Arte com Papel

Porcelana Fria: Aprenda A Trabalhar Com Esse Material

bonecos em porcelana
Compartilhe

Para os artesãos e artesãs que gostam de trabalhos fofos e delicados, a porcelana fria é um ótimo material para se trabalhar.

E talvez você deva estar achando que nunca ouviu falar em porcelana fria, mas eu tenho certeza de que se eu chamar por um outro nome que ela tem, na hora você vai reconhecer.

Pois então, hoje eu trouxe para você um artigo super legal explicando o que a porcelana fria, como fazer ou onde comprar e além disso, tenho ótimas dicas de trabalhos para você fazer usando essa técnica.

Se você está curiosa para conhecer mais sobre a porcelana fria, continua lendo esse artigo que eu já vou te explicar.

O que a porcelana fria?


Foto Flickr por Mária Eugenia

Você está lembrado que logo aqui em cima eu disse que a porcelana fria era conhecida por um outro nome que quando eu falasse você iria lembrar na hora?

Pois bem, se você nunca ouviu falar em porcelana fria, talvez biscuit você saiba o que é, não é mesmo? Pois então, estamos falando da mesma coisa.

Diferentemente da porcelana normal, a massa da porcelana fria, ou biscuit, não precisa ser levada ao forno. Além disso, ela é muito mais fácil de moldar devido a sua maleabilidade e por causa disso, conseguimos criar inúmeras peças de decoração.

A porcelana fria também é um tipo de material que pega tintas e corantes com muita facilidade, por conta disso é muito versátil.

Você também pode usar essa técnica para dar acabamento a outros trabalhos que você esteja fazendo.

O legal da porcelana fria é que muita gente ganha dinheiro com peças feitas desse material e você também pode engordar seu orçamento depois que praticar bastante e entender como se faz.

Como fazer a massa:

Bom, agora que você já sabe que porcelana fria e biscuit são a mesma coisa, já posso continuar a chamar de porcelana fria que você saberá do que estou falando.

A massa de porcelana fria é bem fácil de fazer e existe uma receita caseira e uma que você compra a base em lojas de artesanato. Fique tranquilo que eu vou te ensinar as duas formas ok?

Então vamos lá!

Massa caseira:

Para essa receita de massa caseira de porcelana fria, vamos utilizar ingredientes que muito provavelmente você tem aí na sua casa. Dá uma olhada:

  • 2 xícaras de chá de cola branca Cascorez ou qualquer outra que tenha rótulo azul onde esteja escrito que é próprio para porcelana fria.
  • 1 colher de sopa de suco de limão.
  • 2 xícaras de chá de amido de milho.
  • 2 colheres de sopa de vaselina líquida
  • Creme para as mãos sem silicone na composição ou não gorduroso para untar a superfície onde vamos sovar a massa.

Passo a passo:

  1. Primeiro, em uma tigela de vidro que possa ir ao micro-ondas, misture todos os ingredientes que eu citei acima, exceto o creme para as mãos que só será usado no final.
  2. Segundo, misture bem todos os ingredientes até que o amido se dissolva e incorpore bem aos outros ingredientes.
  3. Terceiro, coloque a tigela no micro-ondas por 1 minuto, abra, mecha com uma colher de pau e repita esse procedimento mais duas vezes até completar 3 minutos.
  4. Quarto, escolha uma superfície plana e lisa da sua casa, pode ser uma mesa ou bancada e passe o creme para mãos nela. Em seguida coloque a massa em cima dessa superfície e comece a sovar como se fosse massa de pão (É importante que a massa seja sovada ainda quente e quanto mais sovada, melhor será a qualidade da sua porcelana fria).
  5. Quinto, faça um rolinho compacto com a massa para que não se crie bolhas de ar no interior e enrole em papel filme.

A sua massa deverá ficar guardada no papel filme ou saco plástico sempre que não for usada, pois senão ela pode ressecar.

Outra dica importante é que quando você for usar sua massa de porcelana fria pela primeira vez ela possa estar húmida, então seque com um pano antes de usar.

Massa pronta (Nicron e Acrilex):

Deu para perceber que a massa caseira é bem fácil e prática de se fazer, porém, se você preferir, existem no mercado massas prontas para fazer porcelana fria.

Nas lojas de artesanato você encontra essas massas. Duas marcas bem conhecidas são a NICRON e a ACRILEX. Elas podem vir em potes de até 1kg, na cor branca e aí é só tingir usando tinta para tecido.


Foto Levivi

O kg de massa pronta para porcelana fria vai custar entre R$25,00 e R$30,00 e você também pode comprar pela internet.

