Arte com Papapel

tipos pedras utilizadas para fazer artesanato

Pedrarias Para Artesanato: O Que São e Como Utilizar

Pedrarias Para Artesanato: O Que São e Como Utilizar
5 (100%) 1 vote

 

Você já utilizou pedrarias para artesanato em suas peças? Sabe o que são as pedrarias? Se você não conhece ou não utiliza, precisa saber o que são e como aplicá-las na sua produção artesanal.

Mesmo que você nunca tenha utilizado este material em seus artesanatos, provavelmente já viu alguma peça com estas aplicações. É muito comum o uso das pedrarias na decoração e customização de roupas e acessórios.  

Mas não é só em roupas que as pedrarias são utilizadas. Elas também estão presentes na confecção de bijuterias diversas como brincos, pulseiras e colares.

Além disso, as pedrarias para artesanato podem ser usadas na criação de objetos funcionais para o cotidiano. É possível criar lustres, cestas, caixas, porta panelas, porta guardanapos e organizadores para a mesa.

pedraria em acrilico forma de coracao

 

Existem vários tipos de pedrarias para artesanato. Há pérola, meia pérola, pedrarias cristais, pedrarias acrílicas. Também existem as pedrarias conhecidas como aljofre que são aquelas ligadas por um fio, elas são super práticas.

aljofre dourado

Há aljofres dourados, prateados, em forma de flores e em forma de folhas. Também têm aljofres pérolas. Todos são muito utilizados na produção artesanal.

São muitas opções de pedrarias de diferentes cores, formatos e tamanhos. Então, com certeza, elas podem virar uma grande amiga para aplicações em peças diversas.

Elas permitem inúmeras criações. Neste post, disponibilizamos para você diversas formas de utilizar as pedrarias para artesanato. Confira a seguir!

Uso de Pedrarias em Objetos Decorativos Para a Casa

É possível criar muitos objetos decorativos para diversos ambientes. Você pode fazer lindos anjos e bonecas com pedrarias.

luminaria com padras cristal

Pode criar lustres que ficam super chiques e geram efeitos incríveis no ambiente. Também pode fazer luminárias, porta retratos e porta velas.

vaso com pedras

Você também pode fazer lindas decorações para o centro da sua mesa. Uma ótima ideia é fazer flores e vaso com pedrarias e posicioná-la no centro da mesa para decorá-la.

A vantagem de trabalhar com as pedrarias é que elas ajudam na produção de peças lindas e o custo é baixo e acessível!  

Utilização de Pedrarias em Objetos Funcionais

É muito simples criar objetos funcionais para a sua casa utilizando pedrarias para artesanato. Basta aprender o trançado simples e aplicá-lo na criação dos objetos.

Você pode fazê-lo em várias cores diferentes e até mesmo bem colorido, utilizando pedras de diversas cores em um mesmo objeto.

É possível fazer lindas fruteiras, caixas organizadoras, porta panelas, porta guardanapos, organizadores de mesa, entre outros objetos.

Também é possível decorar caixas de MDF colando as pedrarias para artesanato nela. Elas levantam a decoração e contribuem positivamente para deixar as caixas ainda mais maravilhosas!

E até mesmo em marcadores de páginas de livros as pedrarias podem ser utilizadas para o deixarem mais feminino e delicado. O resultado fica ótimo!

Pedrarias na Customização de Roupas e Acessórios

As pedrarias são muito utilizadas na moda para dar um toque especial nas roupas e acessórios. Elas deixam o visual tão bonito que são utilizadas até em vestidos de festa e vestidos de noiva.

Em blusas, camisas e camisetas, as pedrarias podem ser colocadas nas mangas e golas. Podem servir para customizações mais minimalistas ou também para customizações grandes como bordados de pérolas.

As calças jeans podem ser customizadas com pérolas na região das canelas ou espalhadas ao longo da calça toda. E a decoração com pérolas cai muito bem em outras peças jeans como coletes, jaquetas, shorts e saias.

Uma forma muito linda de decorar é criando constelações feitas com pedrarias. Mas você também pode criar desenhos com as pedras como flores, dragões, ursos, entre outros.

Também pode utilizar o aljofre para customizar golas e mangas de camisetas, blusas e camisas. Ele também fica perfeito nas laterais das pernas das calças e shorts.

Além da utilização em roupas, as pedrarias combinam perfeitamente com bolsas e cintos. Podem ser colocadas também em sapatos, sandálias, chinelos e sapatilhas.

Você pode costurar as pedras com furinhos utilizando linha e agulha. Para utilizar as pedras que não têm furinhos para serem costuradas, basta usar cola para tecido e fixá-las na parte que deseja customizar.

Outro grande aliado para a utilização de pedrarias para artesanato são os alicates para pedrarias. Eles ajudam bastante na manipulação deste material.

Utilização de Pedrarias em Bijuterias

Além da customização de roupas e acessórios e da criação de peças artesanais para decorar sua casa e facilitar a organização, outro uso muito popular das pedrarias é em bijuterias. Dá para fazer diversas criações de brincos, anéis, pulseiras e colares.

Os aljofres são muito utilizados em bijuterias e facilitam bastante a vida de quem não tem muita experiência com os trançados. Porém, fazer os trançados é simples, ainda mais para quem já tem habilidades manuais e trabalha com artesanato.

De qualquer modo, vale muito a pena utilizar pedrarias na produção de artesanato. Seja nas bijuterias ou seja para outras aplicações. Dê uma chance para as pedrarias e veja se elas não continuarão ao seu lado, ajudando em diversas criações!  

 

 

Fonte imagens:

https://www.rs21.com.br/entretenimento/mulher-com/31122015-vaso-com-pedraria-nice-fila-huang/

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe Um Comentario