Arte com Papel

tessouras utilizadas no artesanato

Tipos de Tesouras Utilizadas no Artesanato

Tipos de Tesouras Utilizadas no Artesanato
5 (100%) 1 vote

 

Quem já fez artesanato ou atividades artísticas pelo menos algumas vezes na vida sabe a diferença que uma boa tesoura apropriada para cada material e técnica faz. Existem muitos tipos de tesouras que são utilizadas no artesanato, então, vale a pena descobrir qual é o modelo ideal para você criar suas artes.

As tesouras são utilizadas pelas pessoas desde a antiguidade, sendo que o primeiro registro histórico de utilização de um objeto parecido com elas aconteceu no Antigo Egito e data de aproximadamente 1.500 a.C.

E desde aquela época as tesouras são utilizadas para fins diversos como cortes de cabelo, poda de árvores, cortes de tecidos, cortes de vegetais e alimentos. Dessa forma, é indiscutível o quanto esta ferramenta é útil e facilita as tarefas cotidianas.

O uso da tesoura se popularizou com a criação das tesouras de aço de Robert Hinchliffe a partir de 1751. Esta manufatura mudou a vida de muitas pessoas que passaram a utilizar a tesoura para diversas atividades, sendo que uma delas é o artesanato.

Então, sabendo da importância da tesoura para o artesão, hoje abordaremos os tipos de tesoura que são utilizadas como ferramenta de trabalho no artesanato. Confira a seguir!

Tesouras Para Tecido e Papel

Você sabe qual é a melhor tesoura para cortar seu tecido? E para cortar os papéis que você utiliza no seu trabalho artesanal? Se você não tem este conhecimento descubra agora mesmo quais são os melhores tipos de tesouras para cada um de seus materiais.

Tesoura de Alfaiate

Tesoura de Alfaiate

Como o próprio nome sugere este tipo de tesoura é ideal para cortar tecidos e para quem deseja trabalhar com alfaiataria. A tesoura de Alfaiate é grande e indicada para corte de tecidos grossos e para tecidos que exigem precisão e força no corte.  

Ela tem o tamanho maior do que vários outros tipos e são bem pesadas. É um tipo de tesoura bastante resistente e duradoura. Ideal para quem quer fazer um trabalho com o tecido extremamente profissional.

Mas tome cuidado, pois por ser um pouco mais pesada ela é mais difícil para ser manuseada. Dessa forma, utilizá-la exige um pouco mais de habilidade e prática.

Tesoura para costura especial

Tesoura Para Costura Especial

Este tipo de tesoura é bastante indicado para corte de tecidos que exigem precisão, mas que são mais escorregadios ou delicados. Ela garante um ótimo acabamento até mesmo para os tecidos mais difíceis.

A tesoura para costura especial possui uma base mais ergonômica que possibilita que a mão fique encostada na mesa na hora do corte. Ela permite maior firmeza no corte, é ideal para quem precisa fazer corte de bordas retas no tecido.

Multiuso

Tesoura Multiuso

Como o próprio nome deste tipo de tesoura diz, ela serve tanto para o corte de tecidos quanto para outros materiais. Ela é um modelo menor do que os outros e bastante fácil de ser manuseado.

É indicada para quem está começando a fazer artesanato e para fazer cortes mais simples de lembrancinhas e decorações. A tesoura multiuso também é muito boa para cortar papel e papelão.

Tesoura para bordado

Tesoura Para Bordado

A tesoura para bordado possui lâminas curvadas ou retas e elas são pequenas e bastante afiadas. Ela é ótima para ser utilizada em pequenos detalhes e peças menores.

É muito utilizada para fazer o acabamento de scrapbooks e lembrancinhas pequenas. Alcança com perfeição os cantos com acessos difíceis, é um item indispensável para cortar linhas, arrematar e desfazer pontos seja no bordado ou em outras técnicas de costura.

Tesoura para picotar

Tesoura de Picotar

Este tipo de tesoura tem as lâminas em forma de ziguezague e cortam o tecido mantendo esta forma como se ele tivesse sido picotado.

A tesoura de picotar diminui a quantidade de tecido a ser retirado e dá um aspecto bastante bonito, funcionando perfeitamente para fazer acabamentos em geral. Além de dar um acabamento charmoso, o formato em ziguezague evita o desgaste na ponta do tecido.

Tesoura de arremate

Tesoura de Arremate

Você já tinha visto antes uma tesoura de arremate? Esta tesoura é super diferente dos outros tipos, além dela ter uma aparência distinta, ela é acionada por molas.

Este tipo de tesoura tem sua funcionalidade um pouco mais limitada, serve apenas para cortar linhas de maneira fácil e ágil. Mas também podem ser utilizadas para corrigir e aparar erros na costura.

Tesoura para papel

Tesoura Para Papel

Esta tesoura é bastante conhecida por todas as pessoas, sua especificidade é o corte de papéis. Suas lâminas são afiadas e garantem cortes precisos.

A tesoura para papel é especial e importante, pois utilizar durante muito tempo as tesouras de tecido para cortar papel com o tempo acaba deixando-as com as lâminas sem corte, ou seja, cegas.

Tesoura grande para costura

Tesoura Grande Para Costura

Este tipo de tesoura é a maior entre todos os modelos disponíveis. Seu ângulo é agudo na parte superior e suas lâminas são bastante grandes. Ela não precisa ser utilizada apenas para costura, mas sim, pode ser utilizada para outras finalidades.

A tesoura grande para costura é ótima para a continuação de um corte em linha reta. Suas lâminas maiores facilitam neste processo.

Agora que você já conhece os tipos de tesouras, venha com a gente aprender as dicas para conservá-las!

Como Evitar Que Suas Tesouras Estraguem?

Para deixar suas tesouras bem conservadas e funcionando muito bem ao longo dos anos de uso é importante que você respeite a funcionalidade da tesoura, portanto, se ela for apenas para tecido não corte papel e vice-versa.

Lembre-se de mantê-las sempre amoladas, afinal, é muito ruim trabalhar com tesouras cegas. Porém, se você não souber fazer o procedimento corretamente, é indicado levar as tesouras para um amolador profissional, com sorte ele ainda lubrificará a tesoura gratuitamente para que ela não enferruje. Cuide bem destas amigas, ferramentas fundamentais para o artesanato!

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

2 comentários sobre “Tipos de Tesouras Utilizadas no Artesanato

Deixe Um Comentario