Arte com Papel

Como fazer máscara de proteção caseira com vários tecidos

Compartilhe

Em tempo de coronavírus o mais importante é se proteger. Os bons hábitos de higiene, como por exemplo lavar as mãos sempre que tocar em superfícies e o uso de álcool em gel ou álcool 70% têm aparecido constantemente nas mídias.

Além da importância desses hábitos, os governos têm incentivado o uso de máscaras por toda a população como forma de ajudar no combate a esse vírus que vem se espalhando cada vez mais rápido por todo o mundo.

Porém, sabemos que as máscaras têm se tornado artigo raro no mercado e as que ainda existem tem se pedido que sejam destinadas apenas aos profissionais de saúde.

Surgiram então em cena as máscaras de pano feitas com alguns tipos de tecido específicos que foram recomendadas pelo Ministério da Saúde. E no post de hoje você vai aprender como fazer máscara de proteção usando esses tecidos recomendados.

Essas máscaras caseiras, além de oferecer proteção contra a COVID-19 ainda têm se mostrado uma boa oportunidade de negócio para diversos artesãos e artesãs, que, como muito trabalhadores informais, se viram com a renda reduzida nesse cenário.

Continue lendo para aprender como fazer máscara de proteção caseira.

Quais os tecidos mais recomendados para fazer máscara de proteção:

De acordo com o site do Ministério da Saúde existem alguns tecidos mais indicados para a confecção de máscaras de proteção contra o coronavírus e são esses a seguir:

  • Algodão
  • Tricoline
  • TNT

Outros tecidos até podem ser usados, mas esses são os melhores. Contudo, o mais importante, independentemente do tecido que você use, é que a sua máscara tenha pelo menos duas camadas de tecido.

Além disso, elas devem ser de uso individual e devem ser grandes o suficiente para cobrir totalmente o nariz e a boca, sem que haja espaços nas laterais.

Como fazer máscara de proteção de algodão:

Em primeiro lugar, o algodão é um tecido bem fácil de encontrar e a vantagem dele é que ele é mais fresco, então você não acaba ficando com uma sensação de abafado muito grande ao colocar a máscara.

Esse modelo da foto é o modelo mais comum que vemos por aí e para confeccioná-lo não precisamos de muita coisa além do tecido, elástico, linha e a máquina de costura.

Para fazer uma máscara de proteção tamanho adulto basta fazer dois quadrados de 18cm de lado e duas tiras de elástico de 20cm de comprimento cada.

A partir daí, você dobra o tecido ao meio e faz um pequeno cortezinho e ao abrir, um segundo corte em cerca de 2,5cm. Em seguida faça pregas com o ferro de passar roupa e costure a lateral prendendo o elástico em cada ponta.

Já existe outro modelo de máscara de algodão se assemelha mais ao modelo que é chamado de N95 e pode ser chamada também de máscara bico de pato.

O molde para essa máscara lembra um pouco um filtro de café. Você irá traçar o molde lado a lado 4 vezes para ter as duas camadas de tecido e em seguida recortar. Para finalizar é só fazer as costuras na máquina e prender os elásticos.

Independente do modelo que você escolher, o interessante dessas máscaras de proteção caseira é que elas podem ser feitas com qualquer estampa. Se você está pensando em fazer para vender é legal ter uma variedade de estampas para homens e mulheres, assim como opções lisas caso o cliente prefira.

Mais sugestões de máscara de proteção caseira de algodão:

Foto D&F personalizados via Elo7

Foto: Atelie Coisas da Arte

Utilizando o TNT para fabricar máscara de proteção:

Outro material que pode ser utilizado para fazer sua máscara de proteção é o TNT e a vantagem dele é que ele é mais barato do que o algodão, no entanto talvez você não encontre tanta variedade de estampas como o algodão.

Os modelos e a forma de fazer são basicamente os mesmos que mostramos com o algodão. Nesse modelo dá para ver que existe uma bordinha feita para diversificar um pouco a máscara.


Foto Destaque em Couro via Elo7

Diferentemente dos modelos mostrados até agora, esse em TNT ao invés de prender na orelha, fica preso na cabeça.

Para algumas pessoas é a até melhor, pois a máscara que prende na orelha com o uso acaba incomodando um pouco, então esse modelo que prende por trás pode ser mais confortável.

Mais modelos de máscara de proteção em TNT:

Foto EAtelie Edupe via Elo7

Versão infantil:

Também é importante que os pequenos utilizem a máscara de proteção e o legal é escolher estampas bem divertidas, para que eles queiram usar a máscara, já que ela pode ser bem incômoda para eles.

Vale lembrar que as medidas para as máscaras deles devem ser menores e o quadrado deve ter cerca de 15 cm de lado para fazer uma máscara igual a essa.

Também é possível fazer máscaras de proteção no modelo bico de pato para os pequenos e inclusive acho que é mais confortável para eles. Brinque com estampas dos personagens favoritos deles e tenho certeza de que o produto será um sucesso.

Mais sugestões de máscara infantil:

Foto Atelie pequena princesa via Elo7

Foto Atelie Kriarte via Elo7

Por fim, não importa se sua máscara é de algodão, TNT ou tricoline, o mais importante é estar protegido durante esse período difícil que estamos passando. E é claro, não esquecer das regras de higiene.

Para quem for fazer as máscaras de proteção para vender, utilize nossa calculadora de preços para conseguir o preço certo no seu produto e faça boas vendas.

Até a próxima!

1 comentário em “Como fazer máscara de proteção caseira com vários tecidos”

Deixe um comentário