Arte com Papel

Mini Jardim de Suculentas: Ideias Incríveis e Como Fazer

mini jardim suculentas

As suculentas são um tipo de planta que não precisam de cuidados muito especiais. Suculentas também trazem um visual bem diferente para o seus ambientes. E nesse post você vai aprender como fazer um mini jardim de suculentas para deixar sua casa ainda mais bonita.

Você vai ver que não é preciso ser nenhum expert em paisagismo para montar um mini jardim. Aliás, se você pegar prática e oferecer modelos diferenciados pode inclusive começar a vender suas próprias peças.

Essa técnica está se tornando uma verdadeira tendência na decoração de ambientes. Curioso(a) para descobrir como fazer seu mini jardim de suculentas? Então continue sua leitura para descobrir!

Tipos de Mini Jardins de Suculentas

Que tal reaproveitar algo que você achava que iria para o lixo para montar seu jardim de suculentas? Nesse primeiro exemplo, um vaso grande quebrado formou uma composição muito elegante que fica ótima em ambientes externos.

mini jardim de suculentas vaso quebrado
https://mykarmastream.com
terrário de vidro

https://mykarmastream.com/

Já esse terrário de vidro fica uma graça em ambientes internos. O parapeito de uma janela, por exemplo, pode ser o lugar ideal, pois recebe bastante luz do sol. Sem contar que fica uma graça esse tipo de mini jardim parecendo uma estufa.

suculentas em concha

https://www.succulentsandsunshine.com/

Tem pouco espaço na sua casa? Não se preocupe, pois as suculentas se adaptam facilmente em vários tipos de ambientes. Aliás, mesmo uma concha que você pegue na praia pode servir como vaso para suculentas.

mini jardin suspenso suculentas

https://flippedcase.com

Um mini jardim de suculentas suspenso também pode ser uma ótima solução tanto para dentro quanto para fora da sua casa. O melhor de tudo é que eles não ocupam tanto espaço.

Em seguida tenho mais algumas sugestões para você, olha só:


https://www.shelterness.com/
https://www.shelterness.com/
https://www.shelterness.com
https://www.shelterness.com/

https://flippedcase.com/
https://flippedcase.com/

Espécies de Plantas para Fazer Mini Jardim

Certamente é importante saber quais tipos de plantas são os mais indicados para montar seu jardim de suculentas.

Antes de tudo, é preciso que você saiba que aqui no Brasil encontramos mais de dois mil tipos de cactos e suculentas. Identificá-los é fácil, pois eles apresentam folhas mais “gordinhas” que retém a água.

Assim sendo, agora vou te mostrar quais os tipos de suculentas mais comuns para você comprar e fazer um mini jardim de fazer inveja!

Echevéria

Também chamada de rosa de pedra, ela é uma suculenta muito comum e lembra muito uma flor.

mini jardim Echevéria

Planta fantasma:

Lembra a echevéria, mas enquanto a primeira tem folhas arredondadas, essa tem folhas mais pontiagudas.

mini jardim Planta fantasma

Rabo-de-burro

Da mesma forma que anterior, as suculentas desse tipo são ideais para jardins suspensos e suas folhas lembram umas vírgulas e são todas bem juntinhas.

mini jardim Rabo-de-burro

Zebra

Com folhas pontiagudas e listradinhas, esse tipo de suculenta deixa sua composição muito bonita e diferente.

mini jardim planta zebra

Crassula ovata gollum

Essa curiosa suculenta lembra muito as orelhas do personagem do Shrek do filme de animação.

mini jardim Crassula ovata gollum

Sedum carnicolor

Com folhas que parecem gotículas, essa suculenta traz um visual bem legal e diferente para seu mini jardim.

mini jardim Sedum carnicolor

Claro que se você for a uma floricultura ou nos mercados de flores da sua cidade vai encontrar muitos outros tipos de suculentas e cactos para o seu mini jardim. Você pode acrescentá-los como preferir. O que importa é a sua criatividade!

Como Montar um Mini Jardim: Passo a Passo

Uma vez que você já sabe quais plantas são mais comuns e já te mostrei várias sugestões de um mini jardim de suculentas, chegou a hora de aprender como fazer seu jardim sem erro.

Nas fotos utilizamos uma pequena tigela, que levando em consideração o tamanho das plantas acaba sendo ideal. No entanto, você pode usar outros tipos de vasos para suculentas. Tudo depende do espaço que você tem disponível em casa e do tamanho das plantinhas.

Dica: Já ensinei aqui no Arte com Papel como fazer vasos de cimento na sua casa. Se você quiser pode fazer seus próprios vasos para montar os arranjos. Tenho certeza de que ficará ainda mais legal! Clique aqui e confira esse post.

