Arte com Papel

vendar artesanato utilizando aplicativo para celular

Como Usar Whatsapp Para Divulgar Seu Artesanato

Como Usar Whatsapp Para Divulgar Seu Artesanato
5 (100%) 1 vote

Estamos vivendo na era digital e os meios de comunicação digitais estão cada vez mais presentes na vida de todas as pessoas. Ao longo dos anos muitas ferramentas novas foram surgindo, como as redes sociais, por exemplo.

O número de aplicativos para celular também crescem cada vez mais, acompanhando este boom digital que aconteceu e continua se expandindo. E um deles que está fortemente presente na vida cotidiana das pessoas é o Whatsapp.

Você pode não ser uma pessoa tão adepta dos meios digitais e da tecnologia, porém, com certeza uma das redes deve utilizar. Seja o Facebook, o Instagram, Contas de e-mail ou Aplicativos no celular, certamente alguma destas ferramentas você utiliza. Não é mesmo?

No caso dos aplicativos para celular, fica ainda mais próximo o contato com a tecnologia. Muitas pessoas estão se adaptando à nova era tecnológica, mesmo que seja apenas para responder e enviar mensagens em aplicativos como o Whatsapp.

Ele é um aplicativo de mensagens instantâneas e chamadas de voz e vídeo para Smartphones. Foi lançado no ano de 2009 e hoje, em 2019, a troca de mensagens por celular utilizando Smartphones é considerada um dos principais usos dos aparelhos móveis.

Sendo assim, como não pensar em utilizar esta ferramenta que tem mais de 100 milhões de usuários ativos para divulgar e vender suas peças artesanais? Você não pode deixar de aproveitar este meio de divulgação, marketing e propaganda de seus produtos. Neste artigo, vamos compartilhar com você como usar o Whatsapp para fins de divulgação de seu trabalho. Confira!

Primeiro Passo Para Divulgação

Para começar a divulgar suas peças artesanais pelo Whatsapp você precisa primeiro criar contatos com esta finalidade. Você até pode divulgar para amigos e familiares, porém, é mais eficiente adquirir contatos novos que funcionem para entrar numa lista de clientes.

Diferentemente do Facebook e Instagram, no Whatsapp as pessoas que gostam do seu trabalho, seus clientes e futuros clientes, não conseguem localizar seu contato, pois no aplicativo não há campo de busca para encontrar pessoas sem estarem na sua agenda.

Dessa forma, você precisará divulgar seu contato para que as pessoas comuniquem-se com você pelo aplicativo. Divulgue seu número em canais como o Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest e nas lojas online em que você vende seus artesanatos.

Também é importante ter o seu número de contato do Whatsapp junto com os produtos que você vende. Ele pode estar em sacolinhas personalizadas com sua marca ou em cartões de visita que serão entregues com a peça vendida.

Para evitar problemas o ideal é utilizar um número específico para os contatos. Assim, você utiliza um número de Whatsapp para contatos pessoais e outro para a troca de mensagens com seus clientes e futuros clientes.

Próximo Passo: Crie um Grupo de Artesanato

Depois que você conseguir montar sua lista de contatos com pessoas interessadas nas suas peças artesanais, crie um grupo temático para te ajudar na divulgação.

Lá você pode construir uma rede de pessoas apaixonadas por artesanato e será um canal não só para divulgação, mas servirá também para troca de repertório, técnicas, informações sobre eventos e feiras da área.

Caso seja necessário para comportar todos os seus clientes, crie mais de um grupo. Você pode dividir os contatos nos grupos de acordo com os segmentos e técnicas preferidas deles, ou até mesmo, de acordo com o local em que conheceu cada uma das pessoas.

Dê Continuidade Gerando Conteúdo

Uma vez criado o grupo, é importante não deixá-lo morrer. Crie conteúdo e mande mensagens para atualizar seus clientes sobre promoções, novas peças e técnicas adquiridas. O importante é colocar a criatividade para funcionar e manter o grupo vivo.

Você pode criar vídeos ou mandar áudios com novidades à respeito de suas peças artesanais. Conte curiosidades sobre suas técnicas e preferências artísticas, vale até mesmo indicar suas referências e pessoas que te inspiram.

Também é possível criar promoções exclusivas para as pessoas que estão no grupo. Dessa forma elas sentirão-se especiais e ficarão muito felizes em pertencer à esta comunidade formada por você.

Deixe claro para os membros que você está realizando uma venda antecipada apenas para quem pertence ao grupo. Faça dias promocionais com 10%, 20% ou até mesmo 50% de desconto. Todos ficarão empolgadíssimos!

Utilize Gatilhos Mentais para Realizar Vendas

Como grande parte da comunicação via Whatsapp é por texto, aproveite para utilizar gatilhos mentais, dessa forma, você não só divulgará seus produtos, mas também conseguirá vendê-los mais facilmente.

Os gatilhos mentais funcionam como uma estratégia de comunicação em que você oferece benefícios para seus clientes. Eles podem estar presentes como gatilhos de urgência, por exemplo, em que você deve associar seus produtos às palavras “somente hoje” ou “agora ou nunca” fazendo com que o cliente sinta que precisa comprar rapidamente e aproveitar a oferta.

Portanto, comece hoje mesmo a usar o Whatsapp como ferramenta de divulgação e contato com seus clientes e caso você ainda esteja com receito sobre o preço dos seus produtos dá uma conferida nesse artigo sobre cálculo de preco de artesanato! Boas vendas!

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe Um Comentario