Arte com Papel

aproveitando retalhos de tecido

O Que Fazer Com Retalhos de Tecido

O Que Fazer Com Retalhos de Tecido
5 (100%) 1 vote

 

Você está procurando dicas e ideias para fazer com retalhos de tecido? Se esta é sua busca, aqui é o lugar perfeito! 

É bem comum quem faz artesanato ou costura ficar com muitas sobras de tecido, e o que fazer com eles? Existem diversos objetos e peças artesanais que podem ajudar no reaproveitamento destes restos! 

Como tudo no artesanato, as peças artesanais devem ser criadas com muita criatividade e alguma habilidade manual. Estas duas características possibilitam inúmeras criações até mesmo com materiais que sobraram de outras peças, como é o caso dos retalhos de tecido.

tecido picotado 

As sobras de tecido, sejam elas coloridas, estampadas ou de algodão cru, podem originar diversas peças maravilhosas! Com elas, é possível forrar e fazer diversos objetos decorativos e utilitários! 

Pensando nisso, hoje vamos ensinar o que fazer com os retalhos de tecido para evitar o descarte de um material tão útil! Confira! 

Retalhos de Tecido Para Fazer Patchwork

retalhos de tecido costurados

O patchwork nunca sai de moda, não é mesmo? Quem faz artesanato sabe que as peças em patchwork estão sempre presentes nas feiras e eventos de artesanato!

Dessa forma, as peças em patchwork podem ajudar a ganhar uma graninha extra ou tornar-se até mesmo sua fonte principal de renda. E você sabia que pode fazer patchwork com retalhos de tecido que sobraram de outras criações?

Sim, você pode utilizar as sobras de tecido para fazer patchwork! Esta técnica é super versátil e perfeita para você reaproveitar os pedaços de tecido!

Você pode fazer patchwork à mão ou na máquina de costura. Em ambos os casos, é possível utilizar os seus retalhos.

Com a técnica de patchwork você pode criar panos de prato, fraldas customizadas, colchas e lembrancinhas para eventos! Portanto, não perca a oportunidade de utilizar seus retalhos de tecido para fazer patchwork! 

Sobra de Tecido Para Fazer Lembrancinhas

rosas vermelas e branca feita com tecido

Você pode fazer lembrancinhas com retalhos de tecido não só com a técnica de patchwork! As lembrancinhas são extremamente importantes em festas e eventos. Elas não podem faltar para deixar os convidados bem felizes e sempre lembrando de seu evento!

Sendo assim, você pode aproveitar os retalhos de tecido que tem em sua casa para fazer alguns tipos de lembrancinhas. Elas podem ser feitas com costura ou cola e algum material para enchimento. 

É possível fazer chaveirinhos, bonecas, bichinhos, entre outros tipos de lembrancinhas. Lembre-se de criar uma lembrancinha adequada com o tema ou com o tipo de seu evento. 

E você pode até mesmo utilizar os pedaços de tecido que você tem sobrando em casa para forrar potes de vidro ou plástico, criando assim, sua lembrancinha! 

Pedaços de Tecido Para Fazer Cartonagem

caixa de papelao revestida com tecido estampado

Os retalhos de tecido também podem ser reutilizados para fazer cartonagem. Você conhece este tipo de artesanato?

A cartonagem é uma técnica artesanal que consiste em forrar um tipo de papelão com tecido. Ela é bastante utilizada em processos de encadernação. (Leia mais sobre cartonagem clicando aqui)

Com a encadernação você pode fazer capas de caderninhos e agendas. Estes itens são muito procurados por quem gosta de peças artesanais, então, podem ser uma boa fonte de renda!

Além disso, é possível criar diversos outros objetos como bolsas, necessaires, porta moedas e carteiras. Portanto, você não tem mais motivo para descartar seus retalhos de tecido! Aproveite e utilize-os fazendo cartonagem! 

Decoração  

Você pode utilizar os retalhos de tecido para fazer diversos tipos de decoração! Eles podem servir para você criar desde detalhes decorativos até decorações mais bem elaboradas.

coracao para decorar embiente

Com os restos de tecido, você pode fazer a decoração da sua casa ou de seus eventos. Você pode criar cortinas e franjas decorativas para mesas e mesinhas.

Outra possibilidade é fazer balões decorativos com franjinhas de tecido! Eles ficam lindos e permitem uma decoração super personalizada! 

Restos de Tecido Para Fazer Organizadores

Os retalhos de tecido podem servir para você fazer tipos diferentes de organizadores! Os organizadores são objetos decorativos e super funcionais que não podem faltar em sua casa! 

Você pode criar organizadores de mesa para guardar suas canetas, lápis, clipes, tesouras, entre outros objetos pequenos. Assim, seus objetos deixam de ficar jogados pela mesa.

Outros tipos de organizadores que são muito úteis e que podem ser feitos com a ajuda dos retalhos de tecido são os organizadores de gavetas e armários. Se você só tiver tecidos pequenos pode até criar combinações entre eles para conseguir forrar toda a superfície do material que utilizou para fazer os organizadores! 

Customização em Roupas

Outra dica muito boa para você reutilizar os retalhos de tecido é criando customizações em roupas! Você pode fazer diversos detalhes decorativos e aplicá-los em jaquetas, calças, bermudas e shorts jeans, por exemplo!

Você pode fazer emojis, bichinhos, personagens e criar diversas formas para decorar suas roupas de maneira bastante personalizada. É possível criar letras, palavras e frases para costurá-las em suas roupas.

Então, aproveite todas as dicas e ideias e nunca mais desperdice seus tecido!

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe Um Comentario