Arte com Papapel

Marketing Para Artesanato: Como Manter Relacionamento Duradouro Com Seus Clientes

Marketing Para Artesanato: Como Manter Relacionamento Duradouro Com Seus Clientes
5 (100%) 1 vote

 

Você provavelmente já escutou alguém falar que a propaganda é a alma do negócio, não é mesmo? E por mais que não seja um fator isolado, ou seja, que seu negócio para funcionar depende de vários aspectos. Esta frase é sim bem verdadeira.

Para você se dar bem fazendo artesanato precisa amar o que faz. É importante que consiga produzir e executar as técnicas com excelência para que suas peças por si só já funcionem como propaganda positiva.

Porém, o mais importante de tudo que está em jogo é a opinião de seus clientes. São eles que garantem suas vendas, sem eles qualquer negócio fica vazio e fadado ao fracasso.

Sendo assim, deixar seus clientes satisfeitos e felizes é fundamental! Esta é a verdadeira alma do negócio, pois até mesmo as propagandas são direcionadas para eles, e na maioria das vezes são os clientes que contribuem fazendo a propaganda boca-a-boca.

Tão importante quanto fidelizar e manter aqueles que já são seus clientes, é conquistar novos clientes. É essencial para a expansão do seu trabalho ter cada vez mais pessoas comprando seus produtos.

Dessa forma, como fazer para garantir cada vez mais clientes? E como manter seus clientes sendo fiéis em um relacionamento duradouro com você?  Neste artigo daremos as dicas necessárias para garantir seu sucesso. Confira!

Esteja Em Evidência

Para que você consiga manter os bons clientes e criar novos, é muito importante que você esteja presente na vida deles. Seja pessoalmente ou virtualmente, não deixe que eles esqueçam de você nem que deixem de ouvir falar sobre o seu artesanato.

Existem muitos meios para estar em evidência e você deve estar em todos eles. No mundo virtual faça tudo o que for de direito, esteja em todas as mídias sociais e continue alimentando todas com conteúdo.

No âmbito pessoal, esteja presente nas feiras e eventos de artesanato. Exponha seus trabalhos o máximo que puder e não se feche em seu mundo interior. Converse com todos e relacione-se com as pessoas que fazem o artesanato continuar vivendo.

Seguindo estes primeiros passos você já aumenta as possibilidades de seu trabalho estar em evidência. E o reconhecimento pela qualidade de seu trabalho é tão satisfatório que compensa todo o esforço despendido.

Mídias Sociais, Blogs e Sites

Estamos em pleno século XXI, a famosa era digital, então mesmo que você seja uma pessoa mais analógica,  procure adaptar-se aos meios digitais.

Mesmo que você não seja responsável por fazer estas mediações pela internet, saiba que elas são fundamentais. Então, se for o caso, contrate profissionais especializados para ajudar você. Fotógrafos para ajudar na divulgação das peças e geradores de conteúdo para alimentar suas redes digitais.

Caso você goste e queira ser a pessoa responsável pela exposição do seu trabalho na internet, lembre-se de fazer um trabalho com qualidade. Tire boas fotos de suas peças e escreva bastante conteúdo sobre artesanato.

Crie perfis da sua marca de artesanato, ou em seu nome, em Redes Sociais como Twitter, Facebook, Instagram e Pinterest. Siga as marcas e pessoas influentes na área de artesanato. E não deixe de fazer posts e utilizar estratégias de marketing digital para fazer seu negócio decolar.

Lembre-se de entrar nos grupos de artesanato do Facebook e participar ativamente. Divulgue seu trabalho com afinco, pois assim os clientes chegarão até você e permanecerão ao seu lado.

Também é recomendado que você crie seu próprio site e blog. Pode ser até mesmo um site com uma página só, apenas agrupando todos os links de seus perfis nas redes sociais e seus meios de contato.

Além disso, para criar seu blog existem muitas ferramentas online e plataformas que auxiliam você. É o caso do WordPress, em que você consegue montar com facilidade seu site ou blog. Existem muitos tutoriais para ajudar você a criá-los, mas lembre-se que se o resultado não ficar lindo, você deve contratar um profissional para te ajudar.

Marketing Digital Para Artesanato

A Internet possibilita não só a divulgação das suas peças, nem apenas o contato com o cliente. Mas sim, fornece muita informação que é essencial para um negócio de sucesso. Entramos no que é conhecido como marketing digital.

Para utilizar o marketing digital para artesanato você deve saber que ele é um trabalho de pesquisa e investigação. Através dele você consegue analisar os perfis de seus clientes e saber quais são seus problemas e desejos.

Com estas informações em mãos, você pode ser a responsável pela solução dos problemas e realização dos desejos de seus clientes. Então, esteja em contato com seus clientes e utilize o marketing digital para garantir a satisfação deles.

Além disso, o marketing digital te ajuda a alcançar novos clientes. Através dele você consegue saber com quem entrar em contato, qual o contexto social e econômico em que as pessoas que são interessantes para você estão inseridas. Dessa forma, você atinge mais pessoas que podem tornar-se suas novas clientes.

Fidelize Seus Clientes

Uma vez que você já tem uma rede de clientes é fundamental fidelizá-los. Uma boa forma de fazer isso é mantendo contato com eles pós venda. Para isso você também deve contar com os meios digitais.

Junto com suas peças artesanais coloque um cartão de contato. Esta estratégia ajuda a fixar seu nome na memória do cliente e permite que ele não desassocie seu artesanato de você.

Vale investir em um cartão bem lindo e que represente sua identidade ou identidade da sua marca. Nele deve constar seu nome, nome da loja, endereço físico e virtual. Também deve conter seu telefone de contato, e-mail e redes sociais.

Não apenas divulgue bem suas formas de contato como responda e escute seus clientes. Se fizerem alguma reclamação tente reparar o erro, se elogiarem, descubra o que deixou eles mais felizes em seu trabalho. Conhecer bem seus clientes é fundamental para um bom relacionamento duradouro.

Além disso, utilize as plataformas online que citamos anteriormente para manter seus clientes. Adicione-os ou peça para que eles te adicionem em suas redes. Peça que eles curtam ou sigam suas páginas. Faça Newsletters para divulgar novidades para sua lista de e-mails de clientes.

Todas estas estratégias auxiliam na fidelização das pessoas que compraram ou se interessaram pelo seu artesanato. Mas lembre-se que duas coisas são as mais importantes e primordiais: ser simpática e agradável, não seja uma vendedora muito explícita e agressiva, tenha em mente que é importante fazer peças artesanais com bastante qualidade e beleza.

Ao seguir todos esses conselhos você conseguirá manter relacionamento duradouro com seus clientes. E obterá êxito e sucesso na produção e vendas de seus artesanatos.

 

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe Um Comentario