Arte com Papel

Papietagem: Faça Belas Peças Usando Essa Técnica

Compartilhe

Utilizar materiais reciclados ou materiais que iam para o lixo para construir peças de artesanato é uma coisa que, pessoalmente, eu acho muito interessante. Nada mais legal do que dar um novo uso para uma coisa, até então inútil – Disso surgiu a papietagem.

Hoje eu trago para você um artigo super legal que vai te ensinar a criar peças, as mais diferentes possíveis, usando um material que jogamos no lixo aos montes por não termos um destino certo para ele: o jornal.

Sei que muitos de vocês tem o hábito de comprar jornal diariamente, ou senão, tem conhecidos que fazem isso. Sendo assim, jornal é uma matéria-prima que não vai faltar.

Então vem comigo, pois eu vou te ensinar a criar lindas peças usando a técnica da papietagem. Você vai fazer as mais diversas peças possível para decorar os ambientes da sua casa, dar de presente e até mesmo vender.

Vamos lá!

Papietagem e Papel Machê são a mesma coisa?

Algumas pessoas podem se confundir e achar que a técnica de papietagem e papel machê são a mesma coisa, quando na realidade são duas técnicas distintas.

O papel Machê é uma técnica onde montamos uma escultura a partir de uma massa feita com papel picado molhado na água e depois coado. Então você amassa bem esse papel e depois mistura com cola e gesso.

Por outro lado, na papietagem nós vamos utilizar pedaços de papel e cola para montar um objeto, que não necessariamente será uma escultura. Ela é bem mais simples que o papel machê e você vai aprender bem rápido depois de ler as minhas dicas.

Podemos dizer então que a papietagem é uma espécie de desdobramento do papel machê, só que mais simples. Mas não pense que porque ela é mais simples não conseguimos fazer muitas coisas. Você vai ver hoje nesse artigo que conseguimos fazer objetos incríveis apenas utilizando papel e cola e eu tenho certeza de que muitos nem vão acreditar quando as peças ficarem prontas.

Pois então, agora que você já sabe o que é a papietagem, vãos aprender a fazer diferentes objetos.

Papietagem com Garrafas decorativas:

Já que estamos nessa pegada de reciclagem de papéis e jornais velhos, dá uma olhada nessas garrafas decorativas que foram confeccionadas usando a papietagem e se transformaram em um elemento coringa de decoração, podendo ser usadas, inclusive em festas como centros de mesa.

O legal é que de uma vez só você recicla os papéis e as garrafas de vidro.

Foto Elo7 por Fijismat

Presta atenção nos materiais que vamos utilizar:

  • Pedaços de papel picotados de revistas ou jornais velhos de vários tamanhos diferentes
  • Garrafas de vidro de cerveja ou refrigerante (acho as de cerveja melhores, pois elas geralmente possuem as mesmas dimensões, enquanto que as de refrigerante tendem a variar)
  • Cola branca
  • Água
  • Pincel
  • Papel Filme
  • Estilete

Esses serão os nossos materiais básicos. Já a decoração eu vou explicar como fazer depois que te ensinar como cobrir as garrafas.

Só preciso te lembrar que os papéis devemos cortar com a mão mesmo, pois assim soltamos as fibras do papel e conseguimos encaixar melhor um pedaço no outro.

Passo a passo:

  1. Primeiro misture duas medidas de cola branca para uma de água (então se for usar dois copos de cola, use mais 1 de água e por aí vai).
  2. Depois, enrole a garrafa no papel filme completamente.
  3. Em seguida, mergulhe o pincel na misture de cola com água e vá passando pela garrafa e já vá colando os pedaços de papel (Repita esse procedimento pelo menos 3 vezes para você ter uma garrafa mais dura no final e não se esqueça de deixar secando entre uma camada e a outra).
  4. Deixe secar seu trabalho por cerca de 24 horas.
  5. No dia seguinte, recorte a lateral da garrafa com o estile e retire a garrafa de dentro.
  6. Finalize juntando as partes de papel com outros pedaços de papel e colando.

Você vai ver que sua peça em papietagem vai ficar bem durinha, como se a garrafa ainda estivesse por dentro.

Já a decoração vai ser feita da maneira que você preferir. Utilize técnicas de decoupage, pintar com tinta e fazer desenhos, entre outras decoração. Tudo vai depender da ocasião ou do tipo de decoração do seu ambiente.

Vaso feito com balão de gás:

Foto Elo7 por Fijismat

Olha que legal como de uma simples bexiga conseguimos criar vasos lindíssimos utilizando a técnica de papietagem e sem gastar quase nada, afinal de contas estaremos reciclando um monte de material que iria parar no lixo, não é mesmo?

