Arte com Papapel

Dicas para estimular a criatividade

Dicas para estimular a criatividade
4.5 (90%) 6 votes

 

 

Você já teve dias que se sentiu totalmente travado, sem inspiração ou sem ter ideia de como terminar algo que você já começou? Se a sua resposta for sim, o seu diagnóstico é simples, você sofre de bloqueio criativo.

Mas Calma! Isso tem cura!

 O bloquei criativo é comum e pode ser causado por diversos fatores entre eles estresse, ansiedade e baixa auto estima, mas poucas pessoas  sabem o que fazer para que a criatividade volte a fluir livremente. Nesse artigo você irá aprender  7 métodos, muitos deles cientificamente comprovados, que  irá fazer com que você alcance um estado mental criativo receptivo a novas ideias.

A criatividade não é um dom que algumas poucas pessoas recebem, a criatividade é uma forma de enxergar o mundo de um ângulo diferente e isso precisa ser estimulado. Um cérebro criativo trabalha fazendo conexões entre coisas normalmente desconectadas. As técnicas descritas abaixo funcionam exatamente  para facilitar esse fluxo constante de novas conexões e com isso expandir o seu potencial criativo e eliminar os momentos frustantes de bloqueio.

Veja esse trabalho de Jennifer Maestre

criatividade_arte_lapis

Qual ser humano seria capaz de olhar para restos de lápis e  imaginar esculturas? Jennifer  enxergou além do óbvio. Isso só acontece quando a pessoa está em um estado mental receptivo ao pensamento criativo.

Veremos as técnicas abaixo:

 

# 1 O PODER DA COR VERDE

criatividade-verde

Pesquisadores da Universidade de Munich fizeram vários testes expondo várias pessoas as cores verde, vermelho, cinza e azul para descobrir a influencia dessas cores na capacidade de gerar ideias criativas. Em todos os testes as pessoas que foram expostas a cor verde apresentaram ideias mais criativas do que os demais. Segundo os pesquisadores isso acontece porque a cor verde  é uma das mais presentes na natureza com isso nosso cérebro acaba associando ela com crescimento e desenvolvimento.

Segundo o pesquisador, para ganhar o beneficio criativo, basta se expor a cor verde, por exemplo olhar para uma planta, visitar um jardim, pintar a parede na cor verde etc. 

 

# 2 O PODER DA ESCURIDÃO

criatividade_iluminacao

Foto via Photopin

Pesquisas mostram que reduzir a intensidade luminosa aumenta o fluxo criativo. Segundo  Anna Steidle da Universidade de Stuttgart (Alemanha) isso acontece porque o ambiente escurecido provoca a sensação de liberdade, determinação e reduz a inibição.

Quando você tiver um bloqueio criativo, apague algumas luzes, relaxe e deixe seus pensamentos fluírem livremente em busca de uma solução, mas assim que a GRANDE IDEIA chegar anote em um papel.

 

# 3 O PODER DA CAMINHADA

criatividade_caminhada

Pesquisas realizadas pela Universidade de Stanford mostraram que caminhar dentro ou fora de casa aumente a criatividade, o aumento pode chegar a 60% comparado com os que ficam sentado.

Uma das possíveis explicações é que a caminhada faz com que o coração bombei mais rápido levando assim mais sangue para o cérebro. Esse sangue rico em oxigênio faz com que o cérebro tenha melhor desempenho.

Curiosidade:

O compositor Ludwig van Beethoven saía para passear com lápis e papel, para anotar ideias.

Albert Einstein dizia: “Apesar de eu ter um horário de trabalho regular, eu tenho tempo para fazer longas caminhadas na praia para que eu possa ouvir o que está acontecendo dentro da minha cabeça. Se o meu trabalho não está indo bem, eu me deito no meio de um dia de trabalho e olho para o teto enquanto eu ouço e visualizo o que se passa na minha imaginação”.

