Arte com Papel

Segredos da Pintura Marmorizada

Compartilhe

Já se perguntou como fazer pintura marmorizada? Desde a época da Grécia antiga o mármore sempre foi reconhecido como sendo um material bem nobre. E ao longo da história, muito monumentos, palácios, igrejas e estátuas utilizaram esse material.

Até hoje algumas pessoas acrescentam o mármore nas decorações de suas residências, sejam nas paredes, escadas, bancadas, entre outros lugares. O grande problema é que uma decoração em mármore pode aumentar, e muito, os custos de uma obra.

Mas a boa notícia é que existem alternativas mais baratas ao mármore e que ainda sim trarão um toque mais sofisticado e elegante para a sua casa.

No artigo de hoje você vai aprender a fazer a pintura marmorizada, técnica também chamada de marmorato. Vamos ver que essa técnica pode ser aplicada em diversas superfícies, trazendo toda a sofisticação que o mármore traria, mas gastando bem menos.

Então continua lendo para descobrir um pouco mais sobre a pintura marmorizada.

O que é marmorato?

O marmorato ou pintura marmorizada é uma técnica de textura cujo resultado final é muito semelhante ao mármore. Aliás, aqui no nosso blog já te ensinamos a fazer diferentes tipos de textura para paredes que você pode aproveitar.

Essa técnica é a alternativa bem mais econômica à utilização do mármore de verdade e pode ser aplicada em diversos ambientes e superfícies.

Você pode aplicar diversas cores na sua pintura marmorizada e deixar seus ambientes mais requintados. Só devo te avisar que essa é uma técnica que requer muita paciência para se fazer, pois, principalmente no início, teremos que fazer o trabalho mais de uma vez na superfície, pois o primeiro não ficou bom.

Aplicação em paredes

As paredes geralmente são um dos lugares mais escolhidos para se aplicar a técnica da pintura marmorizada. E olha que legal o efeito final! Quando olhamos de longe nem conseguimos dizer que aquilo é uma pintura.

Mas antes de sair pintando sua parede, é preciso que você consiga uma amostra para ver como o mármore ficaria naquele lugar, assim você consegue imaginar todos os traçados da pedra.

Embora a gente possa utilizar a técnica da pintura marmorizada em diversas cores, minha dica para quem está começando é fazer o clássico com fundo branco. Afinal de contas, o clássico não tem erro né?

No mercado é possível encontrar diversos profissionais que fazem esse tipo de trabalho, mas às vezes nosso orçamento está mais apertado, então vou te explicar como fazer você mesmo o efeito marmorato.

Se você está animada para dar esse efeito moderno e chique nas paredes da sua sala, anota então os materiais que serão utilizados:

  • Massa para marmorato na cor desejada (Várias marcas possuem massa para esse efeito, como a SUVINIL, CORAL e a IQUINE e você consegue comprar pela internet ou em lojas de tinta).
  • Empenadeira especial para marmorato
  • Espátula de aço
  • Cera incolor para mármore
  • Rolo de lã com pelo baixo
  • Lixa
  • Fita crepe

Passo a passo:

  1. Primeiro, prepare a parede lixando para tirar quaisquer imperfeições e utilize a fita crepe para delimitar os quatro cantos da parede e não borrar nada.
  2. Segundo, passe uma camada de massa para marmorato, utilizando a espátula e deixe secar.
  3. Terceiro, aplique a segunda demão (em sentidos aleatórios) para dar início à textura e depois de seco dê uma lixada na parede.
  4. Quarto, faça uma terceira demão, mas dessa vez use a Empenadeira para criar os riscos do mármore.
  5. Para finalizar, passe a cera incolor pela parede.

Dá uma olhada nessas sugestões com cores diferentes para você se inspirar:

Foto: bhg

Escadas de falso mármore

Do mesmo jeito que aplicamos a pintura marmorizada nas paredes, vamos poder aplicar a técnica nas escadas. Só que agora eu vou te ensinar uma técnica diferente da anterior, mais artística e perfeita para quem gosta de pintura.

Está pronta para aprender mais essa técnica? Então vamos lá!

Dá uma olhada nos materiais que serão utilizados:

  • Tinta branca
  • De 3 a 5 variações de tons que você deseja (se você quiser o marmorizado verde, escolha os tons próximos uns dos outros e por aí vai)
  •  Um pedaço de madeira
  • Uma Empenadeira coberta com lã de carneiro
  • Uma pena grande
  • Fita adesiva
  • Potes de plástico
  • Pincéis largos
  • Pincel macio

Passo a passo:

  1. Primeiro, prepare a escada, lixando (se necessário) e colando a fita em volta para não manchar. Se sua escada for de madeira, te aconselho a passar uma demão de tinta branca antes de iniciar a pintura marmorizada.
  2. Segundo, com o pincel largo, faça linhas diagonais, começando com a tinta branca e indo até o tom mais escuro da tinta que você escolheu.
  3. Terceiro, com a Empenadeira com lã de carneiro, aplique pequenas quantidades de tinta de cada cor e dê batidinhas aleatórias para misturar bem as tintas.
  4. Caso o fundo seja mais escuro, para o quarto passo vamos misturar em um pote 1 medida de tinta branca para 3 de água. Em seguida vamos mergulhar a pena fazer os veios do mármore na escada.
  5. Para finalizar, passe o pincel macio sobre as linhas para criar um visual de esfumado e deixe secar completamente.

