Arte com Papel

Atividades de Artes para Educação Infantil

Atividades de Artes para Educação Infantil
5 (100%) 1 vote

 

 

Atividades de artes para educação infantil, é uma maneira de conseguir ensinar as crianças, dentro de um estilo de aprendizagem, mesmo que não haja a aplicação objetiva na área da ensino. Como assim?

Nem os professores, nem os próprios pais, não desejam que através de uma atividade de arte, as crianças se tornam artistas futuramente, pois as aulas de arte são completamente livres. Sempre dando possibilidades para as crianças, porém, é legal seguir algum tipo de cronograma, fazendo com que as aulas sejam realmente bem aproveitadas, e fazendo com que os pequenos possam aprender algo de valioso com as mesmas.

Uma boa maneira de fazer com que as aulas não fiquem vagas, é efetuar visitas em praças, cinemas, teatros e museus locais com as crianças. E como em alguns casos, ocorre de que alguns locais as aulas se tornem precárias, limitando a aprendizagem das crianças, vamos dar hoje dicas de atividades de artes para educação infantil, visando no desenvolvimento das atividades dentro da própria sala de aula.

As atividades de arte para educação infantil, possuem foco no objetivo de ajudar no desenvolvimento da coordenação motora das crianças, o aprendizado das cores, como e quando elas podem ser utilizadas devidamente e etc.

Entenda a importância das atividades de artes para educação infantil

Logo nos primeiros anos de vida, de uma criança, que são os momentos de maiores descobertas e também de criatividade dos pequenos. E por esse motivo que as atividades de artes para educação infantil, são essências para ajudar no desenvolvimento dessas questões.

As crianças desejam colorir seu próprio universo, como os mesmos conseguem enxergar, mostrando preferências de desenhos e cores, quando os mesmos não podem ainda dizer em palavras.

Diversos pedagogos afirmam, que as atividades artísticas em sala de aula, como tarefas lúdicas, como também incentivando a utilização de brinquedos por seus educadores, estimulando o maior aprendizado dos mesmos.

As atividades de artes para educação infantil, precisam ser ao mesmo tempo divertidas e atrativas, utilizando elementos que façam parte do dia a dia das crianças, potencializando o aprendizado, por isso que é tão importante a utilização de alguns brinquedos.

arte na educação infantil

Atividades de artes para educação infantil – utilizando tinta guache

Um dos materiais mais uteis para se trabalhar em atividades de artes para educação infantil, é a tinta guache. Pois, como as crianças ainda não dominam muito bem sua coordenação motora, atividades que utilizam os dedos no momento da pintura, conseguem tornar suas artes mais reais e claro, fazendo as crianças de divertirem muito mais.

Existem versões de pintura com dedos, como também pinturas que utilizam pincéis, tudo vai depender de como você deseja trabalhar e também da didática de cada professor.

O grande segredo, é trabalhar com ambas opções, observando com qual delas as crianças vão se dar melhor.

– Painel de mãos

Logo nos primeiros anos de vida das crianças, elas são fascinadas pelas formas humanas, e o primeiro contato são com as mãos. Pintura de mãos, criando um mural, é uma maneira inteligente de criar uma atividade em sala de aula, não necessitando de muito material.

Pegue algumas cartolinas, vasilhas de tintas e você poderá fazer com que as criança cheguem até o mural, uma por vez, colocando suas mãozinhas na tinta e fixando suas mãos, colocando o nome das mesmas abaixo.

Pode também utilizar folhas de papel, e deixando os pequenos levarem suas mãos pintadas para sua casa.

– Pintura livre

Nessa atividade de artes para educação infantil, não será necessário mais do que folhas de papel e tintas em copinhos. Já pensando no quesito sujeira, pense em aventais, pedindo para os pais enviarem o mesmo ou então uma camiseta velha para a atividade.

Mesmo que a tinta guache saia facilmente com água e sabão, alguns pais podem não gostar de ver seus pequenos completamente cheios de tinta.

As crianças devem ser convidadas a desenharem, o que elas bem entenderem, deixando utilizar sua fértil imaginação em folhas de papel em branco.

Mas faça com que as crianças desenhem somente um desenho por vez. Uma boa dica é indicando ao menos a temática dos desenhos, como brinquedos, praia, família, escola ou brinquedos.

Assim as crianças vão poder sua própria visão sobre o tema escolhido, e devem ser estimuladas a isso. Faça elogios, mesmo que as imagens não sejam fiéis ao tema. Os elogios são uma excelente maneira de incentivas as crianças em atividades artísticas.

Esses são alguns exemplos de atividades de artes para educação infantil que você pode praticar com os pequenos, estimulando a criatividade, desenvolvimento e a curiosidade de seus alunos.

Que tipo de atividade artistica você costumava amar fazer na infância? Responde aqui embaixo:

 

 

 

Fonte imagens

www.pixabay.com

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

2 comentários sobre “Atividades de Artes para Educação Infantil

Deixe Um Comentario