Arte com Papel

linhas utilizadas no artesanato

Tipos de Fios Utilizados no Artesanato

Tipos de Fios Utilizados no Artesanato
5 (100%) 1 vote

 

Se existe um material que é bastante fundamental para fazer diversos tipos de artesanato são as linhas e fios! Todo mundo que faz artesanato utilizando alguma técnica de costura, sabe da importância destes materiais, certo?

Existem diversos tipos de fios e linhas que são utilizadas nas criações de peças artesanais. Há linhas que são bastante populares como as linhas de crochê, as linhas meadas para fazer bordado e as linhas de poliéster, algodão, seda e nylon.

Outros fios que são bastante utilizados são os fios encerados, fio de barbante, fio de sisal e fio de palha.

Além destes que citamos acima, na costura outro material que é muito utilizado é a . Ela é ótima para você fazer diversas peças.

A variedade entre os fios e linhas possibilita muita diversidade de itens artesanais. E você consegue encontrar linhas e fios em diversas cores e larguras.

Sabendo da importância dos fios utilizados no artesanato, que tal, conhecê-los melhor para saber quando aplicá-los em suas peças artesanais? Não deixe de conhecê-los agora mesmo!

Linhas Para Fazer Crochê

tipos de linhas para chochet com diversas cores

As linhas para fazer crochê podem ser de algodão ou de lã. Elas são bastante versáteis e podem ser encontradas em diversas cores e larguras.

Existem linhas para fazer crochê em cores lisas, mescladas (foto acima), e também, com brilhos dourados e prateados.

linha brilho para crochet

A grande diversidade que existe permite muitas peças incríveis feitas de crochê. Então, se você ama fazer crochê, provavelmente, vai recorrer à elas!

Linhas de Algodão

linha branca de algodao

Quando você está precisando de uma boa linha para costuras de roupas como camisetas e blusas, as linhas de algodão servem perfeitamente!

Elas podem ser encontradas em muitas cores e são ótimas para serem utilizadas em todos os tipos de peças de vestuário. Apenas tome cuidado para não utilizá-las em peças elásticas, pois elas podem acabar se rompendo.

Linhas de Nylon

As linhas de nylon permitem que você crie peças artesanais com aparência delicada, porém, bastante resistentes!

Elas são muito utilizadas em roupas sintéticas e servem muito bem para a criação de costuras em peças elásticas. Se esta for sua necessidade, aproveite e utilize linhas de nylon em seu artesanato!

Linhas de Seda

Outro tipo de linha bastante utilizado no artesanato são as linhas de seda. Elas funcionam perfeitamente para você criar peças delicadas e lindos acabamentos!

As linhas de seda são bastante brilhantes e dão efeitos ótimos para as suas costuras. Elas podem ser encontradas em diversas espessuras, então, você terá muitas opções para escolher a ideal para sua peça!

Linhas de Poliéster

linha azul de poliester

As linhas de poliéster também são muito populares para quem faz artesanato. Elas são perfeitas para a criação de peças elásticas e malhas.

Elas são muito resistentes e elásticas, por isso, são recomendadas para quem precisa fazer peças de roupas e acessórios que precisam ser esticados. Além disso, como geralmente são feitas com acabamento em cera ou silicone, as linhas de poliéster são bastante brilhantes e dão efeitos incríveis!

Linhas Meadas Para Bordado

Se você procura o melhor tipo de linha para fazer bordado, as meadas com certeza serão uma ótima opção! Elas são feitas em algodão e são muito recomendadas para quem quer fazer bordado à mão.

Elas também são ótimas para quem trabalha com peças artesanais feitas em feltro. A vantagem da linha meada é que ela pode ser utilizada com fio duplo, por exemplo, para deixar as costuras mais resistentes.

linha vermelha, azul e verde feitas de la

A lã também é bastante utilizada no artesanato. Ela é ótima para a criação de blusas de frio e colchas de cama.

Existem lãs mais grossas como a lã persa, mas também, intermediárias como a lã de tapeçaria e finas como a lã para bordar. Elas também podem ser encontradas em diversas cores e possibilitam muitas criações distintas!

Fio Veludo Molhado

fonte: megaarmarinho.com.br

Esta opção é perfeita para quem deseja criar peças bastante bonitas e diferentes. O caimento do fio veludo molhado é ótimo e ele ainda proporciona um ar de sofisticação para as peças!

Você pode encontrá-lo em diversas cores e utilizar os fios com agulhas de tricô ou crochê. Se você está procurando criar peças diferentes, com certeza, está é a opção para você!

Fio de Barbante e Sisal

fio de sisal para artesanato

fonte: mercadolivre.com.br

O fio de barbante e fio de sisal é muito utilizado por quem faz crochê. Eles podem ser encontrados em diversos diâmetros e proporcionam muita resistência para suas peças artesanais.

Este tipo de fio é perfeito para quem deseja fazer lindos tapetes! O resultado fica perfeito!

Fio de Palha

fonte: elo7

Para quem deseja criar bolsas, acessórios e peças artesanais em geral, bastante originais, o fio de palha é uma ótima opção!

Apesar de não ser muito conhecido, existem muitos itens que são produzidos artesanalmente com este tipo de fio e você com certeza já viu algum deles! E vale muito a pena utilizar fio de palha em suas criações!

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe Um Comentario