Arte com Papel

enfeitando roupas com acessorios

Customizando Roupas Passo a Passo

 

Dá muita dó quando uma roupa que amamos começa a ficar desgastada ou quando ficamos enjoadas dela, não é verdade? Por isso, uma ótima saída para evitar o descarte da roupa é fazer a customização! 

Quando as roupas ficam desgastadas elas podem ser recuperadas através do processo de customização. Existem diversas técnicas e materiais que podem ser aplicados para que você faça a renovação da sua peça antiga.

Os processos são bem simples e práticos de fazer. E os materiais que você pode utilizar são encontrados com bastante facilidade em lojas especializadas e armarinhos.

Fazer a customização de uma peça de roupa não serve apenas para renová-la. Com a customização você também consegue atribuir características de sua personalidade e gosto pessoal no seu figurino! 

Então, não deixe de conferir este guia customizando roupas passo a passo que preparamos para você! Acompanhe! 

Entenda o Que é a Customização de Roupas

A customização de roupas deriva de um movimento que surgiu recentemente no mundo da moda, conhecido como Slow Fashion. Este movimento tem como objetivo levantar questionamentos e reflexões sobre o excesso de consumismo e descarte desenfreado de roupas.

De acordo com o conceito de Slow Fashion, o consumo precisa ser feito de forma mais consciente. Para isso, é necessário que o consumidor escolha roupas de qualidade e que durem mais. Além disso, os adeptos indicam que as compras sejam feitas em brechós e bazares. 

Sendo assim, com roupas que duram por mais tempo ou comprando roupas de brechós, a necessidade de customizá-las e torná-las atualizadas com as tendências, cheias de personalidade e bem atraentes fica ainda maior! 

É neste cenário que surge a customização e a recomendação é que ela seja feita por você mesmo! A customização de roupas pode ser feita facilmente e dentro de sua casa! 

Quais Peças Podem Ser Customizadas? 

Muitos tipos diferentes de peças podem ser customizadas e renovadas através de um processo artesanal. Shorts, saias, calças, jaquetas, vestidos e todos os tipos de blusas e camisetas podem entrar no processo de customização.

Quando as peças apresentarem algum furinho ou desgaste, você pode aplicar um bordado, patch, pedrarias ou pode até mesmo criar mais furinhos e rasgos para deixar sua peça bem personalizada e estilosa! 

As customizações podem ser feitas até mesmo em calçados e acessórios. Assim, você também pode evitar o descarte de cintos, chapéus, tênis, sapatilhas, entre outros.

Materiais Para Customizar Suas Roupas

Para fazer a customização de suas roupas é fundamental que você conheça todos os materiais que podem ser utilizados! Então, aproveite as informações que abordaremos a seguir! 

Pedrarias

pedras azuis para tecido

Quem faz artesanato geralmente conhece bem as pedrarias que funcionam super bem para enfeitar diversas peças! Mas você sabia que com estas mesmas pedrarias você pode levantar o visual de uma roupa que está desgastada ou desatualizada? Pois, aprenda agora mesmo como! 

Qualquer pedraria de base reta serve como uma ótima opção que pode ser utilizada em suas roupas. A customização com pedrarias pode ser feita para criar um desenho na roupa, para decorar as golas ou mangas. 

São excelentes alternativas fazer a customização com pérolas e pedrarias que podem ser coloridas ou monocromáticas. E você pode aplicar as pedrarias para cobrir os furinhos de uma região do tecido! 

Tachinhas e Rebites

Existem diversos tipos de tachinhas e rebites que podem ser aplicados para deixar uma peça de roupa bastante estilosa! As tachinhas e rebites são super práticos de serem colocados na peça e são opções mais econômicas para você fazer sua customização! 

Tanto as tachinhas quanto os rebites podem ser encontrados em cor prateada, dourada, bronze e cobre. Também existem alternativas coloridas e em formato de caveiras, flores ou estrelas. 

Sendo assim, não faltam opções para você fazer a customização de suas roupas com muita personalidade e estilo! 

Patches

 

 

Os patches são opções bastante utilizadas na customização de peças de roupas! Se você acompanha as tendências provavelmente já viu um patch de donut, arco-íris ou unicórnio, acertei? Isso porque eles são muito populares!

Quem gosta de rock também está acostumado a ver patches que são colocados em jaquetas, camisetas, shorts e mochilas. No caso dos roqueiros, os patches costumam ser com o nome e logo de bandas ou caveiras e monstros.

Alguns patches são termocolantes e super fáceis de serem aplicados, portanto, esta opção pode ser a ideal para quem deseja customizar, mas não tem tantas habilidades com costura! 

Além disso, a customização com patches deixa as roupas bastante modernas e com um visual atual! É uma alternativa incrível para fazer as customizações!

Paetês, Tecidos e Rendas

Outros materiais que são aliados perfeitos na hora de customizar suas roupas são os paetês, pedaços de tecidos estampados e rendas! Qualquer um deles funciona muito bem para renovar aquela peça que você já cansou de usar por ser sua queridinha!

As rendas, paetês e pedaços de tecidos estampados podem ser aplicados só em um lado do shorts, da jaqueta ou da calça jeans. Eles também ficam ótimos quando aplicados nas barras e mangas das roupas!

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

1 comentário sobre “Customizando Roupas Passo a Passo

Deixe um comentário