Arte com Papel

barco de papel

Como Fazer Barquinho de Papel

Como Fazer Barquinho de Papel
3 (60%) 2 votes

 

As dobraduras de papel ou, Origamis, são formas de criar de maneira divertida e terapêutica. É muito comum ter esta atividade até mesmo na escola e você provavelmente já se deparou com ela em alguma fase da sua vida, não é mesmo?

Fazer dobraduras ajuda bastante no desenvolvimento das habilidades manuais e coordenação motora. Por isso, é muito importante ensinar para as crianças, desde pequenas, esta técnica impressionante!

Existem diversas formas geométricas que você pode criar. É possível fazer muitos tipos diferentes de animais, plantas, flores, entre outros.

E além de ser uma atividade educativa e bastante lúdica para fazer com as crianças, você também pode aproveitar para fazer dobraduras decorativas para ambientes. Você pode aprender a fazer lindo móbiles, por exemplo!

Hoje, vamos ensinar como fazer barquinhos de papel para você começar na arte da dobradura! Aproveite e aprenda também sobre o que é origami e os tipos de papéis que você pode utilizar! Confira!


Tabela de Contúdo

O que é Origami

Papéis para fazer barco de papel

Papéis importados

Barquinho de papel passo a passo


O Que é Origami?

A dobradura de papel, também conhecida como Origami, é uma arte tradicional japonesa muito popular no mundo todo. Nesta técnica, você aprende como fazer diversas formas apenas dobrando o papel, sem precisar utilizar cola ou grampos!

O termo Origami, em japonês, significa literalmente dobrar papel. Ori é dobrar e Gami é uma palavra que tem origem em Kami, cujo significado é papel.

Então, ao dobrar o papel, você pode criar a forma que quiser e depois acrescentar detalhes com caneta, se preferir!

É possível fazer pássaros que são conhecidos como Tsurus, assim como, cachorros, gatos, coelhos e diversos outros animais.

Você também pode fazer origamis de corações, estrelas e flores para decorar os ambientes. E também pode criar carrinhos e barquinhos de papel!  

Muitas pessoas começam na arte do origami pelos barquinhos de papel e aviõezinhos, por isso, hoje vamos ensinar como fazer barquinho de papel, para você já ir pegando o jeito!

Melhores Alternativas de Papéis Para Fazer Origami

Para começar a fazer seu origami você precisará apenas de papel, habilidades manuais, paciência e criatividade! Você também pode contar com tutoriais e modelos prontos para seguir!

E como esta arte é feita apenas com papel, é extremamente importante fazer a escolha certa! Por este motivo, aqui vamos dar algumas opções que você pode escolher para fazer suas dobraduras de papel.

Se você quiser escolher um tipo de papel barato para começar, pode fazer seus origamis com folhas de papel sulfite. Elas são muito fáceis de serem encontradas e possuem diversas opções de cores.

No entanto, a folha de papel sulfite não é a ideal para a técnica. Então, com o passar do tempo, após algumas tentativas, erros e acertos, você pode começar a fazer suas dobraduras em outros tipos de papéis mais apropriados.

As folhas de papéis ideais para serem utilizadas devem ter a gramatura mais leve, inferior à 60g. Elas são mais fáceis de serem dobradas e conseguem fixar melhor as dobras, mantendo-as firmes.

Porém, tome cuidado para não escolher papéis muito finos que podem ser difíceis de serem manuseados e acabam dificultando na hora de fazer as dobras!

Boas alternativas intermediárias para você fazer suas dobraduras são os papéis presente, o papel kraft, o papel color set, o papel sanduíche, o papel vegetal e o papel metalizado. Esta variedade é perfeita para você fazer dobraduras bastante diferentes uma das outras!

Outra opção que também é bastante utilizada na arte de origami é o papel color plus. Ele é ótimo, pois não deixa manchas brancas nas dobras, devido ao fato dele ser colorido na massa.

Papel Importado Para Origami

Apesar de ter muitas alternativas, o melhor papel para fazer dobraduras é o papel importado para origami. Ele pode ser encontrado em diversas estampas e cores, é mais caro, mas compensa por ser ideal para as dobraduras!

O papel importado para Origami vem cortado em quadrados nos tamanhos ideias para você criar. A sua gramatura possibilita um excelente manuseio, facilitando assim, todo o processo.

Ele pode ser um pouco difícil de ser encontrado em papelarias e armarinhos comuns, porém, pode ser facilmente encontrado em lojas e papelarias orientais. Portanto, tente experimentá-lo pelo menos uma vez para fazer seus origamis!

Barquinho de Papel: Passo a Passo

Agora que você já sabe quais papéis escolher para fazer seu origami, veja o passo a passo que preparamos para você fazer um lindo barquinho de papel! Para fazê-lo você vai precisar de uma folha A4.

 

Comece pegando o papel e dobrando-o ao meio, na vertical, depois abra-o e dobre-o ao meio na horizontal. Em seguida, puxe as pontas superiores do papel até o centro dele.

Pegue as pontas da folha e dobre-as para cima. Tente formar uma concavidade em seu barquinho de papel. Depois, puxe as pontas inferiores até a parte de cima da folha. Faça este processo com a outra ponta também.

Apóie os dedos na concavidade que você criou e procure formar um losango que deverá ficar no centro do barquinho.

Por último, abra as pontas de cima até conseguir visualizar o barquinho de papel. E, pronto! Agora é só diversão!

Veja como fazer um velero de papel:

 

Outros artigos interessantes:

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe Um Comentario