Arte com Papapel

tipos de tecidos

Tecidos Utilizados no Artesanato

Tecidos Utilizados no Artesanato
5 (100%) 1 vote

 

Se você é um artesão ou artesã provavelmente já criou alguma peça de artesanato em tecido, acertei? Existem vários tipos de tecidos e eles auxiliam bastante na criação de lindas peças!

E todo mundo que faz artesanato sabe como é importante conhecer bem os materiais que podem ser utilizados para gerar melhores resultados. Com o artesanato em tecidos não é diferente, é fundamental saber qual tecido utilizar em cada artesanato.

Dessa forma, você impede que as peças artesanais se desgastem com facilidade e aumenta a durabilidade do tecido.

Sabendo da importância dos tecidos para artesanato, hoje vamos abordar os diversos tipos de tecidos que podem ser utilizados.

Conheça agora mesmo quais são os tipos e as características dos tecidos. Aproveite o conhecimento para criar novas peças artesanais!

Malha

diversas cores malha

Um tecido que é bastante utilizado é a malha, ela é um tipo de tecido elástico com a trama apenas na horizontal. É um tecido muito comum na confecção de roupas, gerando peças bastante confortáveis.

Para o artesanato, a malha pode ser utilizada na criação de diversas peças. Os retalhos de malha podem ser usados em fuxicos, tapetes, cortinas, colares, brincos e colchas.

A malha também pode servir para enchimento de peças, ajudando na obtenção de volumes em almofadas, por exemplo.   

Algodão Cru

O algodão cru é uma ótima opção para ser utilizado nos artesanatos. Ele é um tecido 100% algodão, sem adição de cor, ou seja, não tem opções de cor.

Este tecido é bastante resistente e fácil de manipular, cortar e colar. Ele pode ser utilizado em corpos e cabeças de bonecas de pano. E também em bolsas, carteiras, almofadas e painéis de aniversário.

Se você está procurando um tipo de tecido grosso para aplicar em sua peça artesanal, o algodão cru é a opção perfeita para você!

Tricoline

tricoline diferentes cores

Este tecido, assim como o algodão cru, é 100% algodão, porém, ele é um tecido estampado. O tricoline possui uma ampla diversidade de estampas e utilizações.

É um tecido leve e plano, com a trama na horizontal e na vertical, ficando parecida com uma tela. Apesar de ser leve, ele é bastante resistente e fácil de manusear.

Funciona perfeitamente para capas de cadernos e agendas, caixinhas, carteiras, bolsas, patchwork, guirlandas, entre outros.

Aproveite este tecido em diversas criações! Ele é super versátil e pode gerar muitas peças distintas!

Chita

Outro tecido muito utilizado em artesanatos é a chita. Este tecido de algodão possui diversas opções de estampas, muitas delas são florais e tropicais.

A chita é um tecido plano, ou seja, não apresenta elasticidade. Fica ótimo em almofadas, jogos americanos, toalhas decorativas, cortinas e roupas de bonecas de pano.

Também pode ser utilizado para encapar caderninhos artesanais, agendas, e até mesmo, vasos de plantas e móveis! Coloque a criatividade para funcionar e utilize este tecido super brasileiro!

Juta

A juta é um tipo de tecido que pode ser puro ou misturado com algodão e poliéster. Com a sua cor natural ele proporciona um ar rústico para o artesanato, mas ele também pode ser encontrado em diversas cores como dourado, azul, verde, vermelho, entre outros.

Os fios da juta costumam ser espaçados e mais grossos do que outros tecidos. Ficam muito bem em saquinhos para lembrancinhas e embalagens para presentes.

Este tipo de tecido é ótimo para criar objetos decorativos como bonecas e anjinhos. Também funciona para decorar vasos e pode ser utilizado em passadeiras para mesa e chão.

É perfeito para quem deseja criar objetos e peças mais originais e com o ar rústico! Vale a pena experimentar a utilização deste tecido!

Etamine

Quem faz bordado provavelmente conhece este tecido! Etamine é um tecido 100% algodão muito utilizado na técnica de bordado em ponto cruz.

Ele é utilizado no bordado, pois sua trama forma pequenos quadrados que ajudam na contagem dos pontos.

Com o etamine é possível criar lindos bordados para toalhas, quadros e panos para a cozinha. Se você faz bordado e nunca utilizou etamine, corra agora mesmo para adquiri-lo, você nunca mais vai largá-lo!

Brim

Este tecido é muito comum na criação de carteiras e bolsas. O brim é um tecido 100% algodão bastante resistente.

É possível encontrá-lo em cor lisa ou estampada, assim como o jeans ele é muito utilizado na confecção de roupas e acessórios.

Também pode ser utilizado para encapar cadernos, agendas, caixas e organizadores de mesa. Outro tipo de utilização do brim em artesanato é em almofadas.

Organza

tecido translucido vermelho

Organza é um tipo de tecido bastante utilizado em saquinhos de lembrancinhas e embalagens de produtos artesanais.

Este tecido é bem leve e furadinho, pode ser encontrado em diversas cores. Pode ser utilizado na decoração de tiaras e acessórios.

Talagarça

A talagarça é bastante utilizada para a criação de tapetes. É um tecido com fios muito espaçados e grossos.

Funciona bem para bordados e telas. É comum em muitos tipos de tapeçarias. Não deixe de conhecer!

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe Um Comentario