Arte com Papel

vaso de plantas em parede

Como Fazer Horta na Parede

Como Fazer Horta na Parede
5 (100%) 1 vote

 

Quem ama decoração sempre conta com plantas para deixar o ambiente mais bonito e agradável! As plantas são ótimas para atribuir tranquilidade ao espaço e, ao mesmo tempo, trazem inúmeras outras vantagens!

Muitas delas são comestíveis e podem ser plantadas em vasos para ficarem dentro de casa. Sendo assim, é possível fazer sua horta repleta de temperos e hortaliças mesmo em espaços pequenos como apartamentos.

Existem diversas formas de organizar sua horta e muitas opções de plantas que você pode escolher. Em espaços menores, você pode considerar montar sua horta suspensa na parede ou teto. Também é possível fazê-la em prateleiras e nichos.

Dessa forma, além de manter sua casa bem decorada e cheia de vida, você tem acesso a hortaliças, ervas e temperos frescos. Você pode até mesmo optar pela forma de cultivo orgânico! 

As hortas suspensas, também chamadas de hortas verticais, vêm fazendo cada vez mais sucesso! Elas são feitas nas paredes, contando com o auxílio de alguns materiais e suportes. 

Então, que tal começar agora mesmo a fazer sua horta? Aproveite as dicas e informações que trouxemos para você aprender como fazer horta na parede! 

Como Escolher as Plantas Ideais Para a Sua Horta Suspensa?

Para começar, vamos ensiná-lo como fazer a escolha da melhor opção de planta para você! Este aspecto é bastante importante, pois muitas vezes queremos ter uma planta específica que exige cuidados mais avançados, e nem sempre temos o tempo necessário para oferecer estes cuidados e, no fim, elas acabam morrendo.

Sendo assim, antes de adquirir as plantas você deve considerar quais são seus hábitos cotidianos e sua disponibilidade para cuidar da sua horta. Se você for uma pessoa com a vida muito corrida, com pouco tempo disponível, o ideal é optar por plantas que exigem menos cuidados como as suculentas e os cactos.

Existem algumas outras plantas que precisam de menos água, incluindo temperos, como o alecrim e a salsinha. Mas você também pode escolher uma planta como a lavanda. O ideal é colocar estas plantas acima das plantas que precisam de mais água.

Por exemplo, se você quer montar uma horta bastante diversificada, pode escolher plantas como o orégano e a hortelã para ficar na fileira mais baixa e complementar sua horta com as plantas que citamos anteriormente. 

Outros cuidados que você deve ter antes de escolher suas plantas é evitar aquelas que precisam de muita luz solar direta. Afinal, muitas casas e apartamentos não recebem muita luz do sol. 

comparacao profundidade raiz das plantas

Além disso, verifique se a planta que você deseja necessita de solos mais profundos para as suas raízes, pois o vaso possui um espaço limitado. Portanto, as raízes das plantas não podem ser, nem precisar, de muito espaço para se desenvolver bem. 

São ótimas opções de plantas para você fazer sua horta pimentas, cebolinha, salsinha, alecrim, manjericão, hortelã, boldo, erva doce e coentro. Assim, você deixará sua casa linda e colherá seus temperos e chás na hora que desejar. 

Como Montar a Estrutura de Sua Horta na Parede?

Existem diversas maneiras e materiais para você montar a estrutura na parede que possibilitará sua horta suspensa. A estrutura na parede serve para manter seus vasos ou plantas fixas e seguras. 

Sua horta vertical pode contar com um painel feito com chapas de OSB, paletes ou madeira. Eles são perfeitos para serem utilizados como suporte para os vasos.

vaso com suporte de madeira artesanal

foto: rurallifestory.wordpress.com

Você também pode utilizar fios grossos, barbantes e cordas para fazer a estrutura vertical. Neste caso, o ideal é que trabalhe com garrafas PET como vasos para as plantas.

vaso de garrafa pet pintado suspenso por corda

Foto: Pinterest

Uma opção que deixa o ambiente moderno e bem decorado é o painel feito com tubos de bambu. Depois de fixado na parede, é só pendurar os vasos com as plantas para fazer sua horta.

vaso suspenso feito com cano pvc

Foto: homebnc.com

Muitas pessoas criam a estrutura com canos PVC e já utilizam o próprio cano como vasos. Esta opção é prática e você pode até mesmo utilizar canos coloridos para deixar o ambiente mais bonito!

Se você preferir também tem a possibilidade de fixar os vasos direto na parede. No entanto, deve tomar cuidado para que eles fiquem bastante firmes e seguros, assim, você evitará acidentes. Lembre-se também de verificar se sua parede suporta bem o peso dos vasos, sem sofrer danificações. 

Outro material que você pode utilizar para fazer a estrutura vertical de sua horta é o painel de arame. Ele é bastante recomendado e possibilita resultados incríveis! 

Como Escolher o Vaso Ideal Para as Plantas?

Além dos vasos tradicionais, você pode escolher outros materiais. Alguns deles podem ser até recicláveis, como embalagens de produtos. 

Você pode criar seus vasos com potes e garrafas de plástico ou vidro. Também pode utilizar latas de alumínio, canecas e bolsões feito com tecido.

As garrafas PET são ótima opções para você reciclar um material difícil de ser decomposto e prejudicial para o meio ambiente. Assim, além de evitar o descarte do material você ainda preencherá ele com lindas plantas! 

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe Um Comentario