Arte com Papel

caixa papelao

Móveis de Papelão: 5 Ideias Que Você Vai Amar

Móveis de Papelão: 5 Ideias Que Você Vai Amar
3.5 (70%) 2 votes

 

Fazer artesanato é uma atividade incrível que permite a criação de diversos objetos. Eles podem ser decorativos, funcionais ou, podem servir para ambos os casos.

O fato é que com criatividade, habilidades manuais e os materiais necessários o artesão ou artesã dá vida à diversas peças fascinantes. Dessa forma, conseguem até mesmo transformar materiais improváveis em objetos e móveis fantásticos!

É muito interessante ver o processo de reaproveitamento de materiais para a criação de novas peças. Alguns materiais ficam praticamente irreconhecíveis!

Além disso, é possível utilizar materiais recicláveis e contribuir com o meio ambiente. Ao optar por materiais reaproveitados você diminui o descarte e a quantidade de lixo que tanto prejudica nosso planeta!

E um dos materiais recicláveis mais utilizado em artesanato é o papelão. É muito comum a utilização de caixas de papelão para criações diversas.

No entanto, você sabia que ele pode ser utilizado até mesmo na geração de móveis? Pois saiba desta informação, e eles geram resultados maravilhosos!

Sendo assim, separamos especialmente para você 5 Ideias de móveis feitos com papelão. Confira agora mesmo!

Baú de papelão

Baú de Papelão

Para começar a utilizar papelão como móveis você pode optar por ideias mais simples como o baú de papelão. Ele é super funcional e versátil!  

Você pode cortar as bordas da caixa para personalizar o modelo. Pode pintá-lo, forrá-lo com tecido ou encapá-lo com papel Contact,  papel adesivo decorado, entre outros.

Também pode fixar objetos decorativos como bottons e botões. São tantas as opções que você precisará avaliar todas as possibilidades para decidir qual prefere fazer.

Você pode guardar o que quiser dentro do baú. Ele contribui bastante com a organização de roupas, livros, revistas e objetos em geral. Aproveite!  

Sapateira de papelão

Sapateira de Papelão

Outra ideia bastante simples e fácil de fazer para começar a se aventurar na criação de móveis de papelão é a sapateira!  Ela é fundamental para guardar seus calçados e manter seu quarto organizado!

Para fazer a sapateira de papelão você pode utilizar uma caixa grande e algumas caixas de sapato. É ideal deixar a sapateira mais firme com a ajuda de grampos e cola.

Basta pegar a caixa grande e deixar sua abertura virada para frente. Vai colando ou grampeando as caixas de sapato sem tampa, dentro dela.

O ideal é que você utilize caixas de sapato daquelas fechadas em todas as laterais. Assim, basta tirar a parte de cima da tampa e a estrutura de sua sapateira será montada mais facilmente.

Aos poucos vá encaixando cada uma delas. Até completar todo os espaço da caixa grande.  

Agora é só fazer a pintura da caixa grande que será a parte externa da sapateira. Você também pode forrá-la com tecido ou papel adesivo decorado.

Se quiser, também pode fazer um acabamento nas bordas das caixas que formaram como uma colméia de abelhas. Depois é só guardar e organizar seus calçados dentro do móvel feito com papelão!

Estante modular de papelão

Estante Modular

Aqui vai outra ideia original e muito fácil de fazer a estante modular. Você pode criar os módulos com tamanhos iguais ou diferentes, basta utilizar caixas de tamanhos distintos ou iguais.

Para fazê-las você precisará cortar as tampas das caixas com estilete ou tesoura. Se quiser fazer módulos mais resistentes é importante fazer mais de uma camada de papelão.

Você pode pintar a estante da cor que preferir. Também pode forrá-la com tecido e papel adesivo, são muitas opções!  

Após fazer os módulos com as caixas, basta uni-los para formar sua estante. Se preferir você pode grampeá-los juntos ou colá-los. Porém, é vantajoso ter os módulos para montá-los e remontá-los da forma que quiser!

Nichos de parede de papelão

Nichos de Parede

Outra ideia muito bacana é fazer nichos de parede com as caixas de papelão. Para fazer os nichos o ideal é utilizar caixas menores como caixas de celulares ou sapatos.

Os nichos de parede são itens super modernos que deixam sua cas mais bem decorada. Eles podem ser coloridos, bicolores, monocromáticos, como você preferir!  

Se quiser manter o ar rústico, basta deixar a caixa de papelão sem pintura ou capa. Outra opção é passar verniz na caixa.  

Utilizar o papelão para criar os nichos é ótimo, pois você pode fazê-los do tamanho que quiser. E poderá personalizá-lo da forma que achar melhor!

Criado Mudo de papelão

Criado Mudo de Papelão

Você também pode utilizar o papelão para criar um lindo criado mudo. Até mesmo aqueles criados mudos vintage que costumam ser super caros podem ser feitos com papelão.  

Você precisará de uma caixa maior para fazer a estrutura do criado mudo. Pode utilizar caixas menores para fazer gavetas ou cortar as caixas grandes.

As cores dependem do seu gosto, você terá total liberdade de decidir a cor que quiser pintá-lo. Também poderá criar detalhes, escolher quais puxadores colocar nas gavetas, entre outros detalhes que quiser adicionar.

Então, aproveite toda a versatilidade do papelão e faça agora mesmo um móvel resistente e biodegradável. O meio ambiente agradece!

 

 

Fonte das fotos:

  1. https://www.instructables.com/id/Makedo-Cardboard-Treasure-Chest/ 
  2. https://morningchores.com/cardboard-furniture/ 
  3. https://www.instructables.com/id/Modular-Cardboard-Shelves/ 
  4. https://www.onceuponherdream.blogspot.com.br/
  5. https://morningchores.com/cardboard-furniture/

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

3 comentários sobre “Móveis de Papelão: 5 Ideias Que Você Vai Amar

Deixe Um Comentario