Arte com Papapel

7 Ideias de Embalagens para Artesanato

7 Ideias de Embalagens para Artesanato
4.3 (86.67%) 6 votes

 

 

Terminar um artesanato e receber elogios é fantástico, mas você sabe que não é tarefa fácil. São vários detalhes que temos que nos preocupar para que o resultado final seja encantador. E a embalagem é um dos elementos  dentre vários outros responsáveis pelo encanto  (eu falo mais sobre isso nesse artigo aqui: 5 dicas para deixar o seu artesanato mais valorizado).

 

Mas nesse artigo eu quero deixar 7 ideias de embalagens para que você possa se inspirar e enxergar o mundo de possibilidades criativas disponíveis para deixar o seu artesanato mais irresistível.

 

Quando eu falo de embalagem  geralmente muitos artesãos pensam em caixas que nem aquelas de papelão ou papel cartão que geralmente encontramos nas papelarias, mas as possibilidades são infinitas.  Existem diversos materiais que você pode utilizar para fazer uma embalagem diferenciada e que agregue real valor ao seu artesanato como papel, tecido, MDF, papel celofane etc.  

 

Atenção: As embalagens não precisam ser complexas e muito elaboradas para que não comprometa o seu tempo de trabalho.

 

O interessante é que muitas  pessoas acabam guardando  as embalagens e o bacana disso é que toda vez que ela olhar essa embalagem ela vai lembrar de você :).

 

… E muitas dessas pessoas acabam guardando com vários objetivos como, por exemplo,  embalagem de outros produtos, para decorar a casa ou simplesmente porque criou um vínculo afetivo tão grande que  não consegue jogar aquela embalagem no lixo.

 

Abaixo você verá as 7 ideias de embalagens e dicas de como usar:

 

#1 Embalagem de tecido

embalagem-artesanato-tecido

 Crédito: dorisyershova

Uma embalagem de tecido é relativamente fácil de fazer e dá um excelente resultado agregando mais valor as suas peças. Você pode utilizar para embalar cadernos artesanais, colares, peças de bisqui etc.   Caso você não saiba fazer ou não tenha tempo você pode encomendar algumas para uma costureira e você pode até personalizar com o tamanho e estampa que combine com as suas peça.

 

Eu só não recomendo utilizar caso você trabalhe com materiais frágeis porque a embalagem de tecido não projete contra impacto a menos que você faça algum tipo de enchimento.

 

Esse é o tipo de embalagem que eu dificilmente jogaria fora! 🙂

 

Uma dica: Quando você for escolher o material da sua embalagem é bom contrastar com o material da sua peça. Ex. Se a sua peça é de pano, uma embalagem em madeira irá agregar mais valor do que uma de tecido.

 

 

#2 Embalagem com caixa de OVO

embalagem-ovo-reciclada

Crédito: paneamoreecreativita

Uma embalagem reciclada é um ótimo material para produtos artesanais, amigos da natureza, e se bem trabalhada pode dar um efeito espetacular. Elas dão um pouco mais de trabalho para fazer, mas dependendo do artesanato que você faça o resultado final compensa.

 

Nesse exemplo foi utilizado uma embalagem de ovos pintada por dentro na cor vermelha e de azul com bolinhas brancas no lado de fora.  Para dar acabamento  foi utilizado um papel texturizado e foi dado um laço com uma fita.

 

 

#3 Embalagem Cônica de papel

embalagem-artesanato-papel-conica

Crédito: woohome

Esse tipo de embalagem de papel é simples e rápido de fazer, em poucos minutos ou segundos você consegue ter várias prontas para o uso. Ela é ideal para embalar pequenas peças artesanais.

 

Para fazer você precisa dos seguintes materiais:

     ►Papel;

     ►Cola ou fita dupla face;

     ►Cordão.

Passo a passo:

embalagem artesanal passo a passo cone

     1 Passo: Corte o papel para que fique na proporção de um quadrado;

     2 Passo: Passe cola ou fixe a fita dupla face em uma das bordas;

     3 Passo: Enrole o papel para deixar no formato de cone;

     4 Passo: Faça um furo na aba de fechamento;

     5 Passo: Feche com uma linha. Para incrementar você pode prender uma tag.

 

#4 Embalagem com rolo de papel

embalagem-artesanato-rolo-papel

Crédito: rightathome

Esse é outro exemplo de embalagem que pode ser feita usando materiais reciclados. Esse tipo de embalagem só pode ser utilizado para pequenos artesanatos.

 

Dica: Na maioria das vezes que você for trabalhar utilizando materiais reciclados você terá que empregar um esforço adicional para mascarar a aparência original desse material assim você irá agregar mais valor a ele.  

