Arte com Papel

vasos e terrareos feitos em casa

Terrário: O Que é e Como Fazer o Seu

 

Você já reparou que a preocupação com o meio ambiente e o interesse em botânica vem aumentando bastante nos últimos anos? Cada dia que passa cresce o número de pessoas decorando suas casas com plantas, jardins verticais e hortinhas.

Esse movimento verde que está cada vez mais em alta proporciona um nicho muito importante para quem faz artesanato e conta com ele como fonte de renda. É possível criar peças focadas em sustentabilidade e natureza para atender as demandas.

mini jardim pote de vidro

Existem muitas formas de fazer objetos decorativos que além de lindos possuem um apelo ambiental. É o caso dos terrários, você já ouviu falar deles? 

 

 

Os terrários são objetos decorativos em que há a criação de mini ecossistemas ou condições ambientais que possibilitam a vida de diferentes plantas em um mesmo recipiente, geralmente transparente. 

Eles podem ser feitos com diversos materiais e com uma variedade imensa de combinações de plantas, pedras e terra. O processo é bastante terapêutico e relaxante e gera resultados incríveis! 

Então, que tal conhecer mais sobre o que é terrário e aprender a fazer o seu? Não perca as informações que trouxemos para você aprender sobre os terrários e como fazê-los! Confira! 

O Que é Terrário?

O terrário, também chamado de mini jardim, é uma maneira simples e prática para ter plantas sem precisar ficar se preocupando muito com os cuidados cotidianos delas. A estrutura é composta por um recipiente, geralmente transparente, plantas, flores, pedras, terra, cascalho e areia.

Dentro do recipiente é montado um ecossistema que possibilita que as plantas continuem vivas, sem que elas precisem de cuidados avançados. O recipiente para fazer um terrário pode ser aberto ou fechado e há muitas opções de materiais para montá-lo. 

terrario com musgo pedras decoradas

No terrário aberto a evaporação da água ocorre naturalmente, assim como, ela evapora quando as plantas estão em vasos. Já no terrário fechado, a evaporação da água funciona como umidade e gotículas que ajudam a regar as plantas e manter o ecossistema independente. 

A combinação presente neste mini ecossistema, quando montada de forma correta, fica perfeita para ser utilizada como objeto decorativo. O terrário pode ser colocado em cima de algum móvel, pode ser pendurado ou ficar direto no chão.

Ele pode ser de diversos tamanhos e o recipiente escolhido pode ser em diferentes formatos como, por exemplo, redondo, retangular, triangular, quadrado, entre outros. 

É uma opção perfeita para quem deseja ter jardins mas mora em apartamentos pequenos. 

Sendo assim, agora que você já sabe o que é um terrário aproveite para aprender a seguir como montar o seu em sua casa! 

Como Fazer o Seu Terrário?

Opções para você montar o seu terrário em casa não faltam! Existem alguns itens que são fundamentais para fazê-los como:

  • Terra ou areia
  • Plantas
  • Pedras, carvão ou cascalhos
  • Recipiente

O recipiente para fazer seu terrário pode ser de vidro, acrílico, madeira, PVC ou cerâmica. É fundamental que pelo menos uma das paredes do recipiente seja transparente para ser possível a observação de seu interior. O material transparente também serve para facilitar a entrada de luz e a realização de fotossíntese das plantas.

 

 

O modelo do recipiente depende se sua preferência, e você pode até mesmo criar mais de um tipo de terrário. Lembre-se que se o terrário for para decorar sua casa é importante fazê-lo de um tamanho ideal para seu espaço disponível.

Uma ótima opção de recipiente para você criar o seu terrário é o aquário redondo! Ele fica super bonito e criativo! 

Outra opção econômica e sofisticada é fazê-lo em uma taça de vidro que você já tenha em sua casa! Basta escolher uma boa taça mais espaçosa e criar o ambiente do terrário! 

A base de seu terrário pode ser feita com pedras, carvão ou cascalhos. Em seguida, você pode criar uma outra camada de terra ou areia. Se você quiser, também pode utilizar pedrinhas decorativas ou terra de aquário. 

No topo da camada de terra, você pode colocar as plantas. Suculentas e cactos são as melhores opções de plantas para você fazer seu terrário. Mas você também pode utilizar plantas tropicais, musgos, orquídeas e samambaias. 

Veja como fazer musco para decorar seu terrario:

 

 

Cuidados Necessários Para os Terrários Fechados

Nos terrários fechados é extremamente importante abri-lo pelo menos uma vez por semana para tirar o excesso de umidade do ar e das paredes dele. Fazer este procedimento evita que surjam fungos que podem prejudicar seu terrário e danificar as plantas! 

Neste tipo de terrário também é fundamental fazer uma mistura especial de solo. Dessa forma, os riscos de danos microbianos tornam-se menores e as condições de crescimento são mais altas! 

Se você perceber que as plantas estão murchando ou as paredes do recipiente estão sem condensação, pode ser um sinal de que seu terrário precisa ser regado. Portanto, mantenha-se sempre atento para que seu terrário continue vivo por muito tempo!

 

Fonte imagem

Alixpress

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe um comentário