Arte com Papel

Descubra como impermeabilizar tecido em casa

Compartilhe
  • 8
  •  
  • 3
  •  
  •  
  •  
  •  
    11
    Shares

Talvez você esteja se perguntando qual a utilidade de se impermeabilizar um tecido, não é mesmo?

No entanto, esse pequeno truque pode ser muito útil não só para quem trabalha com artesanato em tecido, mas também para protegermos alguns elementos da nossa casa, como por exemplo o sofá e as poltronas que vira e mexe são alvos de certos desastres, como um líquido que cai sobre eles e acaba manchando.

No post de hoje você vai descobrir como impermeabilizar tecido aí mesmo na sua casa, utilizando materiais simples e fáceis de encontrar.

Ficou curiosa para descobrir como deixar os tecidos do seu artesanato e da sua casa impermeáveis? Então continua lendo que tem muita coisa legal pela frente!

Como impermeabilizar tecido com termolina caseira

Certamente a maioria dos artesãos e artesãs já deve ter ouvido falar em termolina e adoram esse produto, mas algumas pessoas talvez nunca tenham visto ou utilizado ela, então vou explicar para que ela serve.

A termolina é uma espécie de impermeabilizante e serve tanto para tecidos, quanto para outros tipos de materiais, como isopor e papel. Em lojas de artesanato você encontra termolina para comprar de diversas marcas, como a Acrilex, Corfix, Gato Preto, entre tantas outras .

Porém, hoje eu vou te ensinar a fazer a sua própria termolina caseira para impermeabilizar seus tecidos. Assim você não vai precisar gastar dinheiro comprando no mercado.

Para isso, vamos precisar dos seguintes materiais:

  • 2 copos de água
  • 1 copo de cola branca extra
  • 1 colher de sopa de álcool em gel

O bom é que a maioria desses materiais, muito provavelmente, você tem em casa.

Passo a passo:

  • Em primeiro lugar, coloque a cola branca em um pote.
  • Em seguida, acrescente o álcool em gel e mexa um pouco.
  • Finalize colocando a água e misture bem até ficar homogêneo.

Aplicando a termolina ao tecido

Agora que você já sabe como fazer a termolina, vamos ver como impermeabilizar tecido usando o produto que acabamos de fazer?

Primeiramente, coloque o tecido que você deseja impermeabilizar sobre uma superfície lisa, mas com a estampa virada para baixo e em seguida é só aplicar a termolina que você mesmo fez sobre o tecido com a ajuda de um pincel.

Depois que você aplicar o produto em toda a superfície do tecido é só deixar ele secando no varal e pronto! Quando secar faça o teste para ver como a água não vai aderir ao tecido.


Foto: Lilá Criando Ideias Via Elo7

Uma dica bem legal é você utilizar essa técnica da termolina caseira para aplicar nos tecidos usados para fazer caixas forradas com tecido.

Dessa forma você garante ao seu cliente que ele pode ficar tranquilo se algum líquido cair sobre a caixa ou até mesmo se ela ficar meio suja e o cliente quiser passar um pano úmido para ajudar a limpar.

Isso é uma forma até de agregar mais valor ao seu produto, pois ele terá um diferencial em relação ao da concorrência. Basta pensar em quantas pessoas vendem caixinhas forradas com tecido, por exemplo e quantas fazem esse trabalho com tecido impermeabilizado. No mundo dos negócios ter um diferencial pode ser a chave para o sucesso.

Impermeabilizando com papel contact:

Em segundo lugar, o papel contact é facilmente encontrado em papelarias, porém seu custo acaba sendo um pouco mais alto do que o da termolina que eu ensinei como fazer aqui em cima.

Esse tipo de impermeabilização é ideal para ser aplicada em superfícies menores, como por exemplo um caderno que a gente queira cobrir a capa com tecido.

Para saber como impermeabilizar tecido com papel contact, anote primeiro os materiais que iremos utilizar:

  • Papel contact transparente
  • Ferro de passar roupa
  • Tesoura

Passo a passo:

  1. Em primeiro lugar, passe o tecido que você deseja impermeabilizar com o ferro nos dois lados.
  2. Em segundo lugar, aplique a parte adesiva do papel contact no lado estampado do tecido.
  3. Em terceiro lugar, coloque a parte que não cola por cima do tecido e passe novamente (cuidado para o ferro não estar muito quente, pois pode derreter o papel contact).
  4. Para finalizar, passe o lado contrário do pano.

Depois de seguir esses passos seu tecido estará pronto para ser aplicado em qualquer tipo de artesanato que você queira, como na foto abaixo.


