Arte com Papel

tecido pintado artesanal

Pintura em Tecido Como Começar Essa Arte

Pintura em Tecido Como Começar Essa Arte
5 (100%) 1 vote

 

Você está procurando dicas para começar a fazer pintura em tecido, acertei? Isso é super compreensível, pois a pintura em tecido é bastante popular e considerada uma modalidade tradicional do artesanato!

Muitas pessoas começam a fazer artesanato através da pintura em tecido. É comum a utilização da pintura em tecido em panos de prato, roupas e acessórios. Mas você também pode utilizá-la para criar quadros e peças decorativas diversas.

tecido pintado com flores

Existem muitos materiais que podem ser utilizados para você pintar tecidos. E as técnicas também são bastante diversificadas! Aqui você vai conhecer melhor sobre quais materiais utilizar e quais peças criar!

A pintura em tecido pode ser feita para a decoração de sua casa com peças artesanais, ou para criar peças que serão vendidas. Estas peças podem virar uma ótima fonte de renda extra e até mesmo tornar-se sua fonte de renda principal.

Sendo assim, comece agora mesmo neste tipo de artesanato seguindo as dicas que selecionamos para você aprender como começar nessa arte! Confira!

Primeiros Passos Para Começar 

Para iniciar na prática de pintura em tecido é fundamental saber em quais peças você poderá aplicar esta arte. Dessa forma, você poderá começar pelas peças mais simples de fazer e depois partir para as peças que exigem pinturas mais complexas.

Então, a primeira dica é que você prepare-se pulando de etapa em etapa e não opte começar pelas peças e pinturas mais difíceis. Todo mundo que faz artesanato sabe o quanto é essencial respeitar e ter paciência com o tempo de aprendizagem.

A prática é quem gera a perfeição, portanto, comece pela criação de pinturas em peças mais fáceis de fazer. Depois, comece a criar as pinturas e peças mais trabalhosas. Assim, você irá se preparando aos poucos e não desistirá logo no começo! 

Além de entender isso, para começar é importante que você aprenda sobre os materiais que podem ser utilizados e adquira-os para começar suas criações. Veja a seguir todas as possibilidades que existem e mãos à obra! 

Quais Materiais Utilizar Para Fazer Pintura em Tecido?

A primeira informação que você precisa ter para escolher seus materiais é que você pode utilizar todos os tipos de panos para fazer suas pinturas! No entanto, os tecidos mais recomendados são os panos feitos com 100% algodão, pois eles são ideais para a aplicação de pintura. 

pano de prato branco

Os melhores pincéis para você usar em suas pinturas são os pincéis de cerdas duras. Há bastante opções de tamanhos e larguras e você deve escolhê-los de acordo com o desenho e tamanho da pintura que deseja criar! 

Em relação às tintas, o ideal é que você escolha uma tinta para tecido. Elas podem ser encontradas com bastante facilidade em armarinhos, lojas especializadas e até mesmo em papelarias.

tinta amarela, rosa e azul para tecidos

As tintas para tecido são disponibilizadas em diversas opções de cores. Com elas é possível fazer todos os desenhos e detalhes que você deseja! 

Além do tecido, dos pincéis e das tintas, outros materiais que você pode precisar são a placa de eucatex, acrílico ou madeira, um pedaço de isopor e a cola permanente. (abaixo tem uma foto de uma placa de eucatex)

A placa junto com a cola permanente funciona perfeitamente para fixar o tecido. Dessa forma, ele ficará bem esticado e será uma ótima base para você fazer suas pinturas! 

Já o pedaço de isopor é ótimo para você tirar o excesso de tinta dos pincéis! Assim, poderá fazer uma linda pintura! 

Materiais Para a Limpeza e Mistura de Tintas

Outros materiais que são bastante essenciais para você pintar tecidos são aqueles que servem para a limpeza dos pincéis e mistura de tintas. 

Procure separar potes de vidro, pratos, pires e godês. Os potes de vidro são ideais para fazer a limpeza dos pincéis. Para isso, você também vai precisar de água. 

Os pratos, pires e godês servem para misturar as tintas e você também pode utilizá-los para diluí-las. Se preferir, deixe sempre uma jarra ou garrafa com água por perto.

Para limpar os pincéis você também pode contar com a ajuda de paninhos que são perfeitos para mantê-los limpos! Se as cerdas estiverem muito duras, utilize álcool em gel para amaciá-las!

Quais Peças de Pintura em Tecido Você Pode Criar?

A diversidade de peças artesanais que você pode criar fazendo pintura em tecido é gigantesca! É possível fazer artesanatos para a cozinha e sala de jantar como panos de prato, toalhas de mesa e jogos americanos personalizados. 

Outra opção é aplicar a pintura em peças de vestuário e acessórios! A técnica é perfeita para fazer bolsas, calçados, cintos, chapéus e até mesmo estampas de roupas! Existem muitos desenhos que podem ser aplicados nos tecidos para fazer suas criações!

E você também pode criar toalhas de banho e de rosto, assim como, roupas de cama como lençóis, colchas e fronhas! As possibilidades são infinitas, basta um pouco de habilidade manual, paciência e muita criatividade para fazer as mais lindas peças! 

 

Fonte da Foto:

  1. https://www.instructables.com/id/Fabric-Painting-Tutorial/
  2. i.pinimg.com/originals/89/cb/b8/89cbb8157b5bf6dedf58542cd5ad3506.jpg
  3. https://texeresilk.com/article/hand_painted_silk
  4. https://www.home-dzine.co.za/craft/craft-handpainted-cushions.html

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe Um Comentario