bem cheio o interior do desenho.
  5. Para finalizar, amarre a ponta final bem aonde ficou aquela sobra de linha no início do seu trabalho e corte o eventual excesso de linha.

Viu como é fácil? Quem diria que com tão poucos materiais conseguiríamos fazer um trabalho como esse?

E para facilitar ainda mais a sua vida, esse primeiro passo a passo eu vou deixar também em fotos para que você consiga visualizar perfeitamente cada momento da montagem do seu quadro usando a string art.

Modelo com frases:

Outro modelo de quadro usando string art são aqueles com palavras ou frases.

Os materiais são os mesmo utilizados no quadrinho anterior a diferença é que ao invés de moldes de casa e de coração, vamos usar moldes de letras para montar as palavras. E para a sua felicidade, aqui no Arte com Papel também já disponibilizamos moldes de letras em diferentes estilos, é só conferir clicando aqui que tem todas as instruções para fazer o download e imprimir.

Por sua vez o passo a passo também vai idêntico, você deve posicionar e prender os moldes das letras na superfície de madeira com a fita adesiva, prender os pregos e por fim enrolar a linha fazendo os desenhos e preenchendo os espaços vazios.

Não sei se você percebeu, mas o primeiro quadro parece mais cheio que o segundo que tem as letras. Na hora de preencher os espaços vazios você pode colocar mais ou menos linha no meio, tudo vai de acordo com o efeito que você deseja. Quem manda é você!

Efeito negativo:

Se você é da época em que tirávamos fotos com aquelas máquinas de rolo de filmes, certamente vai se lembrar do negativo, aquele filme que a loja nos devolvia após a revelação.

Nesse outro estilo de quadro com string art ao invés de enchermos o interior com a linha, vamos preencher em volta da figura.

Olha que divertido e criativo esse quadro em formato de coração usando linha colorida. Ele vai ficar lindo em um quarto de menina por exemplo.

Como você pode perceber, nessa peça optou-se por preencher com linha pelo lado de fora. Daí nesse caso, além de contornar o seu molde (que no caso é de coração), você vai prender os pregos ao redor da tábua de MDF, formando uma espécie de borda.

Uma dica legal é pintar a superfície do MDF de branco antes de perfurar os pregos. Inclusive com a tinta branca o contraste com as cores vai ser ainda mais bonito do que no MDF cru. Veja aqui como pintar madeira

Ideias mais complexas:

E você bem se engana se acha que só podemos fazer desenhos simples usando a técnica de string art. Na internet você encontra vários projetos mais complexos, seja em termos de nuances de cores, seja na complexidade do desenho ou até mesmo acrescentando elementos como flores e outros tipos de plantas.

Dá uma olhada nesses modelos que eu separei para você:

Foto Diyprojectsforteens
foto: Diyprojectsforteens

Realmente é incrível o que conseguimos fazer apenas com três materiais simples: linha, pregos e madeira. Já deu para perceber que as possibilidades são infinitas, não é mesmo? Por isso que a string art está se tornando tão popular atualmente, ela é bem versátil e te possibilita fazer trabalhos lindos.

Transformando seu artesanato em negócio:

É claro que no início você fará peças mais simples, que vai pendurar na sua casa, ou mesmo para dar de presente a familiares e amigos. Mas à medida que você for pegando prática, por que não começar a vender seus quadros?

Lembre-se de organizar todos os gastos que você teve para confeccionar sua peça, o tempo e o seu trabalho. Para te ajudar a definir o melhor preço, conheça a nossa calculadora para obter o maior sucesso possível no seu negócio.

Depois basta começar a anunciar seus produtos em sites pela internet e olha que existem diversas opções, como o Elo7 e o Mercado Livre. Para você ter uma noção, em uma busca rápida no Elo7 encontrei quadros feitos com a técnica do string art com preços variando entre R$29,00 e R$400,00 (os valores variam de acordo com o tamanho e complexidade do quadro vendido).

Não deixe essa oportunidade passar e comece a vender suas peças hoje mesmo!

Bom minha amiga e amigo, hoje conversamos sobre um tipo de artesanato que já foi muito popular anos atrás e que hoje em dia está voltando com toda força. A técnica de string art é muito simples e qualquer pessoa pode fazer, seja ela iniciante ou não.

Existem muitas opções de quadros para você montar usando poucos materiais. Dos menores até os gigantes, você pode criar belíssimos quadros para decorar ambientes ou serem utilizados em decorações de festas.

Além de aprender a fazer alguns modelos diferentes, você ainda viu que é possível transformar esse tipo de artesanato em uma fonte de renda para você e sua família. Calculando certinho o preço de cada peça, logo você estará colhendo os lucros do seu trabalho.

E isso que é legal do artesanato não é mesmo? Transformar algo que fazemos por prazer em algo lucrativo. E o que faz o artesanato ter tanto sucesso é a exclusividade e o carinho com que cada peça é feita.

Até a próxima!

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe um comentário