Arte com Papapel

papel envelhecido com cafe, fogo e tinta

Técnicas Para Fazer Papel Antigo

Técnicas Para Fazer Papel Antigo
5 (100%) 1 vote

 

Você provavelmente já viu ou recebeu um convite em papel antigo ou, envelhecido, não é mesmo? Muitas pessoas utilizam este recurso nos papéis para criar um aspecto de realeza e antiguidade.

Mas você sabia que é possível tornar uma folha de papel comum em papel antigo por diversos meios? As técnicas são bem simples, em algumas, após poucos instantes eles já estão com aparência de velhos!

Ao envelhecer o papel, você torna a estética dele perfeita para dar um efeito de documento antigo ou pergaminho. Esta técnica artesanal é divertida de fazer e pode ser até mesmo utilizada em aulas de arte ou atividades com as crianças.

Os papéis antigos também ficam ótimos quando utilizados em convites de aniversário, casamento, noivado ou batizado. Com eles você também pode criar mapas do tesouro para brincadeiras.

Além disso, o papel antigo pode ser usado para forrar vasos, caixas de MDF, criar quadros, entre outros objetos decorativos!

Portanto, aproveite agora mesmo para aprender diversas técnicas para fazer papel antigo em sua casa! Confira!

Como Fazer Papel Antigo Utilizando Café

A utilização de café para fazer papel antigo é uma técnica de tingimento artesanal bastante frequente entre artesãos. E ela pode ser feita em sua casa com pó de café normal coado ou café solúvel.

Para começar você precisa coar o café ou misturar o café solúvel com água quente e mexê-lo. É importante que o café fique bem concentrado e que você não adicione açúcar.

Aguarde o café esfriar e separe os materiais como pincéis e as folhas. Lembre-se de fazer o processo em uma folha por vez e com bastante cautela para que ela não fique muito encharcada e danificada.

 

 

Depois que o café estiver frio, molhe o pincel nele como você o molharia na tinta e passe-o na folha de papel. Espere até que o papel seque e amasse-o e desamasse-o. Em seguida, passe uma nova demão de café com o pincel no papel.

Se você quiser um resultado mais escuro, passe a quantidade de demão que achar necessária até que a tonalidade desejada seja atingida. Mas, não se esqueça de esperar a secagem de uma demão antes de partir para a próxima, combinado?

A técnica de envelhecimento de papel com café pode ser utilizada com muitos efeitos de pintura, um diferente do outro. Você pode fazer desenhos, gotejamentos, ou qualquer outra pincelada que tenha em mente para personalizar o papel.

Acredite, ele ficará com uma aparência antiga incrível, perfeita para você fazer seus convites, mapas ou cartas!

Como Fazer Papel Antigo Com Chá

Você também pode envelhecer o seu papel com chá concentrado e um chumaço de algodão ou pincel! É possível utilizar diversos tipos de chás como o mate, preto, de ervas, frutas e flores. E você pode até mesmo combiná-los para criar diferentes efeitos!

Se quiser uma tonalidade mais forte, utilize o chá preto. Caso queira outros tipos de cores pode contar com os chás de flores ou frutas, eles funcionam muito bem!

Para fazer o papel antigo, basta molhar o pincel ou o pedaço de algodão no chá preparado com água e fazer a pintura no papel. Assim como com o café, utilizando chá você também pode fazer mais de uma demão, porém, lembre-se de esperá-las secar antes de aplicar outra camada!

Como Fazer Papel Antigo Utilizando Betume

betume papel

Outra maneira de criar seu papel antigo é utilizando betume dissolvido em aguarrás. Você já ouviu falar em betume? Ele é um mineral derivado do petróleo, possui alta viscosidade e cor escura.

O betume deve sempre ser dissolvido em aguarrás para ser aplicado no papel que você deseja transformar em antigo. Ele é perfeito para fazer o envelhecimento do papel de forma simples e prática!

Lembre-se de aplicá-lo no papel e esperar a secagem completa para manuseá-lo novamente!

Como Fazer Papel Antigo Com Fogo

Uma técnica um pouco mais arriscada, mas que possibilita um resultado excelente é a utilização de fogo para fazer seu papel antigo!

O calor da chama do fogo ajuda a personalizar o papel deixando-o com uma aparência envelhecida. Você pode até mesmo fazer um buraquinho com a chama na parte da folha que preferir!

Para fazê-lo através deste método tenha bastante cautela para não iniciar um incêndio ou queimar-se. Portanto, procure não colocar a folha totalmente na chama, faça o processo por partes pequenas.

Caso você perceba que o papel está pegando fogo, apague-o rapidamente. Fazendo o processo com calma e cuidado, você conseguirá atingir o resultado esperado!

E você pode combinar esta técnica com alguma das técnicas que abordamos anteriormente. Assim, basta queimar as bordinhas da folha com o calor da chama para que ela fique com um lindo efeito envelhecido!

Agora que você já sabe maneiras diferentes de fazer papel antigo, que tal, começar suas criações? Não perca tempo e faça uso de sua criatividade combinada com as técnicas que ensinamos aqui!

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe Um Comentario