 

Materiais:

     ►Rolo de papel higiênico ou de papel toalha;

     ►Tinta;

     ►Pincel;

     ►Fita;

     ►Cordão

Passo a passo:

embalagem artesanal rolo papel

     1 Passo: Amasse as bordas para fazer o fechamento;

     2 Passo: Pinte toda a parte externa;

     3 Passo: Incremente colocando uma fita e outros elementos que você quiser adicionar como uma tag.

 

Outro tipo de embalagem que pode ser reaproveitada é a caixa de cereal, e se você não sabe como fazer basta ver o passo a passo nesse outro artigo (link: reciclagem de caixa de cereal).

 

 #5 Embalagem estrelada de papel     

embalagem-artesanato-papel-estrela

Crédito: bumpsmitten

Esse tipo de embalagem é muito útil e muito charmosa para pequenas peças artesanais, mas também é utilizado para embalar doces como trufas. Ela é super fácil de fazer e requer poucos materiais.

 

Materiais:

     ►Papel;

     ►Fita adesiva;

     ►Tesoura ou estilete;

     ►Fita decorada para fazer laço.

Passo a passo

embalagem artesanal passo a passo estrela

     1 Passo: Marque o molde em um papel colorido (clique aqui para pegar o molde);

     2 Passo: Recorte com uma tesoura ou estilete;

     3 Passo: Dobre as abas e prenda com uma fita adesiva.

     4 Passo: Para finalizar faça um laço.

 

#6 Embalagem 100% natural

embalagem-artesanato-natural

Crédito: welke

Pouca gente lembra dos materiais naturais quando faz artesanato, é bom lembrar que em muitas peças  elas podem agregar muito valor e deixar a sua obra ainda mais especial como, por exemplo, essa embalagem que foi feita utilizado casca de Noz.

 

A desvantagem da casca de noz é que só cabe peças pequenas, mas você pode utilizar outros materiais naturais como a casca de coco que quando lixada e polida deixa um acabamento excelente.

 

Materiais:

     ►Casca de noz;

     ►Glitter;

     ►Cola;

Passo a Passo:

embalagem artesanal passo a passo noz

     1 Passo: Passe cola no interior da casca;

     2 Passo: Aplique o glitter;

     3 Passo: Feche a embalagem com uma fita.

 

#7 Embalagem tipo saco de papel

embalagem-papel-min-curso

Essa é mais um tipo de embalagem feita com papel. Esse tipo de embalagem pode ser feito para artesanatos pequenos ou médios e podem ser decoradas para que combinem com o estilo da sua peça, da pessoa que irá receber ou da data comemorativa.

 

Esse tipo de embalagem é relativamente fácil de fazer e requer poucos materiais como papel e cola. O passo a passo, em vídeo, você pode conferir em uma das aulas do mini curso gratuito de encadernação e se você ainda não assistiu pode se inscrever clicando aqui.

 

banner_blog_artigos

 Você também acha que a embalagem é realmente importante e imprescindível no artesanato? Comenta aqui embaixo:

CTA_comentario_artigo (2)



Also published on Medium.

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

89 comentários sobre “7 Ideias de Embalagens para Artesanato

  1. amei tds as idéias até agora, muito obrigado; tem me ajudado muito, e ñ tem sido bom só p/ mim, tenho compartilhado com outras pessoas q tbm gostaram muito.Parabéns e obrigado mais uma vez.(Alessandra Aquino).

    • Oi Alessandra,

      Nossa! fico muito feliz em saber que tenho conseguido te ajudar com os conteúdos =)
      Obrigado pelo comentário!

      Abraços e sucesso!

  2. É bem difícil localizar o mercado para cada tipo de artesanato (arte em geral). Achei o máximo essas informações, diferenciar os tipos de valores e importantíssimo. Qdo tiver mais sugestões pode enviar. Agradeço…. Abraço !!!!!!

    • Oi Filomena,

      É verdade, é bem difícil de localizar, por isso tem que ser feitos vários e vários testes pra achar o mercado certo.
      Fico feliz em saber que você gostou do artigo =)

      Abraços!

  3. Tudo muito criativo e sustentável.
    E preparar algo especial e com carinho torna a embalagem também um presente!
    Muito sucesso.

  4. Curti todas as embalagens, acho muito importante, a embalagem é o primeiro contato com o presente! Obrigada pelas dicas. São todas lindas e com certeza vou fazer. A da casca de noz foi de mais, linda e muito criativa. Adorei.

    • Oi Neli,

      Que bom que gostou. =). Eu recomendo você dar um toque seu e não apenas copiar, assim você consegue chegar a ideias muito mais criativas.

      Abraços e sucesso!

  5. ESSAS DICAS E TUDO DE BOM, AMEIIIII TODAS ESPECIALMENTE DE CASCA DE NOZES, MUITO CRIATIVO E DA UM CHARME. VOCÊS SÃO MUITO ESPECIAL. OBRIGADA.BJSSSSSSSSSSS

  6. Amei os tipos de embalagens para presente! Confesso que rinha algumas que eu nem conhecia! O presente é importante, mas ter uma embalagem criativa e bonita, surpreende! Mostra que você teve cuidado e foi prestativo. Agrega valor. Parabéns!

Deixe um comentário