Arte com Papel

eva passo a passo

Tudo Sobre Artesanato em EVA

Tudo Sobre Artesanato em EVA
5 (100%) 1 vote

 

O EVA é um material que faz muito sucesso no universo do artesanato, não é mesmo? Ele está presente em diversas peças super criativas! 

E se você deseja saber mais sobre este material tão versátil, aqui é o lugar ideal para você aprender! 

foto: webringtheparty.net

Antes de começar a utilizar um tipo de material ou uma técnica artesanal convém sempre pesquisar, se informar, ver materiais educativos e tutoriais que auxiliem na aprendizagem. Dessa forma, é possível colocar na prática todo o conhecimento teórico adquirido.

Mas nem sempre temos a possibilidade de gastar muito tempo nos informando e pesquisando. Por isso, vale muito a pena aprender de forma rápida e prática.

Pensando nisso, hoje selecionamos as informações com tudo sobre artesanato em EVA! Aqui você vai aprender o que é, quais peças criar e quais tipos de materiais utilizar! Aproveite! 

O Que é EVA?

eva colorido

foto: www.xyfeva.com

EVA é uma sigla que em português significa acetato-vinilo de etileno, esta sigla deriva do termo em inglês Ethylene Vinyl Acetate. O EVA é um tipo de espuma sintética e emborrachada perfeita para ser utilizada na produção artesanal! 

As placas ou folhas de EVA podem ser encontradas em uma ampla variedade de cores, densidades e espessuras. Alguns lugares vendem até mesmo EVA com glitter ou estampados. 

O EVA não é apenas utilizado no artesanato, mas também, costuma funcionar bem para a decoração de quartos infantis, creches, escolas e academias de esportes, artes marciais e atividades circenses. 

A utilização de EVA nestes espaços é comum devido ao seu alto poder de absorção de impactos que protege as pessoas das quedas. Dessa forma, ele é um ótimo aliado que impede as pessoas de se machucarem! 

O EVA é um material atóxico, sendo assim, ele não é prejudicial à saúde. Além disso, ele é lavável, aderente e super resistente! E sua flexibilidade possibilita diversas criações, é o que veremos a seguir!

Artesanato Com EVA: O Que Fazer?

brinquedo artesanal com eva

foto: joyimgd.pw

Existem inúmeras peças artesanais que podem ser feitas com EVA. Com ele e toda a diversidade disponível no mercado, você pode criar objetos decorativos e utilitários. 

É possível fazer decoração de materiais escolares como cadernos, agendas e livros. Você também pode fazer, estojos, capas para carteirinhas, entre outros materiais.

Com EVA, você pode criar organizadores para a mesa do seu quarto ou escritório. Assim, suas canetas, tesouras, clipes e outros materiais fundamentais não ficarão mais jogados pela casa e será bem mais fácil encontrá-los! 

Também é possível fazer objetos decorativos como porta-retratos super criativos! Eles ficam lindos e ajudam a tornar os ambientes mais agradáveis! 

O EVA pode, ainda, ser utilizado para criar bonecas, bonecos e brinquedos. Eles são perfeitos para as crianças, devido ao fato de serem atóxicos, resistentes e maleáveis. Por isso, também são muito usados na criação de materiais pedagógicos. 

Outra ótima opção para você fazer artesanato com EVA é criando acessórios e brinquedos para o seu bichinho de estimação. Você pode fazer lacinhos, gravatinhas, ossinhos, entre outros modelos que os Pets vão adorar! 

Além disso, você pode utilizar o EVA para fazer moldes e lembrancinhas. As possibilidades são infinitas e basta fazer uso de sua criatividade! 

Materiais Para Fazer Artesanato em EVA

Para fazer suas criações em EVA você pode utilizar desde materiais mais básicos e tradicionais até materiais adicionais e decorativos. Saiba mais abaixo! 

Materiais Básicos

Os materiais básicos que você pode precisar para fazer suas criações são a cola, a tesoura, caneta de marcação invisível, o lápis Nº2 e a fita adesiva dupla face. 

O lápis é ótimo para fazer marcações que depois podem ser apagadas ou escondidas. Caso você precise fazer marcações invisíveis pode contar com a caneta de marcação invisível, pois, quando utilizada corretamente, ela não deixa nenhuma marca. 

A fita adesiva dupla face é perfeita para quando você precisa fixar mais de uma parte do EVA ou um material no outro. Ela pode ser uma ótima aliada na produção artesanal com EVA.

Já as tesouras podem ser utilizadas de acordo com a sua necessidade e gosto pessoal. É possível até mesmo utilizar tipos de tesoura para um corte alternativo como a tesoura de picotar EVA. Com ela, você pode fazer acabamentos em Zig Zag. 

Alguns artesãos que trabalham com EVA gostam de usar a tesoura de precisão, pois ela possibilita um corte detalhado. Então, para escolher a tesoura ideal para a sua criação, basta definir qual o tipo de detalhe ou artesanato você deseja fazer.

Em relação à cola, você escolher uma cola especial para EVA ou outras alternativas. Para colar EVA você pode usar cola universal, cola instantânea ou pistola de cola quente. Porém, cuidado com o acabamento de sua peça ao utilizar cola quente para que ela não deixe fiapos de cola!

Materiais Para a Decoração

Para enfeitar suas peças de EVA você pode contar com diversas opções como pedrarias para artesanato, botões, olhos móveis e fitas de tecido. 

Você pode fazer uma combinação harmoniosa com todos estes materiais. Outra ótima opção para criar rostos e enfeites é utilizar até mesmo outros pedaços de EVA ou feltro. Assim, suas criações ficarão incríveis! 

Fonte da foto: https://casaydiseno.com/manualidades-con-goma-eva-faciles.html

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe Um Comentario