Arte com Papel

Descubra Como Fazer Um Pot-Pourri E Deixar Seus Ambientes Ainda Mais Perfumados:

Compartilhe

Você sabe o que é pot-pourri? Certamente que você gosta que os ambientes da sua casa estejam sempre perfumados, não é mesmo? Mas aí vem a dúvida de como deixar um perfume gostoso na casa por mais tempo.

No entanto a resposta é mais simples do que você pensa:  coloque um pot-pourri com o aroma de sua escolha e deixe o ambiente com um cheirinho bem gostoso por mais tempo.

Hoje você vai descobrir como fazer seu próprio pot-pourri de forma simples e rápida. Mas se você nunca ouviu falar nessa técnica fique tranquilo, pois eu vou te explicar exatamente como funciona.

Quer aprender como fazer um pot-pourri? Sendo assim, continue sua leitura para descobrir várias dicas bem legais.

O que é para que serve o pot-pourri:

Fonte stylechum

Antes de mais nada, não vamos confundir o nosso pot-pourri com pout-porri. Enquanto o pout-pourri sequer existe, o pot-pourri é uma técnica de origem francesa que tem a ver com misturas.

Para nós do artesanato, a mistura da qual estamos falando é aquela onde misturas elementos secos como flores, folhas e frutas desidratadas com aromatizantes naturais para trazer um aroma gostoso para dentro de casa.

O mais interessante é que o pot-pourri é uma técnica bem fácil de se fazer a utiliza materiais bem baratos. Além disso, a combinação certa de aromas pode ter, inclusive, um fim terapêutico, deixando os moradores da residência mais calmos e relaxados.

O pot-pourri também lembra um pouco os sachês perfumados (caso queira conhecer um pouco mais como fazer sachê perfumado clique aqui https://www.artecompapel.com/wp/como-fazer-sache-perfumado/). No entanto a diferença é que o pot-pourri, além do cheiro, também pode se transformar em um elemento de decoração bem chique e logo vou te mostrar sugestões de composições bem legais.

Ademais, agora que você já conhece um pouco mais sobre essa técnica francesa, vamos descobrir como fazê-la. Vamos lá!

Como fazer um pot-pourri de flores secas:

Fonte stylechum

Conforme dito anteriormente, o pot-pourri é uma técnica bem barata e acessível. Para construir um arranjo com flores secas iremos precisar dos seguintes materiais:

  • Flores secas (se quiser também pode acrescentar algumas frutas desidratadas)
  • Ervas aromáticas
  • Óleos essenciais de sua preferência
  • Recipiente para montar o arranjo
  • Elementos de decoração como pedras e bijuterias à sua escolha
  • Pote de conserva

Passo a passo:

  1. Em primeiro lugar, coloque as flores secas e as ervas em um pote de conserva e acrescente gotas do óleo essencial que você preferir.
  2. Em segundo lugar, mexa um pouco para que o óleo se espalhe e em seguida tampe o pote bem e reserve por cerca de duas semanas (lembrando que quanto mais tempo você deixar o pote tampado, mais o cheiro vai apurar). Mas lembre-se de sacudir o pote a cada 3 dias para que os aromes se misturem cada vez mais.
  3. Por fim, após passarem as duas semana, coloque o conteúdo que estava dentro do pote no recipiente que você escolheu para decorar e finalize com algum outro elemento de decoração que você deseje.

Como fazer flores secas em casa:

Caso você esteja com dificuldades de encontrar flores secas perto de onde você mora, minha dica é que você faça aí mesmo na sua casa. É uma técnica bem simples e fácil de fazer, no entanto ela leva um tempinho até chegar no ponto certo.

Para fazer as flores secas, basta você comprar um buque de flores e deixá-lo pendurado de cabeça para baixo em um local que seja bem iluminado e que esteja longe de humidade. Após cerca de duas semanas as flores estarão prontas.

Porém se você morar em um lugar mais húmido pode ser que esse processo leve um pouco mais de tempo.

Sugestões de decoração com pot-pourri:

Uma vez que você já sabe como agregar aromas às flores secas para fazer um arranjo de pot-pourri, vamos ver as sugestões que separei de decoração usando essa técnica. Vamos lá:

Fonte Stylechum

Nessa primeira sugestão o arranjo de pot-pourri virou um belo centro de mesa. Aqui fizemos uma composição que utiliza uma bandeja junto com as velas e pedras decorativas. Além disso, não só temos o bowl com o pot-pourri, como também foi acrescentada uma garrafa com flores secas para completar o visual.

Sem dúvida um centro de mesa como esse acrescenta todo um charme e elegância ao ambiente, além de deixá-lo cheiroso.

Fonte Pinterest

Aqui agora temos uma decoração com pot-pourri temática para o natal. As flores e frutas secas e ervas foram colocadas dentro da estrutura da árvore de natal. Um charme a mais para uma noite tão especial em família.

Fonte decortips

O banheiro também é um ótimo lugar para colocarmos arranjos de pot-pourri, pois é uma parte de casa, até por estar com mais humidade tende a acumular odores e nesse sentido o pot-pourri pode ajudar a controlá-los.

Se você tiver uma bancada de banheiro maior fica bem interessante posicionar seu arranjo em cima dela, ou então perto de alguma janela por onde entre ar e assim espalha mais os aromas.

Fonte tidbits

O pot-pourri também pode ser uma excelente sugestão de lembrancinha em festas, reuniões ou outras datas comemorativas. Coloque a mistura do pot-pourri nos potinhos e entregue aos seus convidados no final da festa.

Vendendo pot-pourri:

Por fim, o pot-pourri também pode ser uma oportunidade de negócios. Afinal de contas, nem todos gostam de fazer trabalhos manuais, mas certamente todos gostam de ter a casa bonita e perfumada.

É aí que entra o seu espírito empreendedor! Faça as misturas de flores e ervas, coloque em saquinhos de plástico como esses e anuncie para familiares e amigos ou até mesmo na internet.

E não tem problema nenhum em enviar pelo correio, pois já te falei que quanto mais tempo o seu pot-pourri ficar fechado, mais os aromas vão se incorporar aos objetos desidratados.

Ficamos por aqui e hoje você aprendeu a técnica francesa de pot-pourri e como ela pode ser incorporada aos ambientes da sua casa. Agora é hora de colocar em prática o que você aprendeu aqui e fazer seus próprios arranjos.

Até a próxima!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Arte com papel

Arte com papel

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe um comentário

Artigos Recentes
Receba Novidades Por Email
Seu e-mail estará protegido
Redes Sociais