Arte com Papel

propaganda de artesanato

Marketing Para Artesanato: Como Fazer Propaganda Das Suas Peças

Marketing Para Artesanato: Como Fazer Propaganda Das Suas Peças
5 (100%) 3 votes

 

Todo mundo que faz artesanato sabe como é importante garantir a venda das peças produzidas. Afinal, é muito frustrante ficar com excesso de estoque e ter a consciência de que o valor gasto com os materiais mais o tempo despendido não apresentou um bom retorno.

Além disso, as contas não esperam e a venda dos artesanatos garante o pagamento das contas e dívidas. Também permite que você continue comprando materiais para continuar sua produção.

Sabendo da importância das vendas de peças para você que faz artesanato, a dúvida que fica é “como garantir a venda das peças?”. E sim, há muito o que você pode fazer para aumentar suas vendas e divulgar mais o seu trabalho.

Para estas duas coisas acontecerem você precisa saber como o marketing para artesanato é importante. Muitas pessoas pensam que o marketing é algo só para agências e grandes marcas, no entanto, o marketing é essencial para quem produz qualquer tipo de trabalho artístico.

Por quê o marketing é tão importante? Porque ele é o responsável pela divulgação das suas peças. É ele que fará com que suas vendas sejam concretizadas. Ou melhor, é fazendo uso das estratégias de marketing para artesanato que você garantirá o sucesso de suas vendas.

Então, traremos neste artigo algumas destas estratégias de marketing e propaganda, para permitir que você obtenha êxito em suas vendas. Vamos conferir? 

Lojas Virtuais e Divulgação Das Suas Peças

Uma das estratégias que os artesãos e artesãs costumam utilizar é criar lojas virtuais ou expor seus trabalhos em algum site de vendas coletivo já existente.

Caso você já tenha feito este teste provavelmente já percebeu que só expor suas peças em sites não é o suficiente para garantir suas vendas. E você sabe porquê isso acontece? Acontece porque a concorrência é muito alta e a variedade de produtos é muito extensa.

Então, para você conseguir vender suas peças precisa expor seu trabalho e divulgá-lo através de diversos meios e muitas ações de marketing. Além disso, deve encontrar seu diferencial para aumentar as possibilidades de que seu trabalho chame atenção dos clientes.

Marketing e Suas Estratégias

Muitas pessoas têm um conceito errôneo do que é o marketing. Estas pessoas acreditam que marketing é sinônimo de vendas de um produto ou serviço. Mas apesar do marketing contribuir para as vendas ele vai muito mais além.

O marketing traça planos e ações antes, durante e depois das vendas. Ele serve para aumentar as possibilidades de vendas e, ao mesmo tempo, serve para direcionar seu trabalho. Sendo assim, o marketing para artesanato é a concepção, criação, execução e planejamento de vendas da suas peças.

Consiste em um trabalho de pesquisa e investigação do mundo do artesanato. O marketing para artesanato estuda os desejos dos possíveis clientes. Define em qual contexto social e econômico eles estão inseridos. E ajuda você a chegar até eles.

Uma vez que suas vendas já foram garantidas através das estratégias e ações de marketing, o próximo passo também é atingido por ele. Este próximo passo é o pós venda.

É importante ter em mente que uma vez que você vendeu suas peças para alguém, o ideal é que está mesma pessoa volte a comprar seus produtos. Além disso, é interessante poder contar com esta pessoa para fazer propaganda positiva de seu trabalho.

O cliente pode fornecer informações essenciais sobre seus produtos. E também contribui para que você saiba como pode melhorar e quais novos objetos artesanais pode criar. Ajudando você a alcançar novas demandas.

Como Fazer Uma Boa Propaganda?

Para fazer uma propaganda eficaz das suas peças, você precisa preocupar-se em atingir a excelência em seus produtos. É fundamental que seus clientes sintam-se muito satisfeitos.

Outro ponto fundamental para uma boa propaganda é tentar prever como proporcionar aos seus futuros clientes esta satisfação. Faça tudo o que estiver ao seu alcance para garantir que seus clientes farão uma propaganda em ação ao elogiarem seu trabalho e recomendarem para outras pessoas.

Tenha em vista que a relação com seu cliente é outro aspecto essencial para o sucesso de suas vendas. Procure estar em contato com eles, escute o que têm a dizer e for necessário faça modificações em suas técnicas e produtos para conseguir conquistá-los.

Estar envolvida com o universo do artesanato, com outras pessoas que produzem e participando de feirinhas e grandes eventos (veja aqui algumas) da área também contribuem bastante para seu êxito. É uma boa forma de propagandear de forma tranquila e descontraída.

Pense em todas as vantagens e especificidades de seus produtos. Ressalte as qualidades de cada um deles para que as pessoas sintam vontade de comprá-los. Garanta a satisfação de seu cliente, pois assim você também conseguirá satisfazer-se e alcançar os resultados desejados.

Fazendo Publicidade

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a publicidade não é a mesma coisa que a propaganda. É isso mesmo! Você precisa saber diferenciar vendas, marketing, propaganda e publicidade e utilizar todos estes meios para alcançar seus fins.

A publicidade tem a característica da comunicação em massa. Seu intuito é vender determinado produto ou serviço através de divulgação de informações massivas sobre eles. Ela funciona como uma extensão das vendas, da propaganda e do marketing.

Funciona como um direcionamento do cliente e dos futuros clientes, para que ele lembre-se da sua loja ou conheça seus produtos. A publicidade conta com a ajuda de ferramentas online, sites, redes sociais e outras mídias. Está presente em todos os meios de comunicação.

Você pode fazer publicidade de sua loja virtual, sites e produtos, através de anúncios pagos no Google, Blogs, Jornais, Facebook e Revistas. Todos garantem um resultado extremamente positivo.

Com todo este conhecimento em mãos você está pronta, ou pronto, para colocá-los em prática e colher os frutos de seu trabalho!

Como Você Costuma Divulgar Seus Trabalhos? Comenta Aqui Embaixo:

 

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

1 comentário sobre “Marketing Para Artesanato: Como Fazer Propaganda Das Suas Peças

Deixe Um Comentario