Arte com Papel

tudo sobre decoupagem arte

O Que é Decoupage

O Que é Decoupage
5 (100%) 1 vote

 

Você provavelmente já ouviu falar em decoupage, acertei? Esta técnica artesanal é muito popular no mundo todo e vale muito a pena conhecer mais sobre ela!

Caso você nunca tenha ouvido falar, aproveite para conhecê-la agora mesmo! Afinal, quanto mais conhecimento sobre as técnicas artesanais, maiores são as suas alternativas para criar lindas peças!

A decoupage é uma técnica artesanal bastante simples e fácil de fazer. Porém, ela exige muita calma nos processos para que seja feita com perfeição.

decoupagem

Ela pode ser feita com facilidade em sua casa ou ateliê. E você pode utilizar a técnica para criar diversos objetos artesanais e decorativos para deixar seus espaços mais bonitos!

Então, aproveite agora mesmo para conhecer mais sobre o que é decoupage, quais materiais você pode usar, como fazer e o que pode ser criado com a técnica! Confira!

Decoupage: O Que é e Quais Materiais Utilizar?

A palavra decoupage vem do termo francês découpage. A origem do termo vem da palavra découper, que significa cortar. Dessa forma, a técnica consiste em criar peças artesanais através de cortes e colagens.

Você pode utilizar a decoupage para decorar objetos, móveis, entre outras peças. Assim, é só fazer recortes de papel e aplicá-los nos objetos para fazer a decoração.

A origem da decoupage é a prática da sibéria oriental de decoração de tumbas colando recortes de feltro para decorá-las. Posteriormente, a técnica foi levada para a China e para a Itália.

O artesão que faz a técnica de decoupage pode ser chamado de decoupeur, ou seja, cortador e entalhador. Esta tradição era comum até mesmo entre as rainhas do século XVIII.

Existe até mesmo um processo conhecido como decoupage 3D que consiste em recortar imagens idênticas de tamanhos variados que posteriormente são coladas em espumas ou materiais que garantam o efeito 3D de profundidade.

Outro tipo de decoupage que pode ser feito por você é a decoupage pyramage ou, em pirâmide. Nela, você aplica as imagens idênticas em camadas que podem ser fixadas nos objetos com fitas de espuma adesiva que ajudam a criar um efeito piramidal em 3D.

Materiais Para Fazer Decoupage

Para fazer decoupage é possível utilizar diversos tipos de recortes de papel. Eles podem ser coloridos, estampados e reciclados como é o caso de utilizar imagens recortadas de revistas e livros.

caneca revestida com pedacos de papel

Também é possível utilizar folhas de ouro e materiais metalizados para criar efeitos ainda mais bonitos. Há muitos materiais cotidianos que você tem em sua casa que podem ser utilizados para fazer decoupage.

tesoura e papeis recortados

Basta ter tesouras, estiletes, cola e alguns materiais que você possa recortar como revistas, livros, jornais, catálogos, fotografias, papel de embrulho, tecidos, lenços de papel, guardanapos, rendas e cartões antigos.

Alguns artesãos usam outros tipos de materiais de corte para fazer decoupage. Como é o caso da faca artesanal e lâminas de barbear.

cola pva para decoupagem

Para colar os recortes que você fez, você pode utilizar a cola branca. Ela pode ser diluída em um pouco de água para o resultado ficar ainda melhor. E, se você preferir, pode procurar colas especiais que são facilmente encontradas em lojas de artesanato e armarinhos.

Além das colas, você vai precisar de algo para ajudar a espalhá-la. É possível utilizar pincéis, esponjas, rolinhos de pintura e até mesmo cotonetes ou palitos.

Você também pode usar pedaços de tecido ou lenços de papel para retirar excesso de cola e limpar os recortes após terem sido colados. Também pode utilizar palitos de madeira ou rolinhos de borracha.

Os rolinhos de borracha são ferramentas especializadas que foram projetadas para ajudar a remover rugas e excesso de cola.

Outros materiais que podem  ser usados para fazer peças em decoupage são poliuretano, spray acrílico e resina epóxi. Além disso, você pode utilizar vernizes para selar as camadas de recortes.

Na técnica tradicional de selagem de camadas com vernizes, os decoupeurs utilizavam de 30 a 40 camadas de verniz. Depois, estas camadas eram lixadas para deixar o acabamento polido e perfeito!

Como Fazer Decoupage e O Que Criar?

O primeiro passo para fazer decoupage é escolher o local que será coberto com os recortes. Pode ser metal, vidro, madeira, inclusive, caixas e móveis.

 

 

Depois, limpe a superfície para retirar qualquer impureza que possa prejudicar a técnica de colagem. Com a superfície limpa, selecione o recorte que você deseja recortar, recorte-o e cole-o nela.

Utilize um pincel ou material para espalhar a cola sobre a superfície. Verifique se precisa retirar o excesso de cola com lenços ou panos e depois passe o rolinho de borracha.

 

 

Você pode ir criando camadas com os recortes, mas faça um processo por vez para cada imagem colada. No final, você pode aplicar um selante como esmalte ou verniz assim a decoupage ficará protegida.

A decoupage pode ser feita em álbuns de fotografias, pratos, vasos, cerâmicas, molduras, espelhos, painéis, estantes e móveis. Não deixe de criar!

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe Um Comentario