Arte com Papapel

Cinco tipos de cola para artesanato que você precisa conhecer

Cinco tipos de cola para artesanato que você precisa conhecer
5 (100%) 3 votes

 

 

 

Quando decidimos fazer artesanato, nos deparar com várias etapas no processo do trabalho, dentre essas etapas está a de escolher os melhores materiais para o projeto. Trouxemos então alguns tipos de cola para artesanato que você precisa conhecer antes de iniciar o trabalho.

É bem verdade que as opções de cola são diversas, mas nem sempre sabemos exatamente como utilizá-las, com tantos materiais como borracha, tecidos, cordas e pedraria, fica difícil escolher a correta.

Abaixo trouxemos cinco tipos de cola para você conseguir descobrir qual é a melhor para o seu trabalho.

Cinco tipos de cola para artesanato que você precisa conhecer

1- Cola Branca Escolar:

Muito tradicional e muito conhecida, a cola branca é vendida em qualquer papelaria e é mais indicada para projetos que são escolares ou caseiros. Ela até que consegue colar alguns tipos de tecido, entretanto, esses tecidos não podem ser muito grossos.

Entre as suas opções ele fica melhor no papel seda, cartolina, crepom e sulfite.

A sua maior vantagem é que além de barata ela é facilmente encontrada, e sua maior desvantagem é que ela não costuma ser utilizada para trabalhos profissionais.

cola branca scotch para trabalho escolares em diversos materiais

2-Cola Branca Extra 

Mesmo tendo características parecidas com a cola branca escolar, esse tipo de cola tem algumas outras qualidades o que a torna mais utilizada no mercado profissional.

A sua diferença começa exatamente nisso, ela pode e consegue atender as necessidades do mercado profissional, ao contrário da primeira opção.

As opções das quais ela pode suprir a necessidade do mercado profissional está na encadernação artesanal, projetos de decoupage e álbuns de capa dura.

Ela cola vários tipos de tecidos e materiais não compactados. Entre as suas melhores qualidades está em ser barata assim como o primeiro tipo de cola mencionado e ter um bom rendimento, sem esquecer de mencionar que após secar ela consegue ficar transparente.

Entretanto, ela também tem seus pontos negativos, além de ser necessário itens específicos para conseguir aplicá-la, sua secagem demora cerca de quatro horas (podendo levar mais tempo dependendo da região onde você mora e da umidade) e não pode ser utilizada em trabalhos profissionais que serão lavados.

Tubo de cola branca da marca cascorez

3-Cola E6000 Importada e E600 Nacional 

As duas colas citadas, E6000 e E600 tem os mesmos objetivos, colar materiais que contém uma difícil aderência, com alta qualidade e muita precisão.

Entre os itens dos quais elas conseguem colar com êxito está plástico, acrílico, borracha e vidro, não esquecendo de mencionar trabalhos artesanais que envolvem pedrarias.

Obviamente entre uma das suas várias qualidades está a sua resistência a água. Ela também seca rapidamente e não tem a necessidade de nenhum item para conseguir aplicá-la.

Entretanto, existe também algumas desvantagens que vale a pena ser mencionada, como por exemplo, o seu preço elevado e não ser fácil de serem encontradas.

cola para colagem de peças

4-Cola Pano 

Dentre a sua utilização, a cola de pano é comum em trabalhos com decoupage em tecidos, marcar bainhas e costuras.

Assim como todos os outros tipos de cola, ela tem suas vantagens. Ela vem pronta para uso e não necessita de nenhum tipo de preparação. Sua aplicação pode ser feita com itens comuns, como por exemplo bico aplicador e também pinceis, é solúvel em agua, ou seja, caso você mude de ideia do que pretende fazer no seu trabalho, você consegue fazer mudanças e também pode substituir costuras.

Com tantas qualidades, não poderíamos deixar de mencionar as suas desvantagens. Entre elas está que os tecidos que podem aplicar esse tipo de cola precisa ser 100% algodão e ela consegue manchar alguns tecidos que são muito finos, sem esquecer de mencionar que você não pode lavar muito.

