Arte com Papapel

caixas feitas com cartonagem

O Que é Cartonagem?

O Que é Cartonagem?
5 (100%) 1 vote

 

Você já ouviu falar sobre cartonagem e deseja saber mais, não é mesmo? Então, acompanhe este artigo!  

A cartonagem é uma técnica de artesanato muito utilizada em processos de encadernação. Ela consiste em forrar algum tipo de papelão com tecido para fazer diversas criações.

Com a cartonagem você pode criar não só caderninhos e agendas, mas também, caixas decorativas, bolsas, necessaires, carteiras e porta moedas. Todos ficam muito charmosos com esta técnica incrível!  

E não para por aí, existem muitas outras peças artesanais que você pode fazer utilizando cartonagem. É possível contar com uma imensa variedade de tecidos para fazer suas composições.

Além disso, a cartonagem é uma técnica muito procurada por quem ama artesanato. Dessa forma, você pode vender suas peças ou realizar cursos e workshops para ensinar para as pessoas como fazer cartonagem!

Sendo assim, aqui você vai aprender tudo o que precisa saber para iniciar nesta técnica!  Aproveite!

Materiais Para Cartonagem

Para fazer cartonagem você vai precisar de alguns materiais que são fáceis de encontrar e manipular. Existem alguns materiais que são mais apropriados do que outros, mas, de qualquer maneira, há uma grande diversidade que possibilita lindas criações!

papelao parana cinza

O primeiro material que você vai precisar é o papelão. Muitas pessoas utilizam o papelão cinza, mas você também pode utilizar papel cartão ou reciclar caixas de produtos como caixas de cereais, caixas de coadores de papel, entre outros.

É importante escolher um papelão mais firme e resistente dependendo da criação artesanal que você deseja fazer. E você também pode criar camadas para que eles fiquem mais grossos e menos frágeis.

Outro material imprescindível para fazer cartonagem é a cola branca PVA. Esta cola é feita à base de água e o PVA que é um acetato de polivinila. Ela é bastante flexível e ótima para ser utilizada em materiais porosos.

rolo para passar cola

Para aplicar a cola em seu papelão, você poderá contar com a ajuda de um pincel chato e rolinho de espuma. O importante é fazer o processo com bastante dedicação e cautela para que a cola fique bem distribuída e uniforme sob a superfície.

Você também precisará de um tecido para forrar o papelão. O ideal é que o tecido seja 100% algodão como o tricoline. Existem variedades infinitas de estampas e lindos tecidos que você pode utilizar em suas cartonagens!

Ideias de Peças Feitas Com Cartonagem

A técnica de cartonagem possibilita a criação de diversas peças artesanais. Você pode criar lindas bolsas, carteiras e necessaires de diversos modelos. Assim como pode fazer frasqueiras e maletas.

 

 

Pode criar também organizadores, de mesa, de material de costura e de gavetas. Eles ficarão maravilhosos com esta técnica incrível!

Além disso, é possível fazer muitas peças e materiais de escritório que auxiliam bastante na sua organização e estudo como, por exemplo, fichários, caderninhos de anotações, calendários, agendas e bloquinhos.

Também é possível criar objetos decorativos para a sua casa ou para festas. Você pode fazer letras decorativas em cartonagem, tags, quadros e porta recados.

Outro objeto muito comum é a caixa livro que fica linda quando feita em cartonagem! Há muitos modelos que você pode fazer e não há limites para a criatividade!

Como Fazer Cartonagem?

Para fazer cartonagem é necessário garantir os materiais básicos e ter bastante paciência e atenção. É importante que você tenha consciência que, assim como outras técnicas artesanais, o ideal é começar por peças mais simples para depois seguir às mais complexas.

Então, pode ser interessante começar por uma carteira simples, por exemplo, ao invés de começar por peças como as frasqueiras ou caixas livro. Assim, você aumentará suas habilidades gradualmente e ficará cada vez mais feliz com os resultados alcançados!

Porta moeda em cartonagem:

 

Uma ótima dica para quem está iniciando na técnica é utilizar kits prontos para a cartonagem. Eles já vêm com todos os materiais que você vai precisar e com o papelão na espessura e corte correto.

Dessa forma, fica muito mais fácil criar sua peça artesanal sem falhas e defeitos. Além disso, você ganhará tempo, pois cortar o papelão no tamanho ideal é uma tarefa bem trabalhosa que pode levar bastante tempo!

Os kits de cartonagem também são ótimos para quem deseja fazer peças para vender. Pois, eles agilizam o processo para você criar mais peças de forma otimizada!

Um ponto que você deve prestar bastante atenção ao fazer cartonagem é o acabamento. Ele pode valorizar muito seu trabalho artesanal e garantir que a peça fique fantástica!

Procure utilizar materiais de boa qualidade e comece utilizando tecidos 100% algodão ao invés de tecidos sintéticos. Assim, você terá mais facilidade no ínicio de suas produções.

Para fazer cartonagem você também pode precisar de alguns outros materiais que contribuem bastante com as suas criações. Garras metálicas para fichários e pastas com argolas, cravo bailarina, diferentes tipos de elásticos, ilhós, botões e zíperes podem ser fundamentais!

Portanto, não deixe de investir nesta técnica e aproveite as dicas que demos para você aqui!

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

4 comentários sobre “O Que é Cartonagem?

  1. Faltou mencionar as ferramentas que são necessárias para execução da cartonagem, como estilete, base de corte, dobradeiras de teflon e espátulas de silicone, tesoura, réguas de metal, cantoneiras fio de cabelo etc.

Deixe Um Comentario