Apesar dessa técnica parecer mais trabalhosa, pelo menos não usaremos materiais muito específicos, apenas o que já temos em casa.

Pintura marmorizada em MDF:

Essa dica agora vai ser muito legal para quem gosta de trabalhar em MDF fazendo decoupage. O que eu mais gosto na decoupage é justamente a possibilidade de criar diferentes texturas na madeira (como por exemplo o efeito de couro usando o coador usado de café).

Podemos reproduzir a pintura marmorizada em diversos objetos em MDF e o resultado final será muito legal, dá uma olhada:

Foto: Elo7 por Caixas da Bel

Gostou da ideia? Então presta atenção nos materiais utilizados:

  • Caixinha em MDF
  • Tinta de PVA branca
  • 2 ou 3 tons próximos de tinta acrílica
  • Lixa
  • Água
  • Pincel
  • Esponjinha
  • Álcool

Passo a passo:

  1. Primeiro, passe duas demãos de tinta PVA branca por toda a caixa e em seguida lixe.
  2. Segundo, pegue um pouco de tinta acrílica em um dos tons que você escolheu e faça riscos aleatórios como se fossem os veios do mármore. Em seguida, umedeça a esponjinha e venha afinando os riscos que você fez e vá manchando a peça.
  3. Terceiro, molhe um pincel no álcool e jogue gotas sobre a peça (ele vai ajudar a abrir a tinta na peça).
  4. Repita esse processo dos veios e a esponja com outros tons de tinta próximos ao que você escolheu.
  5. Para finalizar, aplique o verniz acrílico em spray na peça e espere secar totalmente.

DICA: Quanto mais branco você quiser deixar aparecendo, mais molhada a sua esponja deverá estar. Só tome cuidado para não molhar demais e ficar tudo melecado.

Viu que legal essa técnica? E o interessante é que você vai criar peças com um ar super sofisticado que só o mármore consegue trazer. E se quiser ainda dá para decorar com vários outros elementos.

Eu tenho certeza de que suas peças com pintura marmorizada serão sucesso de vendas!

Em Papel:

A marmorização em papél é um processo fácil de fazer e pode ser aplicado em diferentes tipos de artesanato, desde encadernações artesanais até cartões, tags e muito mais. Existem diferentes técnicas para fazer.

Veja os materiais necessários para fazer:

  • Bacia de plástica grande
  • Tinta tipográfica, offset ou a óleo
  • Terebentina
  • Águaraz
  • Estopa
  • Folhas de papel sulfite ou Canson em branco
  • Palitos de picole
  • Pincéis
  • Tinta guache branca (opcional)

Veja o passo a passo de como fazer:

Marmorização no vidro:

E por último, mas não menos importante, trago para você uma técnica de pintura marmorizada no vidro por imersão. Olha o resultado final que interessante:

Dá uma olhada nesses materiais:

  • Peça de vidro que você deseja pintar
  • Primer para vidro
  • Tinta PVA branca
  • Balde largo e fundo
  • Água
  • Verniz vitral em diferentes tons, incluindo um branco

Passo a passo:

  1. Primeiro, aplique o primer na superfície que você deseja pintar e espere secar.
  2. Segundo, passe uma demão de tinta PVA branca.
  3. Terceiro, encha o balde com água e coloque um pouco do verniz vitral em todas as cores que você quiser e com um palito de churrasco misture.
  4. Quarto, mergulhe a peça de vidro na água verticalmente e cuidado para não borrar.

Depois que você retirar da água é só deixar secar.

Lembrando que você não precisa pintar a peça inteira, se quiser pode aplicar a técnica a apenas uma parte como na foto que utilizei de exemplo. Nesse caso você vai passar o primer apenas na parte que você deseja que fique pintada. E para evitar que fique tudo melecado mergulhe a peça apenas até a linha do primer, senão depois para limpar vai ser complicado.

Chegamos ao final de mais um artigo e eu tenho certeza de que hoje você aprendeu bastante coisa sobre a pintura marmorizada.

Além dela ser útil para trazer um toque mais sofisticado para a sua casa com a pintura nas paredes e escadas, vimos que a mesma técnica também pode ser aplicada a peças de MDF e vidro e que com isso podemos fazer artesanatos lindos para vender.

E se você precisa de ajuda para colocar preço nas suas peças, não deixe de conhecer todos os benefícios que o programa precifico pode trazer para a sua vida. Com ele você consegue colocar todos os gastos e chegar a um preço ideal. Conheça também nossa calculadora de preço de artesanato e nosso artigo sobre o tema.

E nada de deixar para depois! Comece hoje a pôr em prática as técnicas que você aprendeu hoje aqui de pintura marmorizada.

Até a próxima!

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

3 comentários em “Segredos da Pintura Marmorizada”

Deixe um comentário