Arte com Papel

Mural de Recados: Como Fazer Passo a Passo

papel para escrever recado

Sem dúvidas, um mural de recados é uma ferramenta bem prática para se pendurar avisos e lembretes, seja no escritório, ou em casa.

Além disso, é muito comum encontrar murais nas escolas para expor atividades dos alunos, e também na casa de um concurseiro, como uma ferramenta de controle de estudos por exemplo.

Se você for em papelarias ou lojas especializadas no shopping, você vai encontrar alguns para vender, porém a um preço pode acabar sendo bem salgado.

E pensando nisso, hoje estou aqui para te ensinar a fazer murais de recados simples e práticos, sem precisar gastar muito dinheiro (eu sei que vocês adoram essa parte). Ao final, tenho certeza de que você vai estar com a cabeça cheia de ideias e pronta para fazer o seu próprio mural de recados.

Então continua comigo e vamos começar logo, porque tem muita coisa legal para gente aprender hoje!

Fugindo da cortiça tradicional:

Com toda certeza você já viu ou já teve um mural de recados de cortiça em casa. Para quem não sabe ou não se lembra, a cortiça é aquele material que usamos para fazer rolha de garrafa de vinho, por exemplo.

Tá ok, admito que ele é simples e prático, mas pode acabar sendo meio sem graça. Daí a minha ideia aqui é reinventar o modelo basiquinho, ainda usando cortiça, mas não da forma como sempre vemos, quer ver só como vai ficar?

Para construir nosso mural de recados reinventado vamos precisar de:

  • Rolhas de garrafa.
  • 1 círculo de MDF.
  • Tinta PVA.
  • Corda.
  • Cola quente.

Passo a passo:

  • Primeiro, pinte o círculo de MDF com a tinta de sua preferência.
  • Segundo, comece a colar as rolhas depois que a tinta já estiver seca (o ideal é colar primeiro o círculo maior e depois encher o interior do círculo).
  • Terceiro, meça o quanto de corda será necessário para contornar o círculo e deixar espaço para pendurar na parede, para então cortar e colar com a cola quente.

Depois de pronto é só arrumar um lugar para colocar o seu mural de recados e prender uns alfinetes para fixar as mensagens. Muito simples, não é mesmo?

Utilizando isopor e tecido:

O isopor é uma material leve e barato, que vai cair super bem na confecção desse mural de recados. Já o tecido vai dar o toque diferente que a gente quer.

Foto: kenarry

Nesse projeto vamos precisar de:

  • 1 placa de isopor de pelo menos 3cm.
  • Tecido suficiente para cobrir a placa.
  • Fitas de tecido.
  • Tachinhas.
  • Cola quente.
  • Grampeador.
  • Gancho para pendurar na parede.

Passo a passo:

  • Primeiro, meça o tecido e forre a placa de isopor (na parte de trás você pode colar com cola quente e depois prender com o grampeador).
  • Segundo, com a fita de tecido faça um X na parte da frente e a partir dele trace outras linhas e prenda atrás com o grampeador.
  • Terceiro, nas intersecções das fitas, coloque uma tachinha.
  • Para finalizar, prenda o gancho de parede na parte de trás.
Foto: kenarry

DICA: Um mural de recados como esse pode ser usado em diversos locais, tudo depende da cor de tecido e da fita que você irá usar.

Para deixar a escola ainda mais bonita:

Nas escolas, os murais de recado são bastante utilizados, seja nos corredores, ou mesmo dentro de sala. E nesse projeto vamos usar um material que todos os professores adoram: o EVA.

O legal do mural escolar é que ele está sempre mudando de acordo com a época do ano e com o assunto trabalhado em sala de aula. Para esse tipo de mural então, a cortiça é o material mais indicado, por causa da sua maior resistência.

Foto: pinimg

Utilizando papel e o EVA os professores vão poder montar seu mural de acordo como eles querem, seja para um evento na escola, ou para deixar um trabalho de aluno em exposição.

Definitivamente não tem mistério, é só deixar a imaginação rolar!

Recadinho do convidado para o anfitrião:

Em muitas festas é comum que haja um espaço para que os convidados deixem um recado para o anfitrião, seja em um aniversário, chá de bebê ou até mesmo em casamentos.

A dica que eu tenho para te dar então é montar um mural de recados que se pareça com um varal, assim como esse da foto aqui em cima. E ao lado do mural você deixa uma mesinha com esses mini pregadores para que depois que os convidados escrevam suas mensagens, possam pendurar no mural.

A parte legal desse mural é que ao final da festa você poderá ver e se divertir com todos os votos de felicidades que seus convidados te deixaram ao longo do evento.

DICA: Os papéis podem ser distribuídos aos convidados durante a festa, ou também há a opção de deixar ao lado do pregador, assim o convidado fica mais a vontade de escrever quando quiser.

Bom pessoal, no artigo de hoje, eu trouxe para vocês diferentes exemplos de mural de recados e como customizá-los da melhor forma.

É claro que existem várias outras opões e formas de se fazer um mural, tudo vai depender da sua criatividade. O fato é que esses murais são muito práticos e ótimos para ajudar na organização, por exemplo.

Se eu sou você já tratava de separar os materiais necessários e começava a fazer meu próprio mural de recados. Tenho certeza de que ficará ótimo.

Te vejo na próxima então! Até lá!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Arte com papel

Arte com papel

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Leave a Comment

Artigos Recentes
Receba Novidades Por Email
Seu e-mail estará protegido
Redes Sociais

Curso Grátis
Album Artesanal

Inscreva-se gratuitamente e faça parte dessa turma! Aulas em vídeo