Arte com Papel

macrame feito com linha branca

Macramê Para Iniciantes

Macramê Para Iniciantes
5 (100%) 1 vote

 

Está procurando dicas de macramê para iniciantes, acertei? Aqui é o lugar ideal para você aprender tudo o que precisa para fazer suas criações! 

Para começar, vamos entender o que é exatamente o macramê? O macramê é uma técnica artesanal que consiste em entrelaçar fios e fazer nós. É um tipo de arte bastante fácil de fazer manualmente, sem a utilização de máquinas e ferramentas. 

Sendo assim, a confecção de peças artesanais com macramê é feita com as próprias mãos. E existem diferentes tipos de nós e trançados que você pode fazer em sua casa.

macrame com linha branca e laranjafoto:amazon.com

Após aprender a fazer o macramê você pode criar objetos decorativos e utilitários. É possível fazer muitos tipos de artesanatos super lindos como cortinas, suportes, sapatilhas, sandálias, bijuterias, cestos, entre outros.

bolsa artesanal

O termo macramê tem origem na palavra árabe Migramah que significa tecido com franjas. E o significado da palavra macramê é “nó” e refere-se à técnica feita através de nós como o nó simples e o nó duplo.

Então, confira as informações de macramê para iniciantes que trouxemos para você aqui! Coloque sua criatividade para funcionar e comece hoje mesmo! 

Origem do Macramê

A técnica de tecer fios manualmente conhecida como macramê é originária da pré-história. Época em que os seres humanos amarravam fios, fibras animais ou vegetais para criar objetos e agasalhos. 

O macramê foi introduzido na Espanha durante a conquista da Península Ibérica. Posteriormente, a técnica foi difundida por toda a Europa. 

Os marinheiros também foram responsáveis por difundir o macramê pelo mundo, pois eles utilizavam a técnica para fazer os nós de suas navegações. 

Os Portugueses que introduziram o macramê no Brasil na época da colonização. Eles teciam enxovais e ensinavam a técnica para os escravos. Desde então, é uma atividade artesanal bastante exercida no país.

Materiais Para Fazer Macramê

Existem alguns materiais que são essenciais para fazer macramê e vamos conhecê-los agora! 

O primeiro material que abordaremos são os fios. Você pode fazer seu macramê com fios de algodão, sisal, barbante, tricô, crochê, lã e algodão. Todos geram belíssimos resultados!

linha de la colorida para macrame

Mas você não precisará apenas dos fios que serão entrelaçados, também é fundamental contar com a ajuda de uma régua de macramê. Nela, você vai preparar os fios para cortar e enrolá-los para começar a fazer os nós e pontos. 

Dependendo da peça que você vai criar, você também pode utilizar aros de madeira ou plástico. É possível fazer filtros dos sonhos, por exemplo. 

Além disso, pode ser útil ter uma tesoura e agulhas por perto. E, claro, o mais importante para fazer a técnica de macramê são as suas mãos! 

Pontos e Nós

Para fazer seus artesanatos em macramê você precisa aprender pelo menos os dois pontos principais que são o ponto festonê e o ponto nó duplo. Há uma grande diversidade de nós como os simples, quadrado, Josefina, chato e meio-nó alternante. 

Veja como fazer uma pulsera em macrame utilizando ponto básico:

 

 

O ponto festonê precisa de pelo menos dois fios para ser feito. Você pode começá-lo pela direita ou pela esquerda, entrelaçando o primeiro fio com todos os outros. Ao continuar repetindo este processo é possível fazer sua peça em macramê.

Para fazer o ponto nó duplo, você precisa separar os fios e começar a entrelaçá-los. Primeiro, comece da esquerda para direita, depois passe os da direita no meio da laçada até firmar o nó. Continue repetindo o processo até criar a quantidade necessária para o seu objeto artesanal.

O nó simples pode ser feito separando duas partes iguais e dando uma laçada nos fios, passando-os um em cima do outro. Para visualizar o processo, procure diversos tutoriais de vídeo que existem no You Tube, assim, ficará mais fácil de aprender cada um dos nós e pontos! 

Peças Artesanais de Macramê

Agora vamos dar algumas ideias de peças artesanais que podem ser feitas em macramê! Aproveite agora mesmo para se inspirar! 

foto: archzine.com

Você pode fazer diversas peças decorativas para a sua casa. É possível fazer cortinas para as suas janelas ou portas, elas ficam lindas com a técnica de entrelaçamento e nós de fios.

 

Também é possível criar acessórios e bijuterias como cintos, brincos, alças, colares e pulseiras. Para isso, você vai precisar de outros itens artesanais como ganchos, fechos, entre outros.

foto:rockindeco.com

Outro tipo de peça em macramê que você pode fazer artesanalmente é o suporte para vasos suspensos. Eles dão um ar super artesanal para a decoração de sua casa e combinam super bem com as plantas e vasos! 

E não são só os vasos que podem ser suspensos com macramê! Você pode criar suportes em macramê para terrários e deixar sua casa ainda mais bonita. 

Além disso, você pode criar também peças artesanais como calçados. Sim, você pode até mesmo utilizar o macramê para fazer sapatilhas e sandálias! 

Então, continue pesquisando e praticando para ficar cada vez mais habilidoso na técnica de macramê! Assim, você poderá criar cada vez mais peças incríveis!

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

1 comentário sobre “Macramê Para Iniciantes

Deixe Um Comentario