7 papéis que você deveria conhecer

7 papéis que você deveria conhecer

7 papéis que você deveria conhecer
3.83 (76.67%) 12 votes

 

 

Quantas pessoas, na sua cidade, você conhece que utiliza papel semente ou  papel de fibra de bananeira nos seus artesanatos? Provavelmente poucas ou quase nenhuma porque esses são materiais poucos conhecidos e explorados, por isso, nesse artigo, você vai conhecer 7 tipos de papéis que a maioria das pessoas não conhecem e utilizam no dia a dia.

Cada material que você usa no seu artesanato pode deixar a sua peça mais ou menos valorizada dependendo do modo como você utiliza. Por exemplo, quando você faz um caderno artesanal com a capa e algumas folhas de fibra de bananeira ele se diferencia dos demais cadernos por 2 motivos:

► Ele é uma peça diferenciada que utiliza materiais que não são comuns (exclusividade);

►A indústria não consegue fabricar produtos, em larga escala, utilizando esse tipo de material;

Será que essa não é uma grande oportunidade ?

Estes papéis podem ser utilizados em praticamente qualquer tipo de artesanato que utilize papel, mas com o diferencial de deixar a sua peça mais charmosa, atraente e com mais qualidade.

Eu me lembro que a primeira vez que eu vi estes papéis eu fiquei impressionado e minha cabeça não parou de ter ideias mirabolantes de onde aplicar.

 

Papel Semente

papel-semente-imagem

O papel semente é uma papel com vida, ele recebe diversas sementes durante o seu processo de produção. Essas sementes germinam quando o papel é jogado fora, em um lugar que tenha contato com a água e terra fértil.

Desse papel podem germinar várias flores, verdurascondimentos, chás etc. Algumas das sementes mais comuns são camomila, manjericão, rúcula, salsinha e cravo.

Esse papel pode ser utilizado da mesma forma que se utiliza um papel comum, inclusive pode ser utilizado na impressora.

Ele é um grande diferencial para as pessoas que valorizam  a natureza e a sustentabilidade.

cartao-com-papel-semente

 Crédito foto: http://www.custompaper.com/invitations.html

 Onde encontrar: Existem alguns fornecedores brasileiros que fabricam esse tipo de papel como a empresa Papel semente.

Papel Metálico

papel-metalizado

 

O papel metálico são papéis que imitam a cor e brilho dos metais como prata, bronze, alumínio e ouro. Durante o processo de fabricação essas folhas recebem pigmentos minerais para que eles ganhem o brilho característico dos metais e uma camada perolada (que lembra o brilho de uma pérola). Esse tipo de papel atrai muito o olhar devido as suas características únicas e por ser um material pouco conhecido pela maioria das pessoas, gerando assim uma grande curiosidade e interesse. 

As aplicações são diversas: convites, detalhes nas capas do cadernos artesanais até elementos decorativos diversos.

Onde encontrar: Em algumas papelarias locais e em várias lojas virtuais. Uma das marcas mais conhecidas é o Curious Metallics

 

Papel de Fibra Vegetal

papel-de-fibra-de-bananeira

O papel de fibra vegetal é diferente do papel reciclado. O reciclado geralmente é feito de papeis que já foram utilizados, enquanto que o papel ecológico é feito a partir de fibra natural que podem ser de bananeira, Sisal, cana de açúcar, buriti, açaí, capim dourado  etc.

Grande parte desses papéis são produzidos artesanalmente. Eles são produzidos em diversas cores e com texturas variadas podendo até ser encontrado pétalas de rosas incrustadas.

Eles podem ser utilizados em vários produtos  para dar um toque especial e exclusivo.

encadernação-com-papel-de-bananeira

Crédito: http://artedefibra.blogspot.com.br/

Onde encontrar: Como a maioria desses materiais são produzidos artesanalmente, dificilmente você irá encontrar em papelarias, sendo mais fácil achar na Internet nos sites dos produtores como a Agave, Mariapapirus, Liondor, no Elo 7 etc

 

Guardanapo Estampado

guardanapo-decorado

O guardanapo estampado são guardanapos decorados com padrões coloridos, impressos na superfície. Eles são relativamente baratos e existe uma grande variedade de desenhos impressos com vários temas (xadrez, frutas, flores, paisagens, animais etc).

Umas das aplicações na encadernação artesanal é para decorar as capas dos cadernos.

guardanapo-estampado

Onde encontrar: Eles podem ser encontrados em lojas que vendem materiais para eventos e festas. Além disso podem ser encontrados facilmente na Internet.

 Papel para Scrapbook

papel-para-scrap

O papel para Scrapbook é mais conhecido pelas pessoas que fazem algum tipo de artesanato. Ele é um papel sem acidez, livre de lignina  e com ambos os lados estampados. Devido a essas características esse papel não reage com a luz e nem com o calor e por causa disso esse papel dificilmente amarela e muda de cor com o passar do tempo. Essas características tornam esse tipo de papel ótimo para revestir capas de cadernos artesanais, para fazer capas flexíveis e para diversas outras aplicações.

