Arte com Papel

vasos de ceramica

O Que é Artesanato em Cerâmica

 

Existem muitos tipos de artesanato que começaram a ser feitos no Brasil por povos indígenas e que hoje são feitos por diversos tipos de pessoas, mesmo em áreas urbanas.

As peças artesanais feitas pelos povos indígenas possuem importância cultural, artística, histórica e funcional! Fazem parte da tradição cultural e histórica do país!

E um dos tipos de artesanato produzido pelos índios brasileiros são as peças em cerâmica. Os utensílios de cerâmica são utilizados por eles para fins diversos. Desde para cozinhar alimentos até para servirem como urnas funerárias!

O artesanato em cerâmica faz parte do cotidiano de vários povos indígenas espalhados pelo Brasil. Eles inspiram artesãos do mundo todo!

E não é para menos, uma vez que com um pouco de habilidade manual e os materiais necessários você pode produzir objetos diversos e bastante resistentes!

Tanto que existem registros de cerâmicas produzidas no nordeste do Piauí que datam de aproximadamente 6.000 a.C!

Além disso, já foram encontradas urnas funerárias indígenas praticamente intactas de cerca de 500 anos atrás!

Sendo assim, aprenda agora mesmo o que é artesanato em cerâmica e aproveite para começar a criar lindas peças artesanais em cerâmica!

O Que é Cerâmica?

Para entender o que é artesanato em cerâmica você precisa primeiro saber o que é a cerâmica.

A cerâmica é uma transformação da argila, barro, caulino em uma pasta com água que quando levada ao forno torna-se mais resistente. Também pode ser aquecida pelo sol ou em fogueiras.

Ela é constituída de sílica, alumínio e outros elementos. É conhecida por ser inorgânica, não metálica e levar tratamento térmico em altíssimas temperaturas.

Existem diversos tipos de argila que podem ser utilizadas na criação de peças artesanais em cerâmica.

Há as argilas primárias, as secundárias e o caulino. As primárias são aquelas que permaneceram em seu local de formação, possuem massa de cor branca. E o barro vermelho e o barro gordo são exemplos de argilas secundárias que são aquelas que foram arrastadas para lugares distantes do local de sua formação.

O caulino é possui bastante pureza e suporta altas temperaturas. De massa branca, o caulino é ótimo para porcelanas, porém, precisa ser misturado com um barro mais gordo para ser manipulado mais facilmente.

Os barros gordos são ótimos para serem manipulados, pois são super plásticos. Os barros magros são menos plásticos, porém, são melhores na secagem.

Para constituir a massa que será utilizada para o artesanato em cerâmica, o ideal é misturar ao menos dois tipos de barros diferentes.

As argilas com cores claras geralmente são utilizadas para a produção de peças de porcelana. Já as argilas de cores avermelhadas costumam ser utilizadas no artesanato popular e regional.

Elas podem ser claras, avermelhadas, ou apresentar outros tipos de cores de acordo com a forma como foram produzidas.

As cerâmicas podem receber corantes e outros agentes em sua massa para ficarem da forma que você deseja.

Elas podem ser pintadas com vernizes à base de chumbo ou estanho. O resultado fica super brilhante e possibilita bastante diversidade!

E as cerâmicas não são apenas utilizadas no artesanato, mas também, são muito utilizadas em construções para criar tijolos, telhas, pisos e azulejos.

Origem da Cerâmica

Segundo pesquisadores a cerâmica é uma das indústrias mais antigas. Surgiu do momento em que o ser humano passou a aquecer o barro para a criação de objetos.

E depois que a humanidade descobriu a cerâmica passou a substituir outros materiais por ela.

Os primeiros registros datam da pré-história, eram vasos de barros com cor de argila ou enegrecidos com óxidos de ferro.

No Brasil existem algumas fases da história da cerâmica como a Ananatuba, Mangueiras, Formiga, Aruã e Marajó.

Tipos de Artesanato em Cerâmica

vaso de barro

A cerâmica ou argila é uma matéria-prima muito fácil de ser localizada e ótima para ser manipulada, dando origem à diversas peças artesanais!

Os artesanatos em cerâmica podem ser divididos em dois tipos principais a cerâmica utilitária e a cerâmica figurativa.

figuras e bonecos de barro

A cerâmica figurativa é muito popular em regiões do Pará, Alagoas, Bahia, Pernambuco, Ceará, Espírito Santo, Santa Catarina e São Paulo. É uma modalidade de arte popular e artesanal que movimenta a economia local.

Na cerâmica figurativa são feitas figuras típicas que variam de acordo com a região em que foram produzidas. Podem ser feitos cangaceiros, músicos, vendedores, retirantes e rendeiras. No Nordeste os bonecos de barro estão na lista de peças artesanais produzidas em maior número!

potes de ceramica

A cerâmica utilitária é a mais antiga arte em cerâmica do Brasil. No Pará ela é chamada de cerâmica Marajoara e possui origem indígena.  

Com ela é possível criar vasos, tigelas, panelas, xícaras e utensílios diversos.

No mundo da arte a cerâmica pode ser utilizada para a criação de esculturas e diferentes tipos de objetos artísticos.

Os artesanatos e artes em cerâmica podem receber acabamento apenas com a modelagem da cerâmica ou podem receber pinturas de acordo com as preferências dos artesãos e artesãs.

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe um comentário