Arte com Papapel

iniciando no choche

Como Fazer Crochê Para Iniciantes

Como Fazer Crochê Para Iniciantes
5 (100%) 1 vote

 

Você provavelmente já ouviu falar ou conheceu alguém que faz crochê, não é mesmo? Fazer crochê é uma tradição artesanal muito comum em várias partes do mundo.

Muitas mães ensinam para seus filhos e filhas este tipo de técnica de costura. É bastante comum que o conhecimento teórico e prático seja passado através de gerações.

Com o crochê você pode fazer muitas peças artesanais bastante primorosas. É possível criar peças de roupas, amigurumis, bonecas, bichinhos, tapetes, passadeiras, bolsas, entre outros. E todos ficam muito lindos!

A renda feita com linhas e agulhas pode ter vários desenhos diferentes. Os pontos também variam, possibilitando assim, diversas criações.

Você pode fazer crochês com linhas mais largas ou menos largas, isso também contribui bastante para que você crie itens diferentes entre si.

E para você criar lindas peças, mesmo que você seja iniciante, aqui daremos ótimas dicas de como fazer crochê de forma simples! Aproveite!

Conheça os Materiais Para Fazer Crochê

ferramentas para faer crochet composto de linha e agula

Para quem está iniciando no crochê um dos primeiros passos é conhecer bem cada um dos materiais. E mesmo quem já faz crochê há bastante tempo precisa ter conhecimento sobre todas as opções disponíveis, pois, assim, o trabalho é bastante facilitado.

O crochê é feito com linhas e agulhas específicas que possuem um gancho em suas pontas. Além das agulhas e linhas são materiais importantes a tesoura e outros itens para enfeitar suas peças.

No caso de roupas, é comum que hajam forros internos, uma vez que o crochê pode ser feito com furos maiores que podem acabar deixando muita pele exposta. Sendo assim, algumas alternativas são utilizadas, como a adição de forros.

Veja a seguir mais informações sobre as agulhas e linhas para crochê!

Agulhas Para Fazer Crochê

Existem muitas agulhas diferentes para você fazer crochê. Você pode escolher fazer crochê com agulhas tradicionais ou com agulhas tunisianas (veja imagem abaixo).

exemplo agulha tunisiana para crochet

Ambos os tipos de agulhas podem ser encontradas em diversos números e você deve escolher a melhor opção de acordo com a largura da linha que você vai utilizar.

As agulhas variam também em aspectos físicos como cores e tamanhos diversos. Além disso, elas são feitas em materiais também diversos como plástico, madeira, metal e alumínio. Existem até mesmo agulhas com cabo emborrachado.

Em relação aos números das agulhas, eles começam com as mais finas de 0,5mm e terminam com as mais grossas de 10mm.

Agora que você já sabe quais são os tipos de agulhas, confira a seguir os tipos de linhas para crochê.

Linhas Para Fazer Crochê

tipos de linhas para chochet com diversas cores

As linhas para crochê são bastante versáteis e podem ser encontradas em muitas cores diferentes. É possível encontrá-las com cores lisas, mescladas e até mesmo com brilhos dourados e prateados!

Elas podem ser de lã ou de algodão e você só precisa escolher qual das duas é a melhor opção para a sua peça artesanal. Caso você esteja procurando uma alternativa bastante resistente para produzir tapetes, pode utilizar também fio de barbante em seu crochê.

Tipos de Pontos Para Crochê

Aproveite para conhecer agora mesmo quais são os principais tipos de pontos para crochê!

Ponto Baixo ou Pb

O Ponto Baixo, também conhecido pela sua forma abreviada Pb, é o ponto mais recomendado para quem procura fazer trama fechada que permite mais firmeza para as peças. É o tipo de ponto ideal para fazer tapetes.

 

Ponto Baixíssimo ou Pbx

O Ponto Baixíssimo ou, Pbx, é perfeito para fazer arremates, bordas e acabamentos. O processo para fazê-lo é parecido com o processo do Ponto Correntinha.

 

Ponto Correntinha ou Corr

Considerado um ponto básico para fazer crochê, o Ponto Correntinha ou, Corr, é considerado o ponto mais simples e mais essencial. É fundamental aprender a fazê-lo para que ele sirva de base para os seus trabalhos em crochê.

Ponto Alto ou Pa

O Ponto Alto, também conhecido pela abreviatura Pa, é o ponto perfeito para quem quer fazer blusas e peças com a trama mais aberta. Este tipo de trama dá mais movimento e leveza para as suas peças de crochê.

Dicas Para Iniciantes

A primeira dica que daremos para você que está começando é saber escolher a agulha ideal de acordo com a largura da linha. Sendo assim, se a linha que você vai utilizar for fina o ideal é utilizar agulhas finas, se for grossa, o ideal é usar agulhas grossas.

As agulhas grossas são perfeitas para quando você precisar fazer pontos abertos. Já as agulhas finas são ótimas para você criar pontos fechados.

Outra dica importante para quem tá começando é utilizar linhas de cores claras, pois elas auxiliam na visibilidade dos pontos.

No crochê existem muitas abreviações que são utilizadas, então, você precisa conhecê-las bem. Veja abaixo:

  • Mpa = Meio ponto alto
  • Pq = Ponto
  • Rep = Repita
  • Sp = Espaço
  • Ult = Último
  • Seg = Seguinte

Agora que você já conhece as informações principais para fazer crochê, é só colocar em prática os conhecimentos! Você com certeza vai adorar!

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe Um Comentario