Arte com Papel

Como Fazer Dobraduras de Papel

Como Fazer Dobraduras de Papel
5 (100%) 1 vote

 

As dobraduras de papel são muito úteis para o artesanato e outras áreas, uma vez que servem para caixas e embalagens de produtos e cartões diversos. Mas não é apenas para estas funcionalidades que a dobradura de papel existe, certo?  

Até mesmo nos primeiros anos escolares temos atividades de dobradura de papel. Isto acontece, pois é uma modalidade artística terapêutica que impulsiona a criatividade. Como exemplo o tradicional avião de papel:

E não é só para a criatividade e nem apenas como atividade terapêutica que a dobradura de papel faz bem. Ela também contribui bastante para o desenvolvimento das habilidades manuais e motoras.

Além disso, ao criar animais, flores e objetos com o papel, a criança aprende mais sobre as formas e cores. E trabalha bastante a paciência e o lado lúdico.  

Por todos estes motivos, as dobraduras de papel são muito populares no mundo todo! Elas são versáteis e possibilitam diversas criações!

Então, vamos conhecer e aprender um pouco mais sobre as dobraduras de papel? Hoje traremos informações sobre alguns tipos de papéis utilizados para as dobraduras.

Também ensinaremos sobre o que é origami e como fazer as dobraduras de papel. Portanto, pegue seus papéis e mãos à obra!  

 


Tabela de Conteúdo

Tipos de papéis

O que é origami

Como fazer Tsuru

Como fazer gato

Como fazer raposa

Como fazer laço

Como fazer pavão

Como fazer uma nave

Como fazer um guarda chuva

Como fazer uma rosa


 

Como Escolher os Melhores Papéis Para Fazer Dobraduras?

É muito fácil encontrar folhas de papel em qualquer região. Basta ir à uma papelaria ou armarinhos e lá estão as opções de papéis! Até mesmo em alguns supermercados, hoje em dia, vendem pacotes com folhas de papel.

Sendo assim, é uma matéria prima bastante simples de encontrar para fazer suas dobraduras de papel. Muitas pessoas começam utilizando folhas de papel sulfite, porém, existem materiais mais apropriados para fazer as dobraduras.

Para fazer a melhor escolha o ideal é que você se atente para a espessura do papel ou, sua gramatura. As folhas com gramatura mais fina e leve, inferior à 60g são as mais recomendadas. E a folha sulfite tem 75g, então, passa próximo mas não é a melhor alternativa.

Os papéis acima de 70g já passam a ser considerados muito grossos para dobraduras. Eles dificultam as dobras e são mais difíceis de manusear. No entanto, também não é recomendado papéis muito finos.

Veja a seguir quais são as opções mais recomendadas e escolha a que preferir!  

Tipos de Papéis Para Fazer Dobraduras

Para fazer dobraduras muitas pessoas utilizam papel de presente. Ele é uma boa opção, pois possui grande diversidade de estampas, um de seus lados é estampado e o outro é branco.

Mas o papel de presente pode não ser tão fácil de dobrar e manusear. E dependendo de como você mexe nele, pode apresentar marcas indesejáveis como ranhuras. Portanto, existem melhores opções.

Uma ótima opção é o papel color plus. Como o processo de coloração deste papel é feito na massa, antes da produção final, ele é perfeito, pois não deixa marcas brancas nas dobraduras.

Ele já vem colorido e tem bastante opções de cores vibrantes. Então esta pode ser a melhor opção para você fazer lindas dobraduras.

Outra ótima opção é o papel vegetal. Ele é fácil de manusear e permite dobras firmes. A única desvantagem é a dificuldade em encontrá-lo colorido, então, você mesmo terá que pintá-lo ou deixá-lo branco.

Para criar com mais diversidade existem outras alternativas boas. É o caso do papel kraft, do papel metalizado, do papel color set e do papel sanduíche.  

Porém, o melhor papel para fazer dobraduras é o papel importado para Origami. Ele já vem cortados em quadrados e possui lindas estampas orientais! Além disso, a gramatura é perfeita e fácil de manusear!

O único problema é que é difícil de ser encontrado no Brasil, mas existem algumas lojas, principalmente as orientais, que vendem, inclusive pela internet. Apesar de ser mais caro, se você tiver condições, vale o investimento!  (Aprenda mais sobre papéis nesse outro artigo)

O Que é Origami e Como Fazer?

Origami é uma arte milenar japonesa que consiste na dobraduras de papel, criando formas diversas. Ori significa dobrar e Gami vem da palavra Kami que significa papel. Desde que começou a ser feita no Japão a técnica de origami difundiu-se pelo mundo todo.  

A dobradura de papel é impressionante! Com ela é possível fazer as criações sem utilizar cola. As formas ficam firmes através das dobras que são feitas. Veja abaixo o passo a passo:

fazendo passaro papel origami

Uma dobradura ou, origami, bastante popular é o Tsuru. Ele é um tipo de pássaro de papel que pode ser feito em diversos tamanhos. Fica ótimo em tamanhos menores e amarrados juntos podem formar um lindo mobile!

No Japão o origami de Tsuru representa sorte, boa saúde e felicidade. Ele não é a dobradura mais simples, mas vale ter paciência para fazê-lo!  

Para fazer dobradura de papel o ideal é escolher o que quer fazer e procurar um tutorial com imagens para fazer cada dobra e dar forma à sua criação. Você pode fazer animais como cachorros, elefantes, gatos, coelhos, peixes, sapos, laços, borboletas e pavão.

passo a passo fazer raposa de papel

Fonte: mykinglist.com

 

Também pode criar flores, frutas e árvores. Outras dobraduras muito populares são os corações e estrelinhas.

Você também pode fazer naves e guarda chuvas. O limite é a criatividade!

nave de papel

Fonte: https://origamieasy.tk

Então, separe os materiais e comece agora mesmo a fazer dobraduras de papel incríveis!

Fonte: MyKingList.com

Outros artigos interessantes:

 

Fonte imagens: Pinterest

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

2 comentários sobre “Como Fazer Dobraduras de Papel

Deixe Um Comentario