Arte com Papel

rosas com papel

Dicas Para Fazer Rosetas De Papel Incríveis:

Compartilhe

Tem gente que acha que decoração de festas e ambientes com papel pode ficar em graça e parecer meio pobre. Na verdade, isso só vai acontecer se você não souber fazer a decoração direito.

A verdade é que conseguimos fazer belíssimas decorações usando papel, deixando o ambiente da festa com ares requintados.

E hoje aqui no Arte Com Papel eu vou te ensinar como fazer belíssimas rosetas de papel e a montar decorações lindas para uma festa ou reunião de amigos.

Você vai ver que existem várias foras de se fazer as rosetas e com sua criatividade ainda conseguirá montar painéis incríveis de decoração.

Se você quer descobrir mais sobre as rosetas de papel, vem comigo que eu vou te mostrar!

Qual o melhor tipo de papel para esse tipo de decoração?

As rosetas de papel são muito utilizadas nos Estados Unidos como elemento de decoração de festas, principalmente para aquela área que fica atrás do bolo. E aos poucos ela tem se espalhado pelas festas aqui no Brasil.

O mais legal é que esse tipo de decoração traz um ar bem limpo para a decoração e todos adoram!

Quem nunca trabalhou com rosetas de papel pode acabar ficando na dúvida sobre qual tipo de papel utilizar, no entanto, quem já trabalha com esse tipo de decoração garante que podemos usar vários tipos de papel.

Dá uma olhada nos tipos de papeis que podemos utilizar:

  • Cartolina
  • Papel para Scrapbook
  • Papel crepom
  • Papel seda
  • Papel-cartão
  • Jornal

Viu quanta matéria-prima diferente temos para trabalhar? A diferença é que uns são mais maleáveis e outros mais estruturados.

E você quer saber qual é o segredo para fazer as rosetas de papel mais bonitas? Deixe a sua criatividade correr solta!

Não se prenda ao óbvio! Combine estampas e papéis com texturas diferentes para obter peças únicas e exclusivas e deixar sua festa mais bonita ou garantir a satisfação do cliente para quem você está trabalhando.

O básico para se fazer uma roseta de papel:

Quero começar te mostrando como é o passo a passo básico para se fazer uma roseta de papel, pois bem sabemos que os materiais serão os mesmo e a única coisa que pode variar será o papel.

Vamos anotar então os materiais que serão utilizados:

  • Papel de sua preferência
  • Régua
  • Tesoura
  • Lápis ou caneta
  • Cola quente ou cola branca se preferir

Agora o passo a passo:

  1. Primeiro, meça e recorte 3 quadrados de papel no tamanho que você deseja.
  2. Segundo, com a régua faça marcações de 2cm e dobre cada quadrado nas marcações como se fosse uma sanfona.
  3. Terceiro, dobre cada sanfona ao meio, como se fosse um leque.
  4. Quarto, posicione cada leque um ao lado do outro e cole com cola quente ou cola branca para fechar o círculo.
  5. Para finalizar, recorte um círculo pequeno de papel para colocar no centro da sua roseta de papel e esconder as junções dos leques que você fez.

Tá vendo como é fácil fazer uma roseta de papel? Esse mesmo passo a passo você vai aplicar a qualquer roseta que você faça. O que vai mudar será o tamanho dos quadrados de papel.

DICA: Quanto maior os quadrados de papel, maior sua roseta vai ficar. Eu só recomendo que rosetas bem maiores sejam feitas com papeis mais estruturados como o cartão ou a cartolina, pois será mais fácil para você manejar seu trabalho.

Bom, eu tenho certeza de que você achou muito fácil fazer a roseta de papel, não é mesmo? Mas ainda sim eu separei as fotos do passo a passo caso tenha ficado alguma dúvida ainda.

Depois que você pegar o jeito aí é só deixar a sua imaginação correr solta e brincar com as diversas cores e texturas de papeis que existem no mercado. Mais para frente eu separei algumas sugestões muito legais de roseta de papel, mas antes eu ainda tenho umas outras dicas interessantes para você.

Reciclagem é sempre uma boa pedida:

Aqui no Arte com Papel a gente ama reciclagem e já vimos que podemos, e muito, misturá-la com artesanato e decoração, não é mesmo? Vez ou outra estamos te mostrando como dar um novo uso para uma coisa usada.

