Arte com Papel

linhas para fazer tricotin

Tricotin: O Que é e Como Começar

Tricotin: O Que é e Como Começar
5 (100%) 1 vote

 

Você provavelmente já viu uma decoração em tricotin em quartos de bebês ou crianças e hoje vamos ensinar o que é para você nunca mais esquecer o nome!  Sabe aquelas letrinhas lindas feitas semelhantes à cordinhas? Então, isso é tricotin! 

Esta é uma técnica artesanal que consiste em criar uma estrutura com linha ou lã. Dentro dela é possível colocar arames para dar firmeza e forma, assim você pode criar desde nomes até objetos decorativos!  

cacto feitos com tecnica tricotin

O tricotin não serve apenas para decorar quartos e festas de bebês e de crianças. Mas também é perfeito para ser utilizado em outras peças decorativas, inclusive para adultos. 

Ele pode ser colocado na parede, na porta ou pode ser feito como um objeto decorativo e ser colocado em cima de mesinhas, estantes, escrivaninhas e prateleiras. A técnica gera belíssimos resultados que todos vão amar! 

Além disso, ela pode ser feita de diversas maneiras. Algumas delas de forma bem simples e fácil! E você pode vender seus tricotins transformando-os em uma ótima fonte de renda! 

Portanto, confira as informações que selecionamos para você aprender sobre o que é tricotin e como começar em sua casa! Aproveite!  

O Que é Tricotin? 

Também conhecido como i-cord e rabo de gato, o tricotin é uma técnica incrível que possibilita a criação de diversas peças artesanais!

Ela pode ser utilizada na decoração de festas, chá de bebê, chá de revelação, casamentos, noivados, entre outros eventos!  

O tricotin pode ser feito também para ser vendido em lojas artesanais, feirinhas e para seus clientes. Ele também pode ser feito para decorar ambientes e presentear amigos e familiares. 

É possível criar diversas formas, nomes e frases com esta técnica. Você pode fazer suas criações com muitas opções de cores diferentes e até combinar cores de maneira harmoniosa em seu tricotin. 

E também é possível combinar a técnica de tricotin com outras técnicas artesanais para garantir efeitos ainda mais bonitos para as suas criações!  Ele combina muito bem em quadros, bordados e vasinhos!  

Então, agora que você já sabe o que é tricotin, veja as dicas para começar nesta técnica!  

Como Começar a Fazer Tricotin? 

Existem muitas maneiras de começar a fazer tricotin. Você precisa escolher se prefere fazer a técnica de forma manual ou com o auxílio de máquinas. 

Se optar pela produção manual, lembre-se que é necessário ter bastante habilidade e criar de forma caprichosa para que os acabamentos fiquem lindos e sem falhas! 

Para quem tem habilidade manual excelente a opção é utilizar agulhas de tricô e linhas ou lãs apropriadas. O resultado pode ficar maravilhoso se você fizer os passos com cuidado e atenção. 

Para fazer o seu tricotin manualmente utilizando agulhas de tricô o ideal é fazer quatro pontos do avesso em suas criações. 

 

 

Se você não é uma pessoa com bastante habilidade em tricô, pode criar o seu tricotin com a ajuda de uma máquina. Existe uma máquina específica para tricotin que pode ser comprada para você começar sua produção. 

Na máquina de tricotin não se esqueça de sempre puxar o ponto para baixo. Assim suas peças artesanais em tricotin ficarão lindas!

Caso você encontre dificuldades no começo, não desista! A determinação, a paciência e a prática são as melhores amigas do artesão, portanto, continue investindo e treinando até atingir o resultado esperado!  

Materiais Para Fazer Tricotin 

Para fazer suas peças em tricotin você vai precisar de alguns materiais básicos e também pode precisar de outros materiais adicionais. 

Os materiais básicos para a realização da técnica são máquina de tricotin ou agulhas de tricô, linha ou lã para tricô de sua preferência, tesoura e arame.

maquina para fazer tricotin

Se você quiser economizar pode utilizar grampos de cabelo no lugar dos arames, porém, eles são bem menos flexíveis e mais difíceis de manusear. 

Você pode utilizar folha de papel e lápis para desenhar a letra ou o objeto decorativo que você deseja criar. Depois, é só seguir a forma que você desenhou na folha e aplicá-la em seu arame que depois será coberto com tricotin. 

Para fixar o tricotin em portas, armários, paredes, painéis e quadros, você pode utilizar fita dupla face adesiva. Se preferir, também pode utilizar cola ou linha de nylon. 

A linha de nylon pode ser a melhor opção para pendurar o tricotin e decorar os eventos ou cômodos da casa. Com ela você pode até mesmo criar móbiles para as crianças. 

Outros materiais que podem ser bastante úteis são os alicates pequenos que geralmente servem para criar bijuterias e materiais para enfeites. Os alicates ajudam a manipular e entortar os arames. 

Inspirações Para Você Fazer em Tricotin 

A técnica de tricotin possibilita uma variedade infinita de peças artesanais. Ela vai muito além da criação de letras, nomes e palavras! 

Você pode utilizá-la para fazer vasos, flores, folhas, plantas e cactos. Também pode criar frutas e  corações, todas as opções ficam fantásticas! 

Gostou? Com estas dicas você já pode começar agora mesmo!  Aproveite e comece suas produções de tricotin!

 

Fonte fotos:

  1. Mercadolivre
  2. homy.pt

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe Um Comentario