Arte com Papapel

moldes para pecas artesanais

O Que São e Para Que Servem os Moldes no Artesanato

O Que São e Para Que Servem os Moldes no Artesanato
5 (100%) 1 vote

 

 

Quase todo mundo que faz ou já fez artesanato já se deparou com os moldes, certo? Os moldes para artesanato estão em todos lugares, pois são muito úteis!  

Você pode encontrá-los em revistas de artesanato, livros, sites, blogs e redes sociais!  E se você ainda não utilizou precisa ter conhecimento sobre toda a praticidade que eles trazem!

Veja um exemplo de molde abaixo:

molde artesanato

Fazer artesanato é uma atividade muito terapêutica e diversas vezes torna-se fonte de renda. Existem muitos artesãos e artesãs que vivem de artesanato e vivem muito bem!

É uma profissão super digna que merece ser respeitada e valorizada! E não é para menos que atualmente as pessoas estão se interessando cada vez mais em fazer artesanato ou comprar objetos diversos feitos à mão.

Sendo assim, hoje vamos explicar para você o que são os moldes e para que eles servem no artesanato!  Confira!

O Que São os Moldes Para Artesanato?  

Os moldes para artesanato geralmente são desenhos com o tamanho adequado para você criar diversas peças artesanais. Eles costumam trazer os contornos das figuras que você quer representar em seu artesanato.

molde mascara de coruja

Quando você quer aplicar em suas peças desenhos diversos de flores, natureza, animais e personagens, você pode utilizar os moldes para que eles guiem o processo. Eles podem ser impressos, adesivos ou estar em revistas específicas.

Muitas vezes os moldes são mais eficientes do que o desenho ou costura à mão livre, pois eles já trazem as medidas corretas, linhas retas e desenhos simétricos. Então, basta aplicá-lo para realizar a finalidade que você deseja!

Para Que Servem os Moldes no Artesanato?

No artesanato os moldes servem para diversas aplicações e finalidades, veja a seguir!

Caixinhas de Papel Para Lembrancinhas e Presentes

Os moldes para artesanato podem servir para você fazer lindas caixinhas de papel para lembrancinhas ou para presentes!  

Existem diversos modelos prontos que podem ajudar na criação de sua caixinha. Há muitas opções com diversos tamanhos e formatos.

Você pode fazê-las redondas, quadradas, retangulares, em formato de corações, animais, entre outros!  

As caixinhas para lembrancinhas com certeza são itens fundamentais para o artesanato e você pode utilizar moldes para facilitar o processo! Não deixe de testar!  

Criações Diversas em Feltro

Você também pode utilizar os moldes para criar peças diversas e criativas em feltro! O artesanato em feltro faz muito sucesso!

O feltro é um dos materiais queridinhos do artesanato! Ele é um tecido não tecido que permite criações diversas. Você pode fazer frutas, legumes, animais e bonecas.

Você pode utilizar o feltro para fazer suas criações e preenchê-las com material para enchimento. Dessa forma, eles ficam bem fofinhos e são ótimos para decorar a casa, virarem brinquedos para crianças ou serem utilizados na alfabetização e educação infantil.

Pode fazer também carteiras, capas para cadernos, bolsas e almofadas! E com certeza utilizar moldes para fazer suas criações vai fazer com que você termine a peça mais rapidamente e com maior facilidade!

Peças Artesanais em EVA

Os moldes para artesanato também servem para você fazer peças artesanais em EVA. Junto com o feltro este material é outro queridinho para quem ama fazer artesanato!  

O EVA é um ótimo material atóxico, ou seja, ele não faz mal para a saúde. Ele é muito versátil e possibilita muitos tipos de criações.

Você pode utilizar os moldes de animais, bonecas, frutas, legumes e emojis para criá-los em EVA. Eles também servem para decoração e como brinquedos.

Além disso, com EVA você pode até mesmo fazer acessórios e brinquedos para o seu Pet!  

E também pode fazer porta-retratos e organizadores para a casa! Basta achar o molde ideal para fazer sua peça artesanal com EVA!

Bordado

Outra modalidade de artesanato em que os moldes são muito úteis é o bordado! O bordado é uma técnica artesanal bastante tradicional e popular.

Os moldes para bordado contribuem bastante para fazer os desenhos com os pontos no tecido. Eles ajudam a fazer bordado mais rapidamente.  

Existem alguns tipos de bordados e todos agradam bastante! O ponto-cruz é um dos tipos mais comuns e pode ser utilizado para gerar bordados incríveis!  

Se você nunca tentou fazer bordado com molde, aproveite que você agora sabe sobre a facilidade que ele proporciona e mãos à obra!

Patchwork

Outra forma de utilizar os moldes em seus artesanatos é para fazer Patchwork! A técnica de Patchwork consiste em costurar ou colar retalhos e pedaços de tecidos para dar origem à uma peça.

Há vários tipos de moldes que são utilizados para deixar seu Patchwork ainda mais incrementado e com o acabamento mais bonito!

Roupas e Acessórios

Qualquer pessoa que já tenha criado uma roupa ou acessório sabe que para acertar as medidas o ideal é contar com a ajuda de moldes!

Eles permitem que você faça as roupas, chapéus e bolsas exatamente como você queria! É muito mais fácil costurar utilizando moldes!  

Existem moldes para você fazer todos os tipos de roupas e acessórios. Para mulheres, homens, crianças, bebês e até mesmo Pets! Aproveite, inspire-se e faça agora mesmo uma roupa ou acessório utilizando molde!

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe Um Comentario