Arte com Papel

como ser professor de artesanato

Primeiros Passos Para Dar Aula De Artesanato

 

Se você produz peças artesanais, provavelmente já cogitou em algum momento dar aula de artesanato. Não é mesmo? É comum quem trabalha com artesanato pensar em dar aula, pois a demanda é muito alta. Dar aula de artesanato é uma atividade muito prazerosa e lucrativa, faz valer cada esforço.

Mas por onde começar? É necessário ter em mente que trabalhar com atividades educativas sempre exige bastante do professor. Antes de começar você precisa identificar se tem todas as habilidades que são importantes para conseguir dar aulas.

São muitos os passos que precisam ser dados e nem sempre o retorno vem de forma rápida. No entanto, dar aula e ter contato com os alunos é algo muito recompensador. Estar em contato com as pessoas interessadas em artesanato propiciarão para você muitas coisas boas. Existe uma troca infinita de repertórios e conhecimentos teóricos e técnicos.

Então, vamos conferir quais são os primeiros passos para dar aula de artesanato? Neste artigo daremos dicas para que você consiga entrar na área educativa, dando aulas maravilhosas que deixarão seus alunos super contentes e satisfeitos.

Por Onde Começar?

Para começar a dar aulas a primeira coisa que você precisa ter é a certeza de que conhece bastante as técnicas que ensinará. O ideal é que você faça aulas com as técnicas e conhecimento que domina bem, para não passar por problemas.

Procure perceber se você tem as habilidades específicas para explicar para as pessoas como fazer cada peça que pretende ensinar. É fundamental que você já tenha na sua cabeça o passo-a-passo de cada produto para conseguir ensinar seus alunos a produzirem.

Também é importante que você tenha muita paciência e saiba lidar bem com suas emoções. Muitas vezes os professores precisam ter bastante jogo de cintura diante das situações e reações dos alunos em sala de aula. Portanto, se você for uma pessoa muito passional e explosiva, pode enfrentar situações constrangedoras e prejudicar sua imagem.

Dessa forma, para começar, faça um processo de análise de seu conhecimento e comportamento. Assim, você conseguirá começar confiante que tem tudo o que precisa para dar aulas de artesanato.

Prepare os Materiais Prévios

Mesmo que você já esteja bastante confiante é sempre bom revisitar as técnicas e conhecimentos teóricos para a aprendizagem de artesanato. Faça pesquisas na internet, revisite livros e apostilas sobre o assunto. (Veja aqui alguns materiais para aprender mais sobre artesanato)

Veja os materiais que já produziu e busque suas anotações, tente absorver o máximo de conteúdo possível para que possa organizar e planejar suas aulas. Além disso, pode ser muito bacana ler sobre aulas didáticas e conteúdos pedagógicos.

Depois de revisitar seus conhecimentos e alimentar sua mente com outros conteúdos adicionais, é o momento de começar a preparar e estruturar como funcionarão suas aulas. Se quiser recorrer à materiais impressos para ajudarem em suas aulas, separe-os previamente e deixe-os organizados.

Caso resolva trabalhar com apostilas, comece a prepará-las e deixe-as organizadas também. Você pode definir quais serão os conteúdos dados em suas aulas e organizar cada apostila e material deixando-os separados de acordo com o tema das aulas.

Organize as Aulas

Com os temas e materiais em mãos, comece a traçar o planejamento e organização das suas aulas. Você pode começar a organizar pelo calendário de aulas, primeiro é necessário definir quantas aulas você deseja aplicar. O ideal é que consiga definir em quais dias e horários acontecerão as aulas. Quantos meses ou dias dará no total e a carga horária final.

Pense em todos os conteúdos que você selecionou para suas aulas e faça um cronograma de acordo com cada dia e tema. É muito importante ter este planejamento bem definido para que você possa se preparar para cada aula e passar para os seus alunos o cronograma no primeiro dia de aula.

Defina o Local da Aula

Um passo fundamental é definir em qual local você realizará suas aulas. Elas podem acontecer em algum espaço alugado ou reservado para você. Podem acontecer também dentro de Centros Culturais, Museus e Espaços Públicos que tenham uma área reservada para este tipo de atividade.

É importante saber que contar com estruturas prontas para dar aulas contribui bastante, pois nesses locais você encontrará o espaço necessário para as aulas serem confortáveis. Mesas, cadeiras, lousas, projetores, são algumas das facilidades encontradas em lugares propícios para as atividades educativas.

Caso você queira dar suas aulas na sua casa ou em seu ateliê lembre-se de listar cada material que precisará para que as aulas aconteçam. Não deixe faltar nada e preocupe-se com o conforto dos seus alunos, pois ninguém consegue apreciar uma boa aula em um espaço desconfortável. Preocupe-se também com a limpeza do espaço, pois a sujeira e mau odor podem atrapalhar bastante suas aulas.

Comece a Divulgar

Depois de cumprir com os passos que informamos anteriormente, você já está apto para começar o processo de divulgação das suas aulas de artesanato. Divulgue para as pessoas do seu círculo social e peça que ajudem você a conseguir alunos interessados.

Convide todas as pessoas que você considerar importante. Além disso, você pode contar com outros meios de divulgação, como fazer propaganda nas redes sociais ou mandar newsletter para lista de contatos, convidando os futuros alunos para participarem de seu curso, workshop e afins.

Após concluir o processo de divulgação, é só esperar as pessoas interessadas entrarem em contato para inscreverem-se. Depois de receber as inscrições é a hora de começar a dar suas aulas que serão maravilhosas!

 

Você Já Deu ou Pensa em Dar Aulas de Artesanato? Comenta Aqui Embaixo:

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

4 comentários sobre “Primeiros Passos Para Dar Aula De Artesanato

  1. Sim, dou aulas de artesanato
    Amo poder passar para outros o que aprendī.
    Mas estou sempre aprimorando as técnicas para um ensino mais eficaz.😃

    • Sempre temos mais o que aprender e aprimorar. É muito bom poder compartilhar os aprendizados e ver que pode mudar a vida das pessoas :). Obrigado pelo comentário Marta!

Deixe um comentário