Cola ideal para colagem de tecidos e panos

5-Cola Permanente 

Utilizada em materiais como madeira, feltro e tecido, a cola permanente consegue ser aplicada em vários tipos de trabalhos. Sua secagem ocorre em 30 minutos, mesmo dentro das diversidades de materiais que podem ser trabalhados.

Ela também consegue fazer o reposicionamento de outros matérias várias vezes.

Dentre as suas qualidades está a sua resistência a água e diferentemente da cola quente ela não fica amarela com o passar do tempo. Ela consegue ser aplicada com tipos de itens como pincel e consegue remover as peças, caso mude de ideia.

Entre os seus malefícios está que ela não pode ser removida depois de colocada na superfície e em algumas circunstancias ela terá que ser aplicadas novamente dependendo da frequência em que é utilizada. Ela é muito grudenta quando molhada e possui um odor muito forte, sendo necessário usá-la em locais bem ventilados.

Tudo de cola permanente da marca acrilex

6-Cola Quente

Pouco provável que você trabalhe com artesanato e nunca irá precisar da cola quente. Conhecida no meio artesanal ela consegue colar vários tipos de materiais, entre eles acrílico, plásticos, tecidos, EVA e até renda.

Entre as suas qualidades está a sua ótima aderência em materiais não compactados e ela consegue secar instantaneamente, substituir a costura em alguns tecidos, e utilizável para quase todos tipos de matérias e não perdendo a sua aderência com o tempo.

Entre as suas desvantagens está a necessidade de o profissional ser ágil quando aplicá-la, pois, ela seca rapidamente. Não podemos esquecer de mencionar que ela pode aderir um tipo de cor amarelada com o passar do tempo e que deve ficar longe de crianças, pois a sua alta temperatura pode machucar.

pistola e tubo de cola quente

Conclusão

Mesmo existindo outros tipos de colas para artesanato, essas mencionadas no post de hoje são as mais utilizadas, sem esquecer de mencionar que podem ser utilizadas em qualquer tipo de trabalho.

Se você gostou deste artigo ou tem alguma sugestão de cola, deixa um comentário abaixo 🙂

 

 

 

 

Fonte Imagens:

  1. www.papelariaartnova.com.br
  2. www.delishbeads.com
  3. www.armarinhosaojose.com.br
  4. www.aquarelapapeis.com.br
  5. www.flipkart.com
  6. www.extra.com.br
  7. www.pxhere.com

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

21 comentários sobre “Cinco tipos de cola para artesanato que você precisa conhecer

  1. Muito bom a matéria sobre a cola e bem esclarecedora… Não sou artesão profissional, mais fiz um curso de encadernação. Hoje faço agendas, cadernos artesanais e blocos de anotação. A matéria foi muito esclarecedora… Hoje faço uso de três das cinco cola apresentadas: Cola branca escolar, cola branca extra e cola quente… Espero que em breve eu possa ver alguma matéria sobre encadernação artesanal… Uma abraço a todos da matéria e muito obrigado!!!

  2. Gostaria se saber sobre uma cola que vem em folhas, para fazer colagem de tecidos de algodão – não sei se pega em outros tecidos… A grande questão sobre esse tipo e outras citadas em seu artigo é esclarecer sobre a possibilidade de lavagem normal, sem água quente, à mão, ou em máquina, no caso de aplicações em panos de copa e roupa de cama, mesa, banho.
    Gratíssima!

  3. Agradeço por compartilhar . Foi muito útil conhecer as vantagens e desvantagens das copas.
    Faltou falar da cola de contato e da cola de silicone.

  4. Tecbond – Eu uso muito essa cola por ser rapida e eficiente, só não sei se existe alguma contra indicação a não ser colar a pele de tal forma que ao separar os dedos por exemplo existe uma grande possibilidade de ocorrer uma ferida.

Deixe um comentário