Passo a Passo de Como Montar seu Mini Jardim de Suculentas

  • Em primeiro lugar, coloque cascalhos no fundo do vaso que você escolheu para montar seu mini jardim.
como fazer mini jardim de suculentas

https://www.homeyohmy.com
  • Logo após, coloque uma camada de terra (substrato), mas não encha muito. O ideal é colocar até a metade do vaso.
como fazer mini jardim de suculentas
https://www.homeyohmy.com
  • Em terceiro lugar, posicione as suculentas dentro do vaso apertando um pouco para que as raízes se fixem ao substrato.
como fazer mini jardim de suculentas
https://www.homeyohmy.com
  • Por fim, cubra o resto do vaso com terra e aperte novamente (não pode deixar ar entre as raízes e a terra, caso contrário a planta acaba morrendo).

Se você quiser dá para acrescentar outros elementos na decoração no seu mini jardim de suculentas, como musgos e cascalhos, por exemplo.

Viu como é fácil? E como eu disse lá no início, não precisa ser nenhum expert em paisagismo para fazer um belo mini jardim.

Quanto tempo dura um mini jardim?

Talvez provavelmente você tenha dúvida com relação a quanto tempo pode durar seu mini jardim de suculentas. A verdade é que tudo vai depender do tamanho do recipiente que você escolheu para montar a composição.

Do mesmo modo que outras plantas, as suculentas vão crescendo e precisando de um espaço cada vez maior. Isso significa que seu mini jardim pode durar algumas semanas ou até mesmo meses.

Conforme você perceber que sua planta está crescendo e o espaço já não está mais suficiente, o ideal é que você transporte sua suculenta para vasos maiores. Em seguida é só comprar mais mini suculentas e refazer seu arranjo.

Como Usar Vasos reciclados para Seu Mini Jardim

Uma excelente ideia na hora de fazer seu mini jardim de suculentas é utilizar vasos reciclados! Como aqui no Arte com Papel amamos reciclagem, portanto, fica sempre a sugestão de reaproveitar elementos que já temos em casa e customizar para fazer objetos totalmente novos.

mini jardim de suculentas latinhas de refrigerante

https://www.curbly.com/

Só para exemplificar, olha que interessante esse conjunto de vasos para suculentas reciclados feitos com latinhas de refrigerante! Sem dúvida é uma forma bem diferente e criativa de montar seu jardim de suculentas.

mini jardim rolhas de garrafas

https://a.crochet.tips/

Esse segundo exemplo também é ótimo pois utiliza rolhas de garrafas para montar um lindo vaso para suculentas. O toque de charme fica por conta das fitas de cetim.

Ah! Vale lembrar que um arranjo como esse fica muito legal de ser dado como lembrancinha de uma festa, por exemplo. Os convidados vão adorar!

mini jardim garrafa quebrada

https://br.pinterest.com

Já nessa terceira sugestão reaproveitamos garrafas de vidro para fazer um mini jardim de suculentas e o resultado final ficou um charme só!

Se você quiser saber como se faz um corte desses no vidro, leia nosso post sobre isso clicando aqui.


https://www.shelterness.com/

Objetos velhos também podem ganhar uma nova cara e novo uso com a sua criatividade, como essa maleta de ferramentas antiga que virou esse belíssimo jardim de suculentas.

Onde comprar vasos e outros materiais para seu mini jardim

Após tanta informação legal tenho certeza de que você já quer começar a fazer seu mini jardim hoje, não é? Assim sendo, é preciso saber onde encontrar os materiais que você precisa.

Mudas e substratos:

Antes de mais nada, as suculentas, substrato e os cascalhos podem ser encontrados nas floriculturas aí perto da sua casa mesmo. Isso é bom, pois além de ajudar na economia local, você também consegue ver exatamente o que está comprando.

Contudo, na internet você também consegue encontrar lojas que vendam mudas de suculentas. Minha dica é que você cheque onde a loja fica localizada para que sua planta não fique muito tempo em transporte.

Vasos:

Por outro lado, se você não quiser fazer seu próprio vaso reciclado, na internet você vai encontrar uma variedade enorme de modelos diferentes. Dos mais simples aos mais extravagantes!

Em sites como o Elo 7, Mercado Livre, Americanas e Leroy Merlin você tem diversas opções. É só escolher a que melhor se adequa ao seu projeto.

E aí, gostou de aprender como fazer um mini jardim de suculentas? No final das contas é sempre legal trazer um toque a mais na decoração da nossa casa e renovar o ambiente.

O bom é que esses arranjos não possuem um custo muito elevado. Dessa forma, se você quiser começar a vender pode obter um ótimo lucro. Sem contar que mexer com plantas faz super bem para a gente.

Ficou alguma dúvida? Quer fazer algum outro comentário? Então não deixe de comentar aqui embaixo, pois adoramos ouvir sua opinião!

Até a próxima!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Arte com papel

Arte com papel

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Leave a Comment

Artigos Recentes
Receba Novidades Por Email
Seu e-mail estará protegido
Redes Sociais

Curso Grátis
Album Artesanal

Inscreva-se gratuitamente e faça parte dessa turma! Aulas em vídeo