Como pintar sua massa de porcelana fria

Depois que você já fez sua massa de porcelana fria (biscuit), agora é preciso pensar em que peça você vai fazer e como pintar. Aliás, a pintura e o acabamento são o grande diferencial de um trabalho em porcelana fria.

As melhores forma de se tingir a sua massa é utilizando esses materiais a seguir:

  • Tinta óleo
  • Tinta para tecido
  • Tinta acrílica
  • Tinta para artesanato
  • Corante para tingimento

Na minha opinião uma das melhores tintas para se tingir a massa de porcelana fria é a tinta óleo, pois além de termos muitas cores disponíveis, ela se mistura mais facilmente à massa.

Para tingir você vai misturar algumas gotas da tinta na massa branca e ficar amassando até que a cor incorpore na massa como um todo. A intensidade da cor da sua massa vai depender da quantidade de tinta que você aplica. É importante que você misture bem para que a cor fique uniforme, ok?

Outros materiais também muito usados para se pintar sua peça e fazer detalhes é a tinta plástica e a caneta permanente. A caneta permanente é ótima para fazer olhos de bonecos, por exemplo. Para detalhes como maquiagem em bonequinhas, o giz pastel seco é um ótimo aliado. Com ele você consegue o efeito de blush, por exemplo.

Os pincéis também são importantes para fazer um bom acabamento. Tenha uma variedade boa de pincéis de boa qualidade, incluindo aqueles bem finos para detalhes menores como em rostos de bonecos.

Com relação à pintura, uma dica extremamente que eu tenho para você é que antes de pintar a peça e fazer os detalhes, você precisa esperar a peça secar completamente. O tempo de secagem gira em torno de 5 dias e é importante que você respeite esse tempo, caso contrário corre o risco de borrar e estragar todo seu trabalho.

Tipos de trabalho com esse tipo de material:

Até agora já aprendemos o que é a porcelana fria, como fazer a sua própria massa e ainda te dei algumas dicas de como tingir e fazer o acabamento da sua peça. Nesse momento vou mostrar para vocês dicas bem legais de trabalhos com a porcelana fria, dá uma olhada.

Muitos artesãos e artesãs trabalham com a porcelana fria criando topos de bolo personalizados para casamento. O legal é que os casais contam um pouco da sua história e o artista cria bonequinhos que podem ser bem parecidos com o casal, ou até mesmo uma versão mais caricata.

Foto Etsy

Muitas pessoas também contratam artesãos para fazer lembrancinhas em porcelana fria para dar a convidados em diversos eventos. São exemplos de ocasiões para esse tipo de lembrança: chás de bebê, chá de panela, festas de aniversário, comemoração de nascimento. Enfim, são várias as ocasiões.

E essas lembranças podem ser dadas apenas como elementos de decoração, ou até mesmo em um chaveiro, por exemplo.


Foto Etsy por GinaCarrascoHandmade

Também já citei que podemos incorporar peças de porcelana fria em um outro tipo de artesanato que estejamos desenvolvendo e assim agregar valor àquela peça. Posso citar como exemplo a decoupage. Muitos artistas acrescentam trabalhos com porcelana fria na peça que está sendo feita e eu posso te dizer que o resultado é muito legal.

Foto: Etsy por GinaCarrascoHandmade

O que eu acho mais legal no artesanato é que não existe um jeito certo de fazer uma coisa e você pode misturar diferentes técnicas em um mesmo trabalho e no final vai ficar legal.

Pela facilidade de se modelar, até flores mais delicadas podem ser feitas com porcelana fria e daí podemos usá-las em diferentes ocasiões. Use e abuse da sua criatividade e crie flores belíssimas! Olha esse arranjo que vou colocar aqui embaixo para ver quão bonito ele ficaria em uma mesa na sua sala!

Foto: Etsy por VsunBloom

Bom pessoal, hoje conversamos sobre a porcelana fria, também conhecida popularmente como biscuit. Muito artesãos e artesãs fazem lindo trabalhos usando esse material que é muito fácil de fazer e também de se trabalhar.

Mostrei ainda algumas opções de peças que podemos produzir com essa técnica, mas a verdade é que o universo da porcelana fria é muito grande e existe uma infinidade de objetos que podemos fazer.

O interessante é que esse é um nicho que possui bastante mercado e bastante demanda, então se você está interessada em produzir peças em porcelana fria para vender, pode ir com tudo que você terá mercado.

Agora é hora de pôr em prática o que você aprendeu hoje.

Até a próxima!

Veja também:
Como fazer molde de silicone

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Arte com papel

Arte com papel

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Leave a Comment

Artigos Recentes
Receba Novidades Por Email
Seu e-mail estará protegido
Redes Sociais