07 Ideias de como vender Artesanato

07 Ideias de como vender Artesanato

07 Ideias de como vender Artesanato
3.67 (73.33%) 3 votes

como vender artesanato

 

Se você faz peças lindas de artesanato, mas não sabe como vende-las, esse artigo é para você. E se você já vende e quer expandir seus negócios, você também está na página certa.

Veja abaixo algumas ideias de como vender seus produtos.

 

1 – De boca em boca:
Você é a melhor propaganda para o seu negócio, portanto, não tenha vergonha. Mostre suas peças, ofereça às pessoas, mesmo que elas não comprem de primeira. Dessa forma, essas ficam conhecendo seu trabalho.

Ande sempre com um catálogo, pode ser no seu smartphone, ou algumas fotos do que você produz. Venda na empresa em que trabalha, ofereça perto de datas comemorativas, como Dia das Mães, dos Pais, das Crianças, Natal. Nessas épocas sempre há alguém precisando comprar algum presente.

 

2 – Lojas físicas:
Expor o produto em lojas é uma saída muito inteligente. Claro que manter uma loja própria é bem caro, ainda mais para quem está começando. Mas você pode procurar na sua cidade, e/ou em cidades vizinhas, parcerias.

Procure lojas que tenham afinidade com o que você produz para expor seus produtos e com isso ganhar até uma porcentagem do lucro. Não desista com possíveis NÃOS. Se em uma loja não der certo, tente em outra. A melhor maneira de conquistar fregueses é através da propaganda.

 

3 – Lojas virtuais:
A venda pela internet é a que cresce mais hoje em nosso país. Com a internet mais pessoas podem conhecer o seu trabalho e, com isso, comprar seus produtos. Veja algumas formas se se inserir nesse meio.

Vamos começar pelos Marketplaces, sites de vendas que reúnem vários vendedores em um só lugar. Os mais conhecidos no Brasil e especializados em artesanato são Elo7, Airu e Solidarium.
Os três são semelhantes, apresentando diferenças de tarifas para venda e também de foco nos produtos vendidos. Procure o mais vantajoso para você.
Além dos marketplaces, há também sites de anúncios, como o Mercado Livre – um site de leilão, no qual as pessoas entram para comprar e vender produtos em geral –, e o Que Barato – um site de classificados no qual você pode cadastrar seus produtos.

 Atualização 23-07-2016: O Site Airu não existe mais. A Solidarium não existe mais, agora eles são o Olist.com

4 – Redes Sociais:
Sites de relacionamento, como Facebook e Instagram, são um terreno fértil para divulgação de produtos. Você pode procurar grupos relacionados aos seus produtos e fazer amizade com os membros. Pode criar uma página para expor os produtos, com álbuns de fotos e colocar o preço nos produtos. Estas são maneiras de as pessoas interessadas entrarem em contado com você a partir da sua página ou do seu perfil.

 

5 – Blog/Site:
Crie um blog e escreva sobre o produto que você faz. Coloque detalhes de como é fabricado, como é enviado ao cliente. As pessoas gostam de saber coisas desse tipo, curiosidades, informações adicionais. Você pode criar blogs através do blogger e wordpress.

Além disso, uma ótima estratégia é entrar em blogs de pessoas que escrevem coisas do mesmo gênero que você e fazer amizade, deixe comentários que acrescentem algo e aproveite para deixar o link do seu blog. Talvez você até consiga que a pessoa divulgue seus produtos no blog dela.

 

6 – Amigos/parente vendendo:

Amigos e parentes podem ser uma boa divulgação para o seu trabalho. Veja se eles querem levar seus produtos para o local em que trabalham. Diga para oferecerem a amigos, colegas. Distribua cartões de visita. Use essa ferramenta para aumentar o seu círculo de relacionamento.

 

7 – Feiras/exposições/ Festas:
Participe de feiras, exposições, festas típicas. Esteja atento ao calendário de festas da sua região, valem festa do padroeiro, festa de aniversário da cidade, festas de peão, entre outros. Feiras e exposições de artesanato também são uma excelente forma de divulgar o seu trabalho, nessas ocasiões reúnem-se profissionais de várias partes do país e vocês podem trocar experiências, contatos e produtos.

banner_blog_artigos

 Assinado por Beatriz Spinelli

CTA_comentario_artigo (2)


Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

12 Responses to 07 Ideias de como vender Artesanato

  1. Hedênia disse:

    Oi Lucas, queria te agradecer pelas dicas, elas são de grande valia principalmente para quem está começando no ramo. Sempre fiz artesanato, mas só agora estou focada em fazer dele o meu negócio. É bom poder contar com a ajuda de pessoas como você que tem mais experiência e principalmente boa vontade em compartilhar seus conhecimentos. Um grande abraço.

  2. Raquel Pereira disse:

    Gostri muito das sugestões. Obrigada! Tive uma inspiração com sua sugestão do blog/site.

  3. Claúdia disse:

    Ótimas dicas Lucas. Atualmente estou vendendo meus produtos para as lojas a um preço convidativo, assim tenho venda certa todo mês. Para não levar desvantagem procuro vender peças fáceis de fazer e com baixo custo, muitas vezes uso material reciclado, assim posso repassar para o lojista por um bom preço e garantir a venda mensal. Estou pensando tb em abrir minha loja virtual. Sucesso para todos nós!

  4. Maria Neves Pacheco Finotti disse:

    Muito uteis suas dicas, vou segui-las. Obrigada por sua disponibilidade conosco. Deus o abençoe. Sucesso.

  5. Érika Santana disse:

    Boa dicas! Show de bola!

  6. Juliana disse:

    Adorei o artigo.

Deixe Um Comentario

[icegram campaigns="2713"]
  • Encadernacao-album-artesanato

O Que Dizem Alguns dos Nossos Clientes:

Aprenda Tudo Sobre Encadernação Artesanal 

Conheça o Livro "O Passo a Passo da Encadernação Artesanal" e aprenda todos os segredos.
Quero Saber Mais
Aprenda Como Cálcular Preço de Artesanato
Saiba Mais Aqui