 

#  4 O PODER DAS NOVAS EXPERIÊNCIAS

criatividade-novas-experiencias

Se você vê a mesma coisa, usa a mesma coisa, ouve a mesma coisa e faz a mesma coisa todos e todos os dias você acaba preso em uma rotina que afeta negativamente o seu fluxo criativo. O segredo é sair da sua zona de conforto e entrar em contato com pequenas novas experiencias diariamente.

Essa técnica provavelmente você já conhece ou ouviu falar, mas será que você aplica?

Algumas sugestões:

►Ao viajar se envolva em novas culturas, experimente  comidas diferentes, veja paisagens novas e observe  como as pessoas falam;

►Aprenda  algo novo;

►Leia um livro diferente do que você costuma ler;

►Faça coisas rotineiras de uma forma diferente, como por exemplo usando a mão esquerda  (se você for destro); 

►Assista um canal de TV diferente;

►Escute outros estilos musicais;

►Mude os moveis de lugar;

►Ande por uma rua diferente etc.

 

# 5 O PODER DAS RESTRIÇÕES

criatividade-limites

Quem nunca passou por uma momento onde tinha tantas opções que não sabia qual escolher?  Esse excesso de opções muitas vezes paralisa e bloqueia a nossa criatividade.

É aqui que entra o poder da restrição limitando as possibilidades e com isso acionando e forçando o nosso cérebro  a buscar ideias criativas.

Uma das maneiras de acionar o poder da restrição é fazendo perguntas e criando desafios, como,  por exemplo:

►E se eu tivesse apenas tampas de garrafa ?

►Que arte eu poderia fazer hoje se eu tivesse apenas 30 minutos ?

►E se eu tivesse apenas couro sintético?

O único limite no mundo é aquele que nos próprios criamos. Não precisamos ter os melhores materiais, as melhores ferramentas ou a melhor coordenação motora do mundo para criar, podemos usar o que já temos e deixar o fluxo criativo fazer o restante.

 

# 6 O PODER DO COCHILO

criatividade-cansado

Quando estamos sonolento reduzimos nossa capacidade de se concentrar e reduzimos o estado de consciência. Ao reduzir a capacidade de se concentrar  a mente fica sonolenta e desorganizada entrando assim num intenso estado de fluxo criativo é nesse momento que várias associações inesperadas, que normalmente ignoramos, começam a aparecer.

Curiosidade:

O famoso pintor Salvador Dalí  frequentemente cochilava na cadeira segurando uma chave. Debaixo da chave, no chão, ele colocava um prato de metal. Assim toda vez que ele cochilava acabava soltando a colher e o barulho dela, no prato de metal, acordava ele sonolento e tendo imagens vividas e criativas em sua mente.

 

# 7 O PODER DA BAGUNÇA

criatividade-bagunça

Pesquisas publicadas na revista Americana de psicologia “Psychological Science” revelaram que trabalhar em uma mesa bagunçada estimula  o fluxo criativo. Segundo essa pesquisa, um ambiente organizado estimula pensamentos convencionais, enquanto que um ambiente bagunçado estimula a mente a quebrar a barreira do convencional e do tradicional fazendo  com que você enxergue as coisas de forma diferente.

 

O que você faz pra manter a sua mente criativa? Deixa um comentário abaixo:

Referências:

http://www.psych.rochester.edu/people/elliot_andrew/assets/pdf/2012_Lichtenfeldetal_PSPB.pdf

http://www.forbes.com/sites/groupthink/2013/07/12/creativity-how-constraints-drive-genius/

http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0272494413000261

http://news.stanford.edu/news/2014/april/walking-vs-sitting-042414.html

Can limitations make you more creative? A Q&A with artist Phil Hansen

https://www.psychologytoday.com/blog/beautiful-minds/201206/why-weird-experiences-boost-creativity

http://www.psychologicalscience.org/index.php/news/releases/tidy-desk-or-messy-desk-each-has-its-benefits.html

http://www.forbes.com/sites/davidburkus/2014/05/23/when-to-say-yes-to-the-messy-desk/

http://news.stanford.edu/news/2014/april/walking-vs-sitting-042414.html

https://www.americanexpress.com/us/small-business/openforum/articles/how-being-bored-and-tired-can-improve-your-creativity/