Vamos aos materiais:

  • 1 bexiga
  • Jornais e revistas velhas picotadas em diversos tamanhos
  • Cola branca
  • Água
  • Alfinete

Passo a passo:

  1. Primeiro misture a água e a cola branca na mesma proporção que eu ensinei para fazer as garrafas.
  2. Segundo, encha a bexiga no tamanho que você deseja que seu vaso fique.
  3. Terceiro, passe a cola pela bexiga e cole os pedaços de papel. Não esqueça de repetir esse passo por 3 ou mais vezes (tudo depende da largura que você vai querer o seu vaso).
  4. Quarto, faça a base do seu vaso, deixando a parte de baixo da bexiga mais plana para ele se apoiar depois de pronto.

Depois de cobrir a bexiga, espere secar um dia até que fique bem firme. Para finalizar, basta estourar o balão com o alfinete e fazer o acabamento que você deseja.

DICA: Se você for usar tinta, o legal é primeiro fazer uma mão com tinta branca, pois se os papeis tiverem coisa escrita ou desenhada você conseguirá esconder com a tinta branca.

Nessa peça sugerida foi utilizada a técnica do craquelê. Para fazer você só precisa comprar um kit de verniz que é facilmente achado nas lojas de artesanato. Na própria caixinha do kit vem as instruções. Depois que você aplicar o verniz, acelere o processo com o secador de cabelo que logo você verá o rachado aparecendo. Dá para finalizar com pasta dourada, assim ela entra no rachado e dá um outro visual.

Dá uma olhada nesse outo vaso, nem parece que ele foi feito com papel!


Foto Elo7 por Fijismat

Realmente é possível fazer trabalhos belíssimos utilizando materiais reciclados. Basta usar nossa criatividade!

Animais com papietagem:

Os pequenos irão adorar as pequenas esculturas de bichinhos feitas com a técnica de papietagem. Você vai conseguir fazer qualquer bichinho usando garrafas PET ou mesmo moldando com a mão.


Foto Elo7

Os materiais básicos você já conhece e sabe como usar, não é mesmo? A diferença é que nos bichinhos não vamos estar fazendo uma peça única como o vaso ou a garrafa que eu mostrei aqui em cima.

O ideal é que você faça as duas partes maiores, do corpo e da cabeça, com moldes e depois retire assim como te ensinei com a garrafa – Você pode até usar massinha de modelar ou isopor esculpido como molde. Já as partes menores como bracinhos, orelhas, entre outros, você vai ter que moldar com a própria mão.

As primeiras camadas serão mais difíceis, mas conforme o papel for endurecendo daí você já vai conseguir dar forma com mais facilidade.

Inclusive uma sugestão bem legal que eu tenho para você é fazer cofrinhos em formato de porquinho usando essa técnica. Eles podem ser uma ótima lembrancinha na festa da criança.

Também podemos usar caixas de leite:

Se você buscar fazer peças mais quadradas ou estruturadas, o ideal é usar caixas de leite. A diferença é que nessas peças não vamos retirar a caixa de leite ao final como fizemos com a garrafa e o balão de ar.

Outra coisa que podemos fazer com a técnica da papietagem e caixas de leite são pequenos oratórios para colocar santinhos de devoção. Fica tudo muito bonito.

É possível ganhar dinheiro com papietagem?

Sim pessoal, é possível ganhar dinheiro com as suas peças em papietagem. Basta você descobrir um nicho que você se identifica mais, vasos por exemplo, e começar a produzir suas peças.

Faça os cálculos de quanto foi gasto, incluindo seu trabalho, para descobrir quanto cobrar por cada peça (inclusive aqui no site temos uma ferramenta bem legal para você utilizar para calcular o valor da sua peça).–> Veja aqui

Depois é só anunciar, seja em uma página nas redes sociais ou em sites que você consiga criar uma conta para anunciar pela internet.

Conclusão

Bom pessoal, hoje aprendemos um pouco mais sobre a técnica da papietagem, essa ramificação mais simples do papel machê e que nos permite criar peças das mais simples, como máscaras, até as mais complexas, como vasos e oratórios.

Disse e repito, o que acho mais legal nessa técnica é a possibilidade de usarmos materiais que fatalmente iriam parar no lixo. Na minha opinião, artesanato e reciclagem são duas coisas que combinam demais, pois além de estarmos exercitando a nossa criatividade e até mesmo ganhando dinheiro, também estaremos ajudando ao meio ambiente, evitando que mais resíduos poluam o lugar em que vivemos.

Agora é hora de começar a juntar os jornais e revistas velhos da sua casa e da vizinhança e montar suas próprias peças usando a técnica de papietagem que eu te ensinei hoje aqui. E se você quiser, depois manda fotos para ver como ficou.

Até a próxima!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Arte com papel

Arte com papel

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Leave a Comment

Artigos Recentes
Receba Novidades Por Email
Seu e-mail estará protegido
Redes Sociais