Arte com Papel

divulgue sua marca em diferentes formas

Dicas de Branding Aplicadas ao Artesanato

Dicas de Branding Aplicadas ao Artesanato
5 (100%) 1 vote

 

Trabalhar com artesanato é uma oportunidade de conciliar uma atividade prazerosa com um negócio rentável. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, é possível sim viver de artesanato!

Mas para conseguir viver de artesanato é preciso utilizar algumas estratégias de negócios. A visão estratégica de negócios é algo fundamental para fazer seu artesanato bombar em vendas e reconhecimento!

É muito importante que você tenha consciência e encare a produção artesanal como sua marca e seu negócio. Estamos vivendo em um momento propício para o artesanato, pois as pessoas estão valorizando cada vez mais produtos feitos à mão e personalizados.

Estamos na época do consumo local e consciente, então, mais do que nunca você deve investir e acreditar na produção de suas peças artesanais. E para vendê-las deve contar com tudo que tem direito, marketing digital, divulgação, publicidade e propaganda.

E um dos aspectos fundamentais para fazer seu negócio decolar é a construção do Branding. Você já ouviu falar neste termo? O Branding é um termo da língua inglesa que refere-se à criação e consolidação da sua marca no mercado. Envolve todo o processo de gestão de sua marca.

O Branding é essencial para promover seu artesanato de forma profissional. E no artesanato a marca é a extensão da pessoa. Por este motivo, neste artigo, daremos dicas para você arrasar no Branding de seu artesanato! Confira a seguir!

Primeiros Passos

Para começar a fazer o Branding de seu artesanato você deve ter muita clareza na percepção de seu negócio. É importante saber quais são suas metas, objetivos e quais pessoas você deseja atingir, ou seja, defina quais serão as pessoas do seu público-alvo.

Tenha a definição do conceito de Branding bem claro na sua mente. É a construção da identidade da sua marca e dos seus produtos. Vai além da criação e utilização do logotipo, embalagens e produtos gráficos.

Tenha em mente que para fazer um bom Branding você deve considerar os lado imaterial de sua marca. No artesanato este fato é ainda mais fundamental, uma vez que a imagem de sua marca está diretamente relacionada com a imagem pessoal que você transmite.

Carinho nas Relações

Um aspecto do lado imaterial do Branding que tem bastante peso é a sua dedicação e carinho na forma de trabalhar e lidar com as pessoas.

O cuidado com a forma como você se relaciona com seus clientes e parceiros é fundamental para alavancar sua marca. Este aspecto pode ser o grande responsável pelo seu sucesso. Portanto, vale muito a pena se dedicar.

Faça as embalagens com bastante carinho. O seu capricho pode ser percebido até na forma como você expõe suas peças. Esteja consciente de que fazer seu trabalho com zelo e amor gera ótimos resultados.

Além disso, considere compartilhar sua história e criar uma relação afetiva, compartilhando seus valores e sonhos para a sua marca de artesanato. Portanto, tenha uma preocupação com o seu discurso e comunicação.

Criatividade e Identidade

Outro passo que precisa ser tomado logo no início é pensar de forma original e criativa. Para criar uma bom nome para sua marca ele deve ser atraente, fácil de memorizar e fácil de escrever.

Uma vez criado o nome você precisa registrar a marca para garantir que ela será sua. O registro é feito no INPI que é o Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Na sequência você deve criar com clareza sua identidade visual e verbal. Aplique o conhecimento da psicologia das cores e defina qual será a imagem aplicada nos materiais impressos e digitais.

Este passo contempla a criação do seu logo e das imagens que estarão presentes em seus materiais gráficos e digitais. Também é importante que sejam pensados de forma criativa e agradável esteticamente.

A identidade da sua marca precisa ter força, precisa ser marcante para se fixar na memória das pessoas. Dessa forma, não deixe de investir tempo, e se preciso, dinheiro, para a concepção de sua identidade visual.

Comportamento Ético

Uma parte que não pode ser negligenciada é o entrelaçamento entre sua imagem e sua marca. Então, é fundamental que você tenha cuidado na forma como se expressa e na maneira como se comporta.

Procure ter um comportamento bastante ético para que você possa representar sua marca com excelência. Não fale mal dos clientes nem de seus concorrentes. É importante que você trate a todos com respeito para não manchar e prejudicar seu Branding.

Manutenção

Após criar sua marca e divulgá-la é importante que você não se acomode e continue movimentando seu negócio. Tenha em mente que a gestão de sua marca deve ser feita em todos os dias e a todo momento.

Sendo assim, dê continuidade ao processo para conseguir conquistar seus objetivos. Mantenha seu discurso, ética e carinho. Continue se dedicando e mantenha o nível de qualidade em todos os aspectos da sua marca. Isto é colocar o Branding para artesanato em ação!

 

Você Acha Que Isso É Importante Pro Seu Artesanato? Comenta Aqui Embaixo:

 

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

2 comentários sobre “Dicas de Branding Aplicadas ao Artesanato

Deixe Um Comentario