CTA_comentario_artigo (2)

 

Arte Com Papel:
Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

30 comentários sobre “Dicas para estimular a criatividade

  1. OI LUCAS,ADORO SUAS REPORTAGENS E DICAS,NÓS USAMOS FOLHA DE BANANEIRA P/ REVESTIR FUNDO DE ASSADEIRAS;PRINCIPALMENTE QUANDO ASSAMOS ALIMENTOS GORDUROSOS.ABRAÇOS

  2. Boas idèias que fazem a difrença.Gostei sim e muito ,e acho que vai nos ajudar muito quando estivermos sem criatividade.Parabèns ,Lucas. E muito obrigada da minha parte.

  3. Ótimo artigo Lucas. Gostei especialmente da dica 9, sempre achamos que não temos o suficiente para começar um novo trabalho e muitas vezes temos matéria-prima mais do que suficiente para começar…além dos recicláveis.
    Eu costumo pensar nas coisas que poderiam ser úteis no meu dia-a-dia. Como trabalho com acessórios penso em peças úteis e funcionais. Gosto de folhear livros e revistas a procura de inspiração.

    • Oi Cláudia,

      Realmente a restrição é muito poderosa quando estamos buscando criar peças criativas. É sempre bom explorar coisas novas.
      Que bom que você gostou do artigo.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços!

  4. Gostei muito do artigo, achei que e de suma importancia pra ajudar as pessoas que nessecitam de uma de uma opçao de vida, parabens.

  5. Oi! sempre caminho para arejar as idéias, as vezes vejo imagens bonitas, leio revistas, saio para olhar vitrines, vou mexer nas plantas. Quando viajo procuro ver todas as novidades. É muito ruim quando a cabeça da gente parece que tá seca.Adorei as dicas.

  6. Artigo interessante. Acredite tenho habito sempre quando posso, tirar uma soneca apos almoco, geralmente e nessa hora, que tenho muitas respostas em algumas duvidas e criatividades naquilo que eu preciso. Sou artesa.

  7. Obg pelo artigo. Estou num peeriodo q tem feito eu me sentir bloqueada, inerte… E o novo, o criativo, a arte me faz sentir renovada, feliz, em paz… Obg pelas dicas.

    • Oi Lilian,

      Esses períodos de bloqueio são comuns por isso que eu compartilhei essas
      técnica que podem te ajudar muito!

      Fico feliz em saber que você gostou. =)

      Abraços!

  8. Obrigada por tantos esclarecimentos e dicas,sou artesã e arte educadora em uma O.N.G. em uma comunidade carente em Campinas e agradeço todos os dias por tudo,pois amo a minha vida e o meu trabalho,Se puder dá uma olhada na minha página Misturinha Chique.Deus te abençoe muito,abraços

  9. Oi Lucas, tenho lido seus artigos e gostado muito. Este em especial, achei fantastico!!!! São tecnicas muito bacanas mas o mais importante eh a vontade de ser criativo, de buscar novas ideias, de inovar… Quando procuramos uma nova maneira de olhar as coisas tudo muda! Isso se aplica ‘a tudo, ao trabalho e ate mesmo o jeito de viver a vida!!! Parabens seu trabalho eh muuito legal!!!!

    • Oi Ana,

      Achei fantástico seu comentário! É muito bom saber que o conteúdo que publico está realmente ajudando. =)
      Muito obrigado pelo comentário!

      Abraços!

  10. Realmente o cochilo ajuda tanto na criatividade quanto na tomada de decisões, pois com mente e corpo descansados é mais fácil optar pelo que nos é mais correto e conveniente.
    Leila Gadini

Deixe um comentário