Arte com Papel

pintar mdf

Tipos de Tintas Para MDF

Tipos de Tintas Para MDF
5 (100%) 1 vote

 

Se existe uma matéria-prima fundamental para a produção de peças artesanais esta matéria é a madeira, não é verdade? Ela possibilita criações muito versáteis, utilitárias e decorativas.

A madeira é um material muito utilizado não só no artesanato, pois é bastante duradouro e resistente. Assim, é uma ótima opção para diferentes tipos de móveis e objetos.

Existem vários tipos de madeiras e cada um deles tem suas peculiaridades. Algumas madeiras são mais recomendadas para a produção artesanal, como é o caso da madeira MDF. (veja como o MDF é fabricado aqui). 

A sigla MDF vem do termo em inglês Medium Density Fiberboard, ou seja, em português, fibra de média densidade. A madeira MDF pode ser encontrada em diferentes cores, tamanhos, formas e espessuras.

Muitos artesãos utilizam a madeira MDF adquirindo folhas da madeira. É possível criar painéis, cabeceiras para cama e caixas de MDF.

Sabendo da resistência do material, que tal fazer suas produções utilizando MDF? Hoje, abordaremos quais são os tipos de tintas e como fazer pintura em MDF, para as suas criações ficarem incríveis! Acompanhe!

Por que Pintar Sua Madeira MDF em casa?

A madeira MDF é muito versátil e possibilita criações de objetos e móveis artesanais. Você pode utilizá-la para fazer suas peças artesanais e depois pintá-la para deixá-la maravilhosa! Então, entenda agora mesmo a importância de fazer a pintura de sua madeira MDF em casa!

Para você fazer uma pintura perfeita com um lindo acabamento é fundamental realizar os procedimentos com bastante calma e olho clínico. Assim, é possível corrigir imperfeições na superfície da madeira e prepará-la para a pintura.

Você pode precisar restaurar algum móvel ou peça decorativa em MDF ou pode também começar a pintura de um objeto criado por você, do zero. O fato é que fazer os procedimentos em casa é muito mais seguro e econômico do que pagar pelo serviço.

Dessa forma, você pode personalizar a pintura e fazer as etapas necessárias de maneira bastante caprichosa. Portanto, lembre-se que quando se trata de artesanato, vale a pena fazer os processos em casa para garantir a perfeição!

Materiais Para a Pintura de Madeira MDF?

Para fazer a pintura de suas peças artesanais em MDF você encontrará uma boa diversidade de tintas e materiais adicionais em lojas especializadas. Alguns materiais são extremamente importantes para que você faça a pintura, confira a lista abaixo:

  • Tintas
  • Lixas para madeira
  • Massa para corrigir imperfeições em madeira
  • Espátulas
  • Máscara de proteção
  • Jaleco
  • Verniz de proteção para madeira
  • Base Acrílica – Primer
  • Rolo para pintura
  • Pincel de cerdas macias
  • Jornal para proteger o piso

Quais Tipos de Tintas Utilizar Para Pintar MDF?

Existem alguns tipos de tintas que você pode utilizar para pintar MDF. Aqui vamos abordar as principais para que você possa fazer a escolha ideal!

O primeiro passo para você fazer a escolha correta é optar por tintas à base de água. Pode ser tinta acrílica, PVA, automotiva, todas elas funcionam muito bem!

Qualquer uma que você escolher pode ser encontrada em diversas cores. A diversidade garante que suas peças possuam uma pintura bem completa e agradável.

Se você está procurando acabamentos mais brilhantes, a tinta ideal para você é a acrílica. E se você desejar um resultado mais fosco, pode contar com a tinta PVA.

Você também pode personalizar sua peça em madeira MDF pintando com verniz ou betume. O verniz é perfeito para impermeabilizar a peça. Já o betume é ótimo para dar um ar vintage à sua peça.

Além disso, todas estas opções contribuem bastante para que o artesanato tenha a vida útil mais prolongada. Então, não pense duas vezes antes de escolher pintar a madeira MDF!

Como Pintar a Madeira MDF?

Para começar a preparar a madeira para pintura o primeiro passo é fazer correções na madeira. Identifique se existem riscos, ranhuras, buracos ou outras imperfeições na superfície, assim, você pode corrigi-las!

Se houver buracos, cubra-os com massa e utilize as espátulas para espalhá-las e alinhar a superfície antes da pintura. Você também pode lixar a madeira MDF, caso haja necessidade.

Para lixar, lembre-se de esperar a massa secar completamente e comece pelos locais em que você aplicou a massa. Dessa forma, a superfície ficará bastante lisa e a pintura uniforme.

Antes de aplicar o primer ou, base acrílica, é importante passar um pano levemente úmido na madeira para que ela fique livre de poeiras e resíduos. Depois, você pode passar para a etapa de aplicação do primer.

A base acrílica, primer, serve para aumentar a durabilidade da pintura. Ela pode ser à base de água, óleo ou látex. Para aplicar o primer utilize duas demãos, respeitando o intervalo mínimo de secagem entre uma demão e outra.

Após a aplicação do primer, você já pode partir para a pintura da madeira MDF. Se você quiser que a tinta renda mais pode diluí-la em água.

Lembre-se de realizar uma escolha de cores apropriadas. Se você optar por mais de uma cor, procure combiná-las de forma harmônica.

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe Um Comentario