Arte com Papapel

faça sua massinha para modelar utilizando trigo e outros materiais

Como Fazer Massinha Caseira?

Como Fazer Massinha Caseira?
5 (100%) 1 vote

 

 

 

Todo mundo que atualmente é adulto provavelmente brincou com massinha quando era criança, não é mesmo?  E as crianças de hoje em dia, mesmo com todos os aparelhos tecnológicos, continuam amando brincar com massinha.

As massinhas são produtos fáceis de manipular e bem macios, chega até a ser uma atividade terapêutica manipulá-las. E elas dão vida à vários animais, flores e formas que podem ser criadas com elas.

Existem muitas cores de massinhas, há várias opções para quem quer brincadeiras bastante coloridas. Também é possível encontrar muitas marcas diferentes que fabricam o produto.

No entanto, quem tem habilidades manuais e gosta de fazer artesanato sabe como o ato de fazer massinha já vira parte da brincadeira. As crianças adoram é uma ótima atividade para ser feita em família.

Além disso, ao fazer sua massinha caseira em casa você pode escolher não utilizar ingredientes tóxicos. Sendo assim, você pode proteger seus filhos, alunos, sobrinhos ou netos de serem expostos à substâncias que podem ser nocivas à saúde.

Então, neste post vamos ensinar para você como fazer massinha utilizando diversos materiais diferentes. Vamos ensinar receitas simples com ingredientes que estão presentes no nosso cotidiano. Separe os ingredientes e aproveite para fazer sua massinha caseira agora mesmo!  

Como Fazer Massinha Com Farinha de Trigo

massinha modelar com trigo receita

A farinha de trigo é um alimento muito comum nas casas brasileiras. Quase todas as donas de casa a utilizam para fazer diversas receitas.

Dessa forma, é um ótimo material para ser utilizado para fazer a massinha caseira se divertir e economizar dinheiro. Para fazê-la você precisará de:

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • ¾ de xícara de água
  • Corante
  • ½ xícara de sal
  • 1 colher de sobremesa de óleo
  • Pote para misturar
  • Colher

Comece colocando os ingredientes secos no pote, sem o corante, e misture-os bem. Em seguida acrescente o óleo e vá juntando a água aos poucos.

A massa precisa ficar firme e fácil de ser manipulada. O passo final é acrescentar o corante, e brincar com as crianças!  

Caso você queira fazer a massinha de diversas cores, basta separá-la em pequenos pedaços antes de acrescentar o corante e misturar cada um dos pedaços com cada um dos corantes com as cores que você escolheu.

Você pode armazenar a massinha caseira feita com farinha de trigo em potes com tampa ou saquinhos de plásticos. E também pode fazê-la em diversas cores diferentes para deixar as crianças ainda mais felizes!

Como Fazer Massinha Com Suco em Pó

suco em po colorido

Fazer a massinha com suco em pó é uma ótima opção! Existem diversas cores super vibrantes que ajudam bastante na criação das massinhas. Para fazer a massinha caseira com suco você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de sal
  • 1 xícara e meia de água
  • 1 pacote de suco em pó da cor que você preferir
  • 1 colher de sopa de óleo
  • Pote para misturar
  • Colher

Jogue todos os ingredientes secos no pote e misture-os com a ajuda da colher. Depois acrescente aos poucos a água e o óleo. E pronto, a massinha ficará fácil de modelar e com uma cor linda!

Aproveite esta receita para criar massinhas com diversas cores, basta mudar o sabor do suco e consequentemente as cores. Os sucos em pó utilizam diversos corantes que podem gerar muitas cores diferentes de massinhas.

Como Fazer Massinha Com Amido de Milho

amido milho receita

Outra ótima opção de receita de massinha caseira para você fazer com os ingredientes que tem em casa é a receita com amido de milho. Veja os ingredientes necessários:

  • 2 xícaras e ½ de amido de milho
  • ½ xícara de água
  • 1 xícara de sal
  • Corante alimentício
  • Vasilha de vidro
  • Colher

O primeiro passo é colocar o amido de milho e o sal na vasilha de vidro. Em seguida, vá colocando aos poucos a água e o corante da cor que você escolheu.

Coloque em banho maria no fogo para cozinhar os ingredientes até que eles desgrudem do fundo da  panela. Depois é só deixar a massinha esfriar e ela estará pronta para deixar as brincadeiras mais divertidas!

E você também pode armazená-la em potes com tampa ou saquinhos plásticos. Se preferir, basta colocá-la em um recipiente e fechar com papel filme.

Outra dica é que você crie as massinhas com corantes diferentes quanto mais cores mais felizes e empolgadas as crianças ficarão!  

As cores têm um papel bastante importante na educação e cognição, não só das crianças, mas também dos jovens e adultos. Fazer atividades artísticas que envolvem o uso das cores contribui muito para o desenvolvimento da percepção e senso estético.

Além disso, qualquer brincadeira fica mais legal quando há muitas cores envolvidas para colocar a criatividade para funcionar e fazer diversas criações. Você definitivamente não vai se arrepender de fazer sua massinha em casa com sua família!  

Pegue os materiais e tente as receitas que disponibilizamos aqui para você se divertir com as crianças ou relembrar como era as brincadeiras com massinhas. Aproveite!

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe Um Comentario