Existe uma grande variedade de tipos disponíveis, variando desde a gramatura, transparência e textura.

papel-para-scrapbook

Onde encontrar: O papel para Scrapbook é fácil de ser encontrado nas papelarias e em várias lojas online. A dimensão mais comum é de 30,5  x 30,5 cm.

 

Papel Contact

papel-contact

O papel contact é um dos materiais mais versáteis, ele pode ser aplicado em praticamente qualquer lugar. Ele é formado por uma superfície decorada, visível de um lado, e uma camada altamente adesiva do outro lado que adere a quase todo tipo de superfície com facilidade. Ele é usado para decorar e proteger superfícies como prateleiras, armários, notebook, capa de livro, capa de caderno, janela, geladeira, parede etc. Ele é vendido em rolo e existem tipos específicos para cada superfície como vidro, aço inox, madeira etc.

O papel contact tem diversas texturas impressas simulando madeira,  metal, plástico colorido, flores etc.

Dica: o papel contact, preto fosco, pode ser adesivado na parede é utilizado como quadro negro para escrever com giz.

papel-contact-preto-exemplo

papel-contact-aplicação-variadaCrédito foto: http://iheartorganizing.blogspot.com.br/2012_08_01_archive.html

Onde encontra: Esse material é encontrado em rolo vendido em algumas papelarias e facilmente encontrando em lojas online.

 

 Papel color plus

papel-color-plus

O papel color plus é um dos papeis coloridos de maior qualidade. Ele tem uma superfície uniforme, a cor é estável e não reage a luz. Eles estão disponíveis em diversas gramaturas e tem um leque de cores variadas. Ele é ideal para trabalhos artesanais de altíssima qualidade.

 banner_blog_artigos

E você já experimentou algum desses papéis ou conhece outros? Comenta aqui embaixo:

 

 CTA_comentario_artigo (2)



Also published on Medium.

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

69 Responses to 7 papéis que você deveria conhecer

  1. […] vezes para agilizar o trabalho, cortamos manualmente várias folha, vários tecidos e vários papelões de uma vez só, mas essa força adicional que você aplica, […]

  2. otimamente sua explanação sobre a variedades de papeis, sabe eu fico pensando como começar,

    • Lucas A C disse:

      Oi Eli, obrigado pelo comentário

      Existem muitos papéis. Eu recomendo que você comece pelo que tiver mais disponibilidade na sua cidade.

      Abraços,
      Lucas

  3. Rosimar disse:

    Lucas amei esse artigo….to montando uma pasta com o ebook e os artigos que vc escreve…..to aprendendo muito com vc. Obrigada.

  4. Luzia disse:

    Uau !!!!! Era tudo que eu precisava saber a respeito de papéis para fazer encadernação !!!!! Obrigada !!!!

  5. monica disse:

    Parabéns por dar várias dicas interessantes sem egoismo. Só faltou os nomes das lojas mais em conta para fechar com chave de ouro.Rsrsrsrs

  6. Obrigada lucas,vc sempre nos surpreendendo com suas dicas: Fiquei encantada com esses papéis!Agora é só por em prática,pois as dicas e onde encontrar já temos!

    • Lucas A C disse:

      Oi Selma,

      que bom que gostou, fico muito feliz em saber. Esses papeis são fantásticos e da pra fazer muita coisa legal com eles.

      Abraços!

  7. Débora Silva disse:

    olá , Lucas!
    qtas coisas ainda temos que aprender! lindo o papel semente . Obrigado pelo conhecimento passado. um abraço.

  8. Márcia Fontenelle disse:

    Olá Lucas como muitos já disseram, muito boa sua inciativa, sempre gostei de artesanato mais só agora comecei a me dedicar, e além de ter muitas dúvidas, onde moro tenho dificuldade de encontrar materiais mais específicos.
    E vou aproveitar para pesquisar no site Papel Artesanal

    Abraços,

  9. claudia disse:

    Paz e Bem! Grata pelo cuidado e atenção a todos nós! Profissionais e apaixonados ou simplesmente, apaixonados…. ame aprender!

    • Lucas A C disse:

      Oi Claudia,

      Muito obrigado pelo comentário, ele é muito importante pra mim, pois só assim eu sei que o conteúdo que eu publico está realmente ajudando os apaixonados e os profissionais da arte. =)

      Abraços!

  10. jiovana oliveira matos disse:

    oi Lucas, amei todas as ideias,parabéns.bjs

  11. Angela Maria Ciribeli Alarcon disse:

    Oi Lucas .Gostei muito das suas dicas .Néao conhecia alguns papèis .Jà utilizei o papel contact no caderno de receitas que fiz pra minha filha .Um abraço.

  12. Milli disse:

    Felizmente, eu já conhecia a todos, mas o mais interessante é o “semente”!

  13. Rosinalva de Oliveira Murbach disse:

    Muito bom, gostei da dica, lindos papéis.

  14. Elvidia Lopes disse:

    Adorei as dicas Lucas!!! Já usei alguns, mas não conhecia outros, como o papel semente e a dica do papel contact preto fosco. Obrigada pelas dicas, um abraço!

