Arte com Papel

artesanato para terceira idade

Dicas de Artesanato Para Idosos Fazer e Relaxar

Dicas de Artesanato Para Idosos Fazer e Relaxar
5 (100%) 2 votes

 

Quem costuma fazer artesanato sabe muito bem que é uma atividade terapêutica (aprenda mais sobre arteterapia aqui) e muito vantajosa. Mesmo que não seja feito com a finalidade lucrativa, o artesanato é uma forma de desenvolver diversas habilidades e proporciona bastante prazer.

Muito mais do que um passatempo, a prática artesanal pode virar uma profissão ou fonte de renda extra. E também, contribui bastante para melhorar a memória, cognição e criatividade.

Além disso, o ato de fazer artesanato é ótimo para a coordenação motora. Não é para menos que é muito comum a recomendação de artesanato para idosos fazer.

Existem muitas ideias de artesanato que são perfeitos para serem feitos por pessoas idosas. A prática de fazer artesanato além de melhorar os aspectos físicos e cerebrais, contribui bastante para a melhoria da qualidade de vida, proporcionando relaxamento e diversão.

Dessa forma, selecionamos as melhores ideias de artesanato para idosos fazer e relaxar. Nesta seleção há desde ideias de peças artesanais funcionais até ideias de peças artesanais sustentáveis e decorativas. Confira!

Patchwork

artesanato tecido costurado

Hoje em dia, está ficando cada vez mais comum pessoas aprendendo como fazer patchwork. Alguns utilizam a técnica apenas por hobby, porém, o patchwork pode virar fonte de lucro e renda extra.

Como está crescendo cada vez mais a procura por peças artesanais, peças feitas em patchwork estão muito em alta e sendo mais valorizadas do que produtos industriais. O patchwork fica perfeito em decorações, é super versátil!

Pode ser feito com a ajuda de máquina de costura, mas também, pode ser feito manualmente. Fica ótimo quando aplicado em roupas, panos de prato, colchas e almofadas.

É uma técnica fácil de ser feita e bastante divertida, pois podem ser utilizados tecidos diversos. O resultado final fica bastante agradável, aconchegante e colorido. Os idosos com certeza vão amar criar as mais diversas peças com esta técnica!

Pintura em Tecido

flores pintadas em tecido

Um tipo de artesanato bastante recomendado para idosos e muito popular entre as pessoas da terceira idade, é a pintura em tecido. Este tipo de artesanato é bastante relaxante e estimulante, pois lidar com cores e pincéis é super agradável!

A pintura em tecido pode ser utilizada na criação de panos de pratos, na customização de roupas e acessórios como bolsas, lenços e calçados. Esta atividade é ótima para exercitar a criatividade e as habilidades manuais. Podem ser feitas pinturas mais abstratas ou figurativas, todas são muito recomendadas.

Com o tempo, o idoso desenvolverá um estilo de pintura mais personalizado e poderá trocar conhecimento com outras pessoas que fazem pintura em tecido.

Artesanato com Material Reciclável

Fazer artesanato com material reciclável é muito bacana, pois além de proporcionar a criação de muitas peças artesanais diferentes, o idoso com certeza se sentirá mais útil e contente por estar contribuindo com o meio ambiente.

O artesanato sustentável é bastante vantajoso porque para fazê-lo não é necessário sair para comprar os materiais. Muitas vezes a matéria prima está presente em embalagens do cotidiano como latas, garrafas e caixas de alimentos.

Se você pertence ao grupo da terceira idade e está procurando uma boa atividade artística para fazer, comece reciclando materiais e transformando-os em peças artesanais. Podem ser criados vasinhos para plantas, organizadores de mesa e armário, coloque a imaginação para funcionar e não deixe de criar lindas peças!

Artesanato com Papel

Outro ótimo tipo de artesanato para ser feito por pessoas idosas é o artesanato com papel. Este material é fácil de ser encontrado e pode ser utilizado para a criação de diversos objetos.

Existem muitos tipos diferentes de papéis e com certeza aprender sobre cada um deles é uma atividade super prazerosa. E mais prazeroso ainda é ver a criação de uma peça artesanal que pode ser decorativa ou funcional.

Com papel pode ser feitos muitos cartões, dobraduras estilo origami, e caderninhos de anotações. Podem ser criadas peças de bijuteria como brincos, pulseiras e colares.

Além disso, há a possibilidade de criar decorações fantásticas e divertidas utilizando papel crepom, por exemplo. Então, se você for idoso ou estiver procurando atividades artesanais para recomendar para alguém mais velho, pode indicar o artesanato com papel sem medo! A pessoa vai adorar!

Bordado

bordado a mao

A união entre artesanato e costura gera muita satisfação e ajuda o idoso a desenvolver bem diversos aspectos. Sendo assim, se tem um tipo de artesanato que não pode faltar para as pessoas mais velhas fazerem é o bordado.

Só o ato de ir aos armarinhos e papelarias comprar e escolher as linhas, agulhas, tesouras e tecidos para fazer o bordado já é uma atividade incrível! E utilizar os materiais para criar lindos quadros, toalhas, roupas de cama e bolsas, é ainda mais gratificante!

Existem vários tipos de pontos para aprender e se divertir. É possível criar bordados lindos e diferentes entre si através dos diferentes pontos e técnicas, portanto, compre os materiais e comece agora mesmo! Se você estiver apenas procurando uma boa ideia para sugerir para sua mãe, vó, tia, professora ou amiga fazer, lembre-se de sugerir o bordado!

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe Um Comentario