Arte com Papel

feltro em diversas cores

Tudo Sobre Feltro Para Iniciantes

Tudo Sobre Feltro Para Iniciantes
5 (100%) 1 vote

 

O feltro é um dos materiais mais queridinhos nos artesanatos, você concorda? Isso porque além dele gerar ótimos resultados ele é muito fácil de manipular! 

Este material é utilizado em diversas peças artesanais, desde caderninhos de anotações até bichinhos de bonecos decorativos. Ele funciona muito bem para fazer vários tipos diferentes de artesanatos. 

como usar feltro no artesanato

Com o feltro é possível criar várias peças coloridas, pois ele pode ser encontrado em diversas cores, uma mais linda do que a outra! É possível também combinar cores diferentes em uma mesma peça para gerar um efeito ainda mais bem elaborado. 

A demanda pelos produtos feitos artesanalmente com feltro é bastante alta, por isso, se você está procurando um tipo de artesanato para fazer e aumentar sua renda, utilizá-lo em suas peças pode alavancar os seus negócios! 

Sendo assim, que tal aprender agora mesmo tudo o que você precisa saber sobre o feltro. Aqui abordaremos o que é, quais tipos de colas e materiais utilizar em suas criações e o que criar! Confira! 

O Que é o Feltro?

Muita gente acha que o feltro é um tipo de tecido, porém, ele é considerado um TNT, ou seja, um Tecido Não Tecido. E você sabe por que ele é denominado assim? Ele é chamado de TNT, pois os fios são prensados e compactados através de um processo conhecido como calandragem. 

E você pode estar se perguntando com qual tipo de fio ele é feito, não é mesmo? Aqui vai a resposta, o feltro geralmente é feito com fios de lã de algum animal como a ovelha e também com papel! 

Este Tecido Não Tecido é super maleável e fácil de trabalhar. Com ele processos como corte, colagem e costura ficam muito mais fáceis do que quando trabalhamos com outros tipos de materiais menos flexíveis.

O feltro pode ser encontrado em diversas opções de cores, o que possibilita criações bem versáteis. Então, ele é um ótimo material para ser utilizado em todas as suas peças feitas de forma artesanal! 

Tipos de Cola Para Feltro

Existem diversos tipos de cola que podem ser utilizadas para colar o seu feltro. Veja a seguir todas as possibilidades com prós e contras para ajudar na sua escolha! 

Cola Quente

pistola de cola quente

Uma das colas mais utilizadas pelos artesãos para colar feltro é a cola quente! Ela é fácil de ser encontrada e aplicada com a ajuda de uma pistola de cola quente. A vantagem em utilizar a cola quente é que ela seca rápido e funciona muito bem para colar feltro com feltro.

No entanto, a cola quente pode acabar deixando indesejáveis fiapos de cola no feltro. Outro ponto desvantajoso é que com o passar do tempo a cola pode acabar ficando amarelada, deixando a peça com uma aparência feia. 

Cola Permanente

A cola permanente, também conhecida como cola universal, é outra opção de cola muito usada na criação de peças artesanais. Este tipo de cola é bom devido à sua forte aderência e durabilidade.

Porém, ela pode acabar endurecendo o feltro e deixar gotas de cola nele. Além disso, ela não é uma boa opção para quem deseja uma secagem rápida, uma vez que seu processo de secagem é bastante lento, o que exige um tempo maior de descanso para a peça recém criada. 

Cola de Silicone

tubo de cola silicone

Outra opção que você pode escolher para utilizar em suas peças de feltro é a cola de silicone. Ela é bastante fácil de usar e possui resistência à água. É ótima para fazer acabamentos e pode ser espalhada com facilidade. 

Mas, ela também apresenta algumas desvantagens como a formação de fios de cola que podem grudar na parte externa do feltro, endurecimento do tecido quando utilizada em exagero e secagem demorada. Esta cola pode demorar até 24 horas para a secagem completa!

Materiais Para Fazer Artesanato em Feltro

Para fazer suas criações em feltro você precisará de outros materiais que podem ajudar bastante! Além da cola, você provavelmente precisará sempre de uma tesoura para cortar o TNT e materiais para enfeitar a sua peça! 

Na criação de bonecos, bonecas e bichinhos de feltro, você poderá contar com materiais como botões e olhos móveis. E, poderá utilizar o próprio feltro para criar outros detalhes do rosto como a boca ou nariz. Também é bastante comum a utilização de pérolas, miçangas e material para enchimento como fibras siliconadas. 

botoes coloridos com 2 furos para arte em feltro

Além destes materiais, você também poderá contar com diversos tipos de tecidos e fitas. As fitinhas decorativas podem ser de gorgurão, cetim, juta, renda, veludo, entre outras! 

Se você quiser criar um caderninho de anotações ou agenda com feltro, poderá utilizar um papelão mais firme ou papel cartão para fazer a capa. Dentro do caderninho ou agenda, será necessário incluir as folhas de papel de sua preferência. 

Com o feltro você também poderá criar lindas lembrancinhas, chaveiros, guirlandas, peças pedagógicas e diversos outros tipos de artesanatos! Portanto, comece agora mesmo!

 

Fonte fotos

  1. www.flickr.com/photos/picturesbyann/16360459790

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe Um Comentario