Arte com Papel

Agulha Para Artesanato: Conheça os Diferentes Tipos

agulha para artesanato

Sem dúvida, as agulhas são uma ferramenta bastante utilizada no mundo do artesanato. Seja para costura, bordado, tricô, ou até mesmo crochê, você conhece todos os tipos de agulha para artesanato?

Pois hoje eu vou te mostrar quais são os diferentes tipos de agulha que existem e para quais tipos de artesanato elas são mais indicadas. Curiosa para descobrir quais são? Então não perca tempo e continue a sua leitura para aprender muito mais.

Tenho certeza de que depois de ler esse artigo você não vai mais ter dúvidas de qual agulha escolher.

Tipos de Agulha Para Artesanato em Crochê

agulha para artesanato crochê

Talvez provavelmente, as agulhas de crochê sejam as mais conhecidas. Mesmo quem não costuma fazer artesanato já deve ter visto uma dessas por aí. Elas possuem ganchos nas pontas e apresentam uma numeração que varia de acordo com a espessura da linha. Além disso, a numeração das agulhas é medida em milímetros, mas se você não está acostumado é só ver o número da agulha adequada na embalagem da linha.

Existem diversos tipos de agulha de crochê, mas as mais comuns são as feitas em:

  • Aço niquelado
  • Alumínio
  • Plástico
  • Madeira
  • Bambu

Agulha Grande de Tricô

Tricô, Agulha De Tricô, Roupa De Malha, Lã, Fios

Diferentemente das agulhas de crochê que podem ser compradas em unidades, as agulhas de tricô só podem ser compradas em duplas. Isso porque precisamos sempre de duas para fazer esse tipo de artesanato.

Além das agulhas tradicionais de tricô que são retas, existem também as circulares. Elas são ótimas para quem está fazendo trabalhos circulares.

Ah! E da mesma forma que as agulhas de crochê, as de tricô também possuem numeração de acordo com a espessura da linha.

Com relação ao material, as agulhas de tricô podem ser de:

  • Plástico
  • Bambu
  • Alumínio
  • Aço
  • Fibra de carbono

Agulha Para Bordado

agulha para artesanato bordado

O bordado é um trabalho muito delicado e requer agulhas menores. Normalmente as artesãs utilizam as agulhas de bordado de numeração entre 7 e 9. Contudo, quem trabalha com tapeçaria ou tecidos mais duros prefere as agulhas maiores.

Um outro tipo de agulha de bordado é a usada para fazer o chamado ponto russo. Ela também é chamada de agulha mágica e lembra muito as das máquinas de costura. Veja aqui embaixo como ela é.

Já com relação ao tipo de material, a agulha para artesanato de bordado é sempre de aço inoxidável, o que é bom até para não enferrujar e sujar o tecido.

Dessa forma, essas são as principais agulhas de artesanato e se você está entrando nesse mundo agora já sabe pelo menos quais escolher. Caso você tenha dúvida sobre qual começar a utilizar, deixe seu comentário que iremos te ajudar.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Arte com papel

Arte com papel

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Leave a Comment

Artigos Recentes
Receba Novidades Por Email
Seu e-mail estará protegido
Redes Sociais

Curso Grátis
Album Artesanal

Inscreva-se gratuitamente e faça parte dessa turma! Aulas em vídeo