Foto: Que Papelão via Elo7

Dica: Aproveite que muitas pessoas hoje em dia estão aderindo aos chamados planners e ofereça um produto ainda mais exclusivo. Utilize a técnica para impermeabilizar tecidos com papel contact que você acabou de ver e monte planners para vender (não deixe de conferir o post onde ensinamos a montar um planner clicando aqui).

Usando cola de silicone para impermeabilizar tecido:

Por fim, a última técnica que eu trago para vocês de como impermeabilizar tecido é a que usa cola de silicone.

Para esse tipo de impermeabilização vamos precisar dos seguintes materiais:

  • Cola para silicone
  • Plástico filme
  • Espátula

Passo a passo:

  1. Em primeiro lugar, passe a cola de silicone na parte do tecido onde tem estampa e espalhe bem com a espátula de modo que ele cubra toda a área.
  2. Em seguida, cubra todo o tecido com o plástico filme e estique bem, para que o plástico grude bem na cola.
  3. Por fim, espere por cerca de 3 horas, ou até secar completamente e puxe o plástico.

Simples, não é mesmo? E sabe onde fica interessante de aplicar essa técnica aí na sua casa? Nos sofás e nas poltronas.

Dessa forma você evita que quando cair algum líquido nesses móveis eles acabem manchando a superfície dele.

Outra sugestão é aplicar essa técnica também aos tecidos que colamos na parede. Lembra que já ensinamos a forra parede com tecido? Se não lembra, vale clicar aqui para ler o post na íntegra.

O resultado final vai ficar parecido com esse da foto a seguir:

Hora do passo a passo: Caixa de joia forrada com tecido impermeabilizado

Foto Etsy

Olha que legal esse conjunto de caixinhas forradas com tecido que você pode fazer para decorar sua casa, dar de presente ou até mesmo vender. Interessante é que elas são multiuso, então podemos usar para guardar bijuterias, maquiagem, ou até mesmo o kit para fazer as unhas.

Vamos precisar dos seguintes materiais:

  • 2 caixas de MDF em tamanhos diferentes
  • Tecido com a estampa de sua preferência
  • Tinta de PVA branca e mais de outra cor que combine com os tecidos escolhidos
  • Cola para tecido
  • Pincel
  • Tesoura
  • Lixa

Passo a passo:

  1. Em primeiro lugar, passe uma camada de tinta branca por dentro e fora das caixas e depois de seco lixe toda a peça para ficar uniforme.
  2. Em segundo lugar, pinte o interior das caixinhas com uma cor que combine com a estampado tecido que você escolheu.
  3. Em terceiro lugar, aplique uma das técnicas de impermeabilização no tecido escolhido e espere secar completamente.
  4. Para finalizar, passe cola para tecido na superfície da caixa e vá colando o tecido. Lembre-se de deixar bem esticado e de cortar o que sobrar.

Um jogo de caixinhas como esse pode te dar uma boa lucratividade, mas a melhor forma de calcular o preço certo é usando a nossa calculadora de preço de artesanato. Você já experimentou?

Por que impermeabilizar tecidos?

Essa é uma pergunta fácil de responder. Existem alguns benefícios de se impermeabilizar tecido e eu vou te mostrar quais são:

  • É mais fácil para limpar: Com o tecido impermeabilizado você só precisa de um pano úmido para limpar qualquer sujeira que possa se acumular na superfície de pano.
  • Protege contra a luz solar: Caso você não saiba, a luz solar pode, com o tempo queimar as superfícies de pano e desbotar as cores originais da peça ou do móvel. Dessa forma, quando você impermeabiliza uma superfície, além de proteger contra líquidos e poeira, você também evita que o sol estrague aquela área.
  • Protege contra manchas: Ninguém está imune a manchas nos tecidos, porém, o que estiver impermeabilizado não vai absorver os líquidos que possam cair sobre eles. Evitando assim maiores estragos.

E no post de hoje você aprendeu como impermeabilizar tecido sem precisar gastar muito dinheiro (utilizando poucos ingredientes que inclusive podem ser encontrados em casa mesmo).

Até existem alguns produtos no mercado como sprays e a própria termolina que podemos comprar e utilizar para impermeabilizar peças, móveis e madeiras, no entanto, as técnicas que ensinamos hoje aqui são bem mais em conta e não vão pesar no seu orçamento.

Somado a isso, você também descobriu as vantagens de se impermeabilizar as peças em tecido e como isso pode agregar valor para o seu trabalho.

Agora é hora de colocar em prática tudo o que foi aprendido hoje e começar a experimentar essa técnicas aí na sua casa. Até a próxima!

2 comentários em “Descubra como impermeabilizar tecido em casa”

Deixe um comentário