  15. Juliana disse:

    Adorei! Amei! Obrigada por compartilhar conosco essas maravilhas. Demoraria tempos para eu descobrir se não fosse vc. Abç

  16. Zezé Bueno disse:

    Bom dia,Lucas. Show este e-Mail. Fico sempre aguardando suas dicas. Valeu. Boa semana. Abraco. ❤️

  17. Olá Lucas,
    Represento uma empresa chamada Papel Artesanal.com que fabrica diversos tipos de papéis totalmente artesanais. Temos um leque de aproximadamente 180 tipos de papéis que são confeccionados de forma totalmente artesanal. Além do papel semente fazemos papéis de sisal, palha de milho, fibra de coco, bananeira entre outros. Dá uma conferida no nosso site http://www.papelartesanal.com.
    Aproveito o momento para parabenizá-lo pela matéria sobre os papéis, pois muitas pessoas ainda não conhecem o papel artesanal.

    Um abraço

    Daniela

  18. ESTER CONCEIÇÃO disse:

    É SHOW! VALEU, LUCAS.

  19. Angela Maria Rogerio disse:

    Amei , incrível o papel semente.
    Obrigada pelas dicas.

  20. Inaura disse:

    Adorei o artigo conhecia o papel mas não sabia do que era feito.Obrigada informação valiosa.♥

  21. Maria Adelle Tosi Matsushita disse:

    que maravilha Lucas eu não conhecia o papél semente amei obrigado por suas dicas você é um profissional amável !!!!!!!!

  22. Vera Pácio disse:

    muito interessante, o papel semente então nem se fala,obrigada pela dica!!!

  23. Tania disse:

    Amei, esse papel semente é tudo de bom! Obrigada por mais essa informaçao.

  24. edna disse:

    ahhhh adorei o Papel semente, já tinha ouvido falar de , muito interessante, acho que deveria ser mas explorado., mesma já procurei saber mas dele no googleo, , para fazer lembrancinha de aniversário , tem muitas idéias bacanas feitas com o papel semente e facil de fazer , mas muito obrigado pelas informações sobre esses papel. abraçossss.

  25. ANGELA MARIA DA SILVA disse:

    NOSSA ESTOU ADMIRADA AMEI TODOS

  26. katey stropp disse:

    Ai todos e nem, sabia que tinha tantos papeis assim principalmente o papel semente..Estou encantada com todos .bjs
    katey

    • Lucas A C disse:

      Oi Katey,

      A boa notícia é que existe muito mais do que esses 7 papéis pra agente explorar, a diversidade é mt grande. =)

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços!

  27. FILOMENA MARIA MARTINS COSTA disse:

    Adorei, alguns como guardanapo eu já conhecia mas a maioria eu não sabia q existiam, esse semente eh muito diferente. Obrigada pelas informações… Amei recebê-las. Abraços !!!!!
    .

  28. maria gaio disse:

    gostei demais deste artigo conheço 4 destes papes quero conheçer os outros;;;

  29. Angela Guimarães disse:

    Muito bom seus artigos sobre papel, sempre é bom adquirir mais conhecimentos sobre esta arte tão bacana da encadernação, bom tb para usarmos nossa criatividade e conhecermos diversos tipos de papeis para nossas encadernações.

    • Lucas A C disse:

      É fantástico Angela, a cada ano aparece mais coisa legal que da pra usar na encadernação e em outras artes.
      É muita coisa legal. =)

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços!

  30. elisabeth de souza nery disse:

    Achei ótima a matéria, já conheço alguns dos papeis até trabalho com alguns deles , mais o papel semente é simplesmente fantástico, e não conheço de ser magico ver brotando a vida em um papel ,parabéns !

    • Lucas A C disse:

      Oi Elisabeth,

      Que bom que você gostou da matéria, eu acredito que o papel semente é relativamente novo no mercado brasileiro, nem deve ter 5 anos de existência.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços!

  31. O papel semente é incrível é muito legal essa ideia !!!! <3 <3 <3

  32. Lúcia disse:

    Muito legal, eu não sabia e acho que aqui na minha cidade em conheço ninguém que use esse tipo de papel, serve para fazer origami não ??

  33. Vânia Lúcia Seixas disse:

    Muito interessante o papel semente… parabéns!… O papel metálico foi novidade pra mim… Os outros já trabalho com eles em minhas oficinas… Valeu, obrigada!…

  34. Amei o papel semente e o perolado,os outros eu já conhecia…Parabéns por tanta criatividade…

  35. Achei incrível o Papel Semente! Os demais papéis já tenho conhecimento. Trabalhei com o guardanapo em caixas de MDF e o Color Plus para fazer origami. Agora, com suas dicas e curso, pretendo explorar todas as possibilidades. Abçs

Deixe um comentario

[icegram campaigns="2713"]
  • Encadernacao-album-artesanato

O Que Dizem Alguns dos Nossos Clientes:

Aprenda Tudo Sobre Encadernação Artesanal 

Conheça o Livro "O Passo a Passo da Encadernação Artesanal" e aprenda todos os segredos.
Quero Saber Mais
Aprenda Como Cálcular Preço de Artesanato
Saiba Mais Aqui
Paste your AdWords Remarketing code here