Arte com Papel

Material Para Cartonagem

A cartonagem é uma técnica artesanal onde usamos papelão forrado com tecido para fazer não só encadernação, mas também caixas, bolsas e vários outros tipos de objeto. Mas você sabe qual o material para cartonagem que não pode faltar no seu atelier?

Diferentemente do MDF, as peças feitas com essa técnica da cartonagem podem ter formas mais curvas. Assim sendo, você tem mais liberdade para modelos que com outros tipos de materiais não conseguimos.

Ela também é bastante usada por quem trabalha fazendo lembrancinhas de festas de aniversário, 15 anos, casamento, batizados, etc. Você pode fazer caixinhas, caderninhos, bloquinhos e muito mais.

Continue sua leitura e descubra quais os materiais para cartonagem que vão deixar seu trabalho ainda mais bonito.

Material Básico para Cartonagem:

Antes de mais nada, vamos começar com os insumos básicos para quem quer começar a trabalhar com essa técnica:

  • Papelão Holler ou semelhante: Eles são a base desse tipo de artesanato cartonagem e sem eles não tem como fazer as peças.
  • Tecido 100% algodão: Serve para forrar tanto o interior quanto o exterior da peça e dar o acabamento que queremos
  • Cola Branca PVA: Junto com o papelão é a alma do artesanato de cartonagem.
  • Objetos para decoração: Quer dar um toque único para suas peças, então utilize objetos de decoração variados como pérolas para criar um diferencial para o cliente.
  • Cola instantânea: Mais potente que a cola Branca PVA, essa cola pode ser necessária para certos tipos de trabalho
  • Elástico: É uma ferramenta ótima para ajudar na secagem de algumas peças. Ao invés de você ficar segurando até secar pode prender com o elástico.
  • Fitas: Outro tipo de material que ajuda na decoração das suas peças. É legal que seu produto seja diferenciado, pois isso atrai mais clientes
  • Puxadores: Caso você faça caixas com gavetinhas, ou então caixas que possam ser carregadas é legal ter uma variedade de puxadores para colocar nas suas peças.
  • Ilhoses:  São pequenas peças de metal que ficam ao redor dos furos e servem para o papelão não estragar com o tempo naquele furo.
  • Tiras de couro para alças: Se você for fazer maletas essas tiras podem dar um charme bem legal ao seu trabalho.

É claro que dependendo do trabalho que você esteja fazendo os materiais podem variar um pouco. No entanto, esses são os materiais básicos para se ter em um atelier.

Todo artesão quer ter o próprio cantinho, não é mesmo? Se você ainda não tem o seu, temos um ótimo artigo que ensina como montar um atelier de artesanato sem gastar muito.

Ferramentas Importantes para Cartonagem

Além dos materiais, também é importante ter as ferramentas corretas, pois elas te ajudam a ter um trabalho melhor no final.

  • Base de corte: É sobre ela que iremos trabalhar. Existem diversos tamanhos de base de corte e ela serve para ajudar a cortar na medida certa e também evitar danos na sua mesa.
material para cartonagem base de corte
  • Régua de aço:  Utilizada para fazer medidas essa é uma peça coringa do material para cartonagem
  • Pincel: Te ajuda a espalhar a cola pela peça de maneira mais uniforme
  • Estilete: Essa ferramenta é muito importante para fazer cortes mais precisos. Junto com a régua eu acho que é muito mais fácil e rápido cortar com estilete.
  • Tesoura: Essa ferramenta também é coringa e na cartonagem te ajuda na hora de cortar tecidos ou papeis diversos.
  • Rolinho de espuma: Também serve para espalhar a cola nas peças e eu acho que faz menos sujeira que pincel.
  • Espátula: Serve para esticar o tecido ou o papel no papelão sem ficar nenhuma bolha de ar.

Com essas ferramentas seu material para cartonagem básico está montado. Contudo Existem outras ferramentas que podemos acrescentar na nossa lista que vão facilitar ainda mais a sua vida.

Ferramentas Adicionais ao Kit Básico

  • Dobradeira: Feita com material antiaderente, a dobradeira serve para dobrar o papelão sem atrito ou riscos na superfície
  • Cortador circular: Lembra um pouco aqueles rolos de cortar pizza e serve para te ajudar a fazer cortes precisos no papelão.

A cartonagem é um dos tipos de artesanato com papel, outros tipos são o scrapbook, a encadernação artesanal, entre outros. E você pode conhecer mais desses tipos de artesanato aqui mesmo no blog.

Muitas dessas ferramentas e materiais são utilizados em outros tipos de artesanato com papel. Se você quiser, temos um artigo bem completo com nossos produtos favoritos para esse tipo de artesanato que você não pode deixar de ler.

Onde Comprar Material para Cartonagem

Para quem quer saber onde comprar material para cartonagem, todas essas ferramentas e materiais que eu citei aqui você encontra papelarias, lojas de tecido, armarinhos e lojas de artesanato aí na sua cidade. O importante é que você pesquise bem os preços para não extrapolar o orçamento.

Outra opção é comprar material para cartonagem online em lojas virtuais como a Amazon. A grande vantagem é que você compra e recebe suas mercadorias no conforto da sua casa!

Porque Amazon Brasil? Garantia de A a Z, entrega em até 2 dias nas capitais, atendamento ao cliente de alta qualidade, e frete grátis com Amazon Prime.

Gostou das nossas dicas? Tem alguma dúvida? Então deixe seu comentário aqui embaixo. Até o próximo artigo!

Outros Artigos sobre Materiais para Artesanato

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Arte com papel

Arte com papel

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Leave a Comment

Artigos Recentes
Receba Novidades Por Email
Seu e-mail estará protegido
Redes Sociais

Curso Grátis
Album Artesanal

Inscreva-se gratuitamente e faça parte dessa turma! Aulas em vídeo