Arte com Papel

bonecos de croche

Amigurumis Receitas (de Chochê)

 

Os amigurumis chegaram para ficar de vez!

A palavra amigurumis vem do japonês e significa bichinho de pelúcia. Muito populares no Japão, esse tipo de artesanato chegou ao Brasil a pouco tempo e já conquistou fãs por todo o lado.

E não temos como negar que eles são as coisinhas mais fofas e além de tudo, podem ser feitos de diversas formas e tamanhos.

Hoje você vai aprender o que são esses bichinhos, os passos iniciais para fazê-los e ideias bem legais para você fazer seu próprio amigurumi e quem sabe começar a vender?

Mas o que Faz desses Bichinhos tão Fofos?

Geralmente os amigurumis tem forma de esfera ou cilindro e possuem traços bem característicos, lembrando aqueles desenhos japoneses. Eles podem ser todos feitos de lã, ou incorporar elementos diferentes.

Eu sei que eles caíram nas graças dos brasileiros e hoje em dia é cada vez mais comum ver artesãs investindo na técnica para fazer os amigurumis para vender.

O que eu Preciso para Fazer o meu Amigurumi?

Para começar sua produção de amigurumis você vai precisar ter conhecimento de técnicas de crochê ou tricô, mas relaxa que os pontos usados são super fáceis. Vamos te passar a receita e as dicas.

Além disso, para fazer a sua peça você vai precisar de:

  • Linha de tricô ou crochê de algodão ou lã.
  • Agulha de crochê ou tricô.
  • Agulha de tapeçaria.
  • Fibra para o enchimento.
  • Olhinhos.
  • Feltro e fitas (caso queira).
  • Marcador de pontos.
  • Tesoura.
  • Fita métrica.
  • Cola branca.

DICA: Os olhinhos do seu amigurumi podem ser feitos com aqueles olhinhos já pronto para colocar em bichinho de pelúcia, ou serem feitos com a própria linha de crochê ou tricô.

Como Faço um Amigurumi?

Como já disse antes, para fazer seu bichinho é precisa que você conheça o ponto mais básico do crochê: o ponto baixo. Já se você estiver usando agulhas de tricô daí o ponto que você vai utilizar é o ponto musgo.

Além disso é importante que você saiba como aumentar ou reduzir um ponto durante o crochê.

Uma vez que você inicie seu amigurumi, você sempre vai fazer pontos como se estivesse fazendo um círculo. O ideal é você começar praticando fazendo círculos planos e depois ir fazendo bolinhas para pegar bem a técnica.

Uma vez que você entenda como é o procedimento básico pode começar a fazer o seu bichinho. Ao finalizar a parte de crochê, coloque as fibras para fazer o enchimento e costure sua bolinha usando a agulha de tapeçaria e uma linha na mesma cor da sua peça.

Caso seu amigurumi tenha partes que foram confeccionadas em separado você também vai costurá-las usando a agulha de tapeçaria.

Dá uma olhada no passo a passo que colocamos aqui embaixo para você ver como são os pontos iniciais.

Fonte: mundoamigurumis

 

Fonte: tejidocrochet

 

Aonde Posso Usar o meu Bichinho?

O legal dos amigurumis é que eles são super versáteis, você pode usá-los em diferentes lugares:

  • Elemento de decoração.
  • Chaveiro.
  • Bichinho de Pelúcia.
  • Almofada.

DICA: Eles são uma opção muito linda e criativa para se dar de presente de aniversário ou natal para familiares ou amigos. Além disso, você também pode confeccioná-los para vender e aumentar a renda familiar.

EXISTEM MUITOS TIPOS DE AMIGURUMIS?

Minha amiga! Existe uma infinidade de amigurumis que você pode fazer, de bichinhos, até religiosos. Tem até amigurumi de comida!

Nós agora vamos te mostrar umas ideias muito legais de como você pode fazer seus amigurumis.

DICA: Lembre-se que seus amigurumis podem ser mais simples, com apenas uma bolinha, ou mais complexos, com bracinhos e perninhas. Tudo vai de acordo com a sua criatividade e suas capacidades. É legal começar dos mais simples para os mais complexos!

  1. AMIGURUMI DE BICHINHO:

    Esses, definitivamente são os mais famosos e fazem a alegria de adultos e crianças, sem contar que ficam lindos de qualquer jeito e tamanho. Dê uma olhada nos modelos que separamos para vocês.

Fonte: etsy

 

Fonte: etsy

 

  1. AMIGURUMIS RELIGIOSOS:

    Não importa a religião, os amigurumis com tema religioso são uma ótima opção de presente e ficam bem legais como chaveiros. Você também pode aproveitar e fazer um presépio no natal de amigurumis, fica bem diferente do que se vê nas casas normalmente. Outra sugestão é fazer um anjinho da guarda para o quarto dos pequenos.

Fonte: Elo7

 

Fonte: etsy

Fonte: Etsy

  1. AMIGURUMIS DE COMIDA:

    Taí um modelo que fica tão bonitinho que chega dá vontade de comer. Você pode fazer seu amigurumi em formato de rosquinha em um tamanho maior e usar como almofada no quarto, fica ótimo! Além disso, você também pode transformar suas comidas em personagens (fica super legal para trabalhar os alimentos com as crianças de forma lúdica e divertida).

Fonte: Elo

Fonte: Etsy

  1. AMIGURUMIS DE PERSONAGENS DE DESENHOS:

    As crianças vão pirar nesse modelo de amigurumi. Você pode fazê-los como bichinhos para seus filhos, ou para decorações de quarto ou festa de aniversário, é super diferente e vai chamar a atenção de todos.

Fonte: Elo7

Fonte: etsy

  1. AMIGURUMIS DE DATAS ESPECIAIS:

    Seja no natal, páscoa, halloween, ou qualquer outra data especial, você usar os amigurumis para trazer mais charme para sua decoração.

Fonte: Etsy

Fonte : etsy

 

Como você pode ver, as opções são infinitas e como já disse, você pode começar com modelos mais simples e ir passando aos poucos para modelos mais complexos.

O importante é deixar sua imaginação correr solta e fazer seus bichinhos. Rapidinho você vai ter condições de aceitar encomendas e vender seus amigurumis para familiares e amigos e quem sabe até montar uma lojinha na internet e vender para todo o Brasil!

 

Fonte imagem capa: flickr.com/photos/bibliotequessbd/28597302387/

 

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe um comentário