Pensando nessa linha de pensamento da reciclagem, porque não misturar rosetas de papel comum com rosetas de papel reciclado, no caso, o jornal ou mesmo revistas antigas? Veja aqui algumas ideias de como fazer papel reciclado

Quem tem o hábito de ler jornal diariamente, como algumas pessoas que conheço, certamente tem muito jornal velho se acumulando em algum ponto da casa. E por mais que a gente jogue fora de vez em quando, sempre sobra, não tem jeito.

O legal seria dar um destino mais útil para esse jornal velho. Existem inclusive diversos tipos de artesanato que podem ser feitos com ele, como é o caso da papietagem que já mostramos aqui recentemente.

Mas já que hoje estamos falando de rosetas de papel, eu aproveitei para deixar aqui a sugestão de rosetas feitas com papel de jornal. Dá uma olhada que legal que fica!

Foto: boredart

Quando você estiver fazendo uma decoração, pode misturar essas rosetas de jornal no meio de outras de papel comum, ou quem sabe até mesmo pintar com tinta spray (mas é preciso ter cuidado para não danificar o papel ok?).

Modelos vazados

Até aqui eu já te ensinei a fazer uma roseta de papel simples e uma a partir de jornal, pois agora vamos ver modelos mais elaborados, como se fosse uma espécie de crochê por causa dos vazados.

Lembrando que a base de criação da roseta é sempre a mesma que eu mostrei lá no início entendido?

Se você reparar nesse modelo acima verá que, diferentemente dos anteriores, ele tem uns furinhos e não precisa se preocupar pois eles são bem fáceis de se fazer.

Lembra do segundo passo que eu expliquei de como se fazer a roseta de papel (de dobrar pedaços de cerca de 2cm como se fosse uma sanfona). Exatamente ao final desse passo vamos precisar de um furador de papel e com ele vamos fazer furos na bordinha dos dois lados. Assim quando formos abrir já teremos os furos em toda a borda.

E se você quiser modelos ainda mais diferentes e vazados basta usar a tesoura e fazer recortes em um dos lados da sanfona (igual quando fazíamos aqueles bonequinhos de papel de mãos dadas quando éramos pequenos).

Fazendo a decoração

Agora que já aprendemos como fazer as rosetas de papel e como incrementá-las, chegou a hora que talvez você já deva estar mais curiosa para saber.

Parafraseando aquele dito popular, uma roseta de papel só não faz verão, então eu separei várias dicas de decoração que utilizam esse trabalho e você vai ficar impressionada com a variedade de opções.

Espia só:

Nas festas infantis às vezes um espaço que dá dor de cabeça para ser preenchido é a parte que fica atrás da mesa principal. Sendo assim, uma ideia muito legal é utilizar as rosetas para decorar as paredes criando uma espécie de painel.

Nesse exemplo que eu te mostrei o tema da festa era o Mickey, mas você pode adaptar para qualquer tema que você quiser, como por exemplo as princesas, heróis e tantos outros.

Dependendo do tema da festa as cores e os tipos de papeis vão variar. Inclusive dá para usar aqueles papeis brilhantes. Acho que dá um toque bem legal ao visual como um todo.

Foto: wedivite

Sabe as comemorações de final de ano que a gente se reúne na casa de amigos ou então vai junto com a família para uma casa de praia? Vamos celebrar a chegada de um novo ano com uma decoração bem divertida e totalmente feita por nós! Aqui vale brincar com o branco, dourado e prateado também.

Para o natal também podemos decorar a casa com rosetas de papel com motivos natalinos. Vamos precisar de papel nas cores do natal e no centro podemos colocar os personagens clássicos, como a cara do Papai Noel e as renas. Tenho certeza de que vai ficar muito legal.

E não necessariamente as rosetas de papel precisam vir na parede. Nesse outro exemplo elas funcionaram super bem como elemento integrante do enfeite de mesa. Realmente um charme!

E para finalizar essa composição bem interessante e bem colorida para decorar o quarto. Não é porque as rosetas são de papel que elas são descartáveis. Podemos integrá-las à decoração permanente de casa e trazer um ar mais alegre. É claro que de tempos em tempos devemos trocar, mas pelo menos conseguimos estar sempre renovando os cômodos.

É isso aí pessoal, hoje você aprendeu como fazer rosetas de papel e diferentes formas de aplicá-las na decoração. Além de serem bonitas e alegres, elas são feitas de papel, que é um material bem barato e super versátil.

E para quem gosta de reciclagem como eu, ainda de quebra tivemos um modelo super legal feito com jornal velho.

Agora é hora de separar os materiais necessários e colocar em prática tudo o que aprendemos aqui hoje.

Até a